Header Ads

Main

Young European Truck Driver 10 Anos de Historia, luta é inovação.











  O Young European Truck Driver que a gente conhece como Melhor Motorista De Caminhão no Brasil está completando 10 anos, é claro, como a redação desse blog sae no tapa por causa de um chaveiro ou qualquer outra coisa da Scania nós vamos falar sobre esse evento marcante é que a gente tem uma historia com ele, mais vamos deixar para o final do Post então prepare uma pipoca afinal será um post longo.





 O Young European Truck Driver foi criado na verdade em Novembro de 2001 em Bruxelas durante a Scania Road Safety Conference, mas só 2 anos depois em 2003 ele veio se torna real é já de inicio teve bons números, a primeira edição contou com mais de 5.000 mil inscritos no qual todos tinha menos de 30 anos que era um dos regulamentos. Para iniciar o concurso, primeiro foi a adesão do motorista no concurso através de formulário que foi finalizada no dia 28 de Fevereiro logo assim, nós primeiros dias de Maio procedeu o envio dos questionários começando assim a primeira fase de seleção. Através de um questionário de 20 perguntas foram selecionados 158 motoristas.


 Em maio, nos dias 10, 11, 17 e 18  foram realizadas em Trento as fases de seleção, com provas teóricas e práticas. 121 motoristas jovens participaram, todos muito motivado. Muitos talvez tenha ficados muitos felizes de passar para próximas fases é claro como sendo a primeira vez daquela competição talvez o fato preocupação, ansiedade estava a flor da pele, mais contudo estava se passando os meses e em Março começou a seleção dos finalistas nos países países da Comunidade Europeia e da Noruega, República Checa, Polónia, Eslováquia e Suíça. É para sua surpresa temos o vídeo Original dessa etapa. (O vídeo não tenha boa resolução devido que a internet na época não tinha muito suporte então e meio complicado)



 Como da para ver no vídeo, mostra o processo de inscrição e prova, que para nós hoje pode parecer rustico mais isso foi a 10 anos atras, agora você sabe como a internet e a tecnologia evoluíram muito rápido, mas voltando para o YETD para aqueles que passaram na primeira fase com provas praticas e teóricas estava chegando próximo as seleções da final, onde teria apenas 20 grandes motoristas.

 A Final que seria no dia 20 de setembro, na sede da Scania, em Södertälje, na Suécia. Durante a manhã, os finalistas foram medidos em uma semi-final, que incluiu um circuito de condução com consumo eficiente de combustível e uma série de testes que exigem que exigiam maior precisão para manobrar. A novidade para muitos foi o fato de que as janelas do veículo devem ser mantidas fechadas e naturalmente todos os participantes foram obrigados a usar cintos de segurança. Também temos o vídeo mais não está com boa resolução.



 A Final como pode ver foi bem tensa e disputada é teve elementos curiosos como a troca de pneu e o incêndio em uma cabine serie 3 topline, é depois de tudo isso, o grande campeão o Italiano Michele Sandri que ganhou vários prêmios, entre ele uma viagem para o Brasil durante o carnaval do Rio De Janeiro.

 Assim foi a primeira edição de um grande evento da Scania que hoje é respeitado, competitivo é divertido, sim muito divertido. Aqui vai a lista com os 20 melhores motoristas.

1. Michele Sandri (Itália)
2. Laurens D’Huyvetter (Bélgica)
3. Mika Venäläinen (Finlandia)
4. Franz Woldron (Áustria)
5. Martin Huber (Suíça)
6. Severino Alvarez (Espanha)
7. Sebastian Villard (França)
8. Steven O’Brien  (Irlanda)
9. Tomas Loskot (República Checa)
10. Henrique Santos (Portugal)
11. Björn Luginsland (Alemanha)
12. Oliver Rusnák  (Eslováquia)
13. Kennet Mellström (Suécia)
14. Flemming Halling (Dinamarca)
15. Vidar Egge  (Noruega)
16. Kyriakos Lazidis (Grã-Bretanha)
17. Martijn de Kleijn (Holanda)
18. Luc Pastoret (Luxembourg)
19. Tomasz Zalucki (Polónia)
20. Darren Jukes Grã-Bretanha)

Algumas Curiosidades do Young European Truck Driver 2003.

 * Na primeira edição tivemos uma mulher.

 * Os caminhão usado era com motores HPI que tinha uma bolinha vermelha dentro do 0 na placa 470.

 * O vencedor ganhou uma viagem para o Brasil.

No Brasil o concurso só chegou 2 anos depois em 2005 é também utilizou os Series 4.



 Bom, agora você deve estar curioso para saber qual e a pequena historia do Midia Truck Brasil com o Melhor Motorista De Caminhão do Brasil de 2012, bom quando eu participei da Etapa de Contagem na Casa Itaipu o Blog tinha acabado de mudar de nome de Vídeo Truck Brasil para Midia Truck Brasil mais não estava pronto ainda, então eu fui na etapa, fiz uma cobertura e entrevista e montei o Blog e postei, mandei para a Scania e para o pessoal de Marketing da Casa Itaipu Contagem, onde fora realizada a Etapa de Contagem, e eles gostaram, passou os dias e no meu email eu recebi um email da Scania com uma imagem de um convite em geral para a final, pensei comigo "Caranba, que susto, achei que tinha sido convidado" alguns minutos depois eu recebi outro email, o mesmo convite mais com meu nome, na hora eu pensei: "                " eu não pensei, só tremia um pouco é quase, eu disse QUASE chorei, ta eu fiquei emocionado sim, afinal, foi meu primeiro evento a convite e até hoje quando recebo novos convite sempre fico bastante feliz, pois e um reconhecimento do meu trabalho, depois de me recuperar, descobrir que amigos meus que não conhecia pessoalmente mais já tinha sido do mesmo Blog, na época o Amo Caminhões iriam estar lá, foi o máximo e a gente ate brincou falando que a Scania promoveu o maior encontro de Blogueiros do Brasil, mas além disso eu so tinha 45 dias de Blog é para mim foi um incentivo em tanto, conheci pessoas, fiz novos amigos e me divertir bastante é vi que além da competição tem muitos ganho é o maior de todos e torcer e vibrar no final. Assim é o que acontece a 10 anos, ano que vem, em 2014 temos uma nova competição e você amigo motorista ou fã de caminhão, você esta pronto?


Links:



Para finalizar, varias imagens da competição em alta resolução.









































Tecnologia do Blogger.