Header Ads

Chassi Scania é o escolhido pela Viação Cometa para equipar ônibus Flecha Azul comemorativo de seus 65 anos

Modelo especialmente restaurado fará apenas 65 viagens, que começam neste sábado; K 113 lançado em 1990 ficou conhecido pela robustez, economia e suavidade na condução

 Um chassi K 113 CL da Scania está fazendo parte da virtuosa história de 65 anos da Viação Cometa. Para celebrar a data, a empresa escolheu um modelo Flecha Azul, um clássico do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, que foi 100% restaurado e customizado para circular novamente nas estradas em apenas 65 viagens exclusivas. O ônibus possui eficiente motor de 360 cv de potência, e seu câmbio de suaves passadas garante maior conforto aos passageiros. Os itinerários começam neste sábado (24), e as passagens podem ser compradas no hotsite www.cometa65anos.com.br.




É um imenso orgulho saber que um de nossos mais tradicionais chassis está tendo a responsabilidade de ‘carregar’ uma história gloriosa como a da Viação Cometa, que tanto contribui para o avanço do transporte de passageiros”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. “O K 113 foi uma bela escolha da empresa para representar o marco que sempre será o Flecha Azul. A Scania e a Viação Cometa têm uma história de sucesso.”

 O chassi rodoviário K 113 CL foi lançado em 1990 e fez parte da Série 3 da Scania. Ele possui o eficiente motor DSC 133b01, de 11 litros, com câmbio G777, que torna a viagem mais confortável para os passageiros e o motorista.

 Seguindo padrões atuais de conforto e segurança, a jornada começa partindo de São Paulo para Belo Horizonte. Em cada viagem, uma miniatura exclusiva será sorteada entre os passageiros. Até o fim da campanha, em outubro, o roteiro incluirá cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e Poços de Caldas. Quem curtir a página www.facebook.com/ViacaoCometaOficial também poderá escrever uma história no hotsite sobre a Cometa e até incluir fotos e vídeos. As melhores ganharão passagens para a 65ª viagem com direito a almoço especial.

O concurso de histórias é voltado aos seguidores mais próximos da empresa, aos busólogos e aficionados por ônibus antigos e, em especial, pelo Flecha Azul, que marcou época por seu estilo e é um dos mais lembrados pelos passageiros, apesar de sua fabricação ter sido encerrada em 1999 pela fábrica CMA.

Todo o processo de restauração customizada de um único ônibus recuperado dos mais de 2 mil já utilizados pela Viação Cometa levou cerca de um ano, e o Flecha Azul em questão foi exatamente o último produzido pela CMA, que fabricava os veículos. As características típicas dos ônibus antigos norte-americanos continuam, até mesmo a depressão sobre a cabine de direção e a carroceria em duralumínio – resistente e leve, que poupa motor, freios e pneus, algo muito importante para um veículo com origens em 1963, quando grande parte das estradas brasileiras era precária.

Entre as novidades que o ônibus trará para as viagens comemorativas estão vidros fechados, lanternas LED, ar-condicionado, pintura metalizada nos tons originais e revestimento interno. O emblema na parte traseira da carroceria terá LED interno iluminando o cometa colorido que faz parte da logomarca original. Ao término das comemorações, o Flecha Azul fará parte do acervo histórico da Viação Cometa.






Tecnologia do Blogger.