Header Ads

Main

Lançamento da Scania Streamline. Todos os detalhes.












 A Scania do Brasil, apresentou nós dias 30 e 31 de Julho o seu novo caminhão o Scania Streamline, que usa como base o New R Series de 2009, este lançamento foi na cidade de Águas de São Pedro SP e agora você vai ficar por dentro de tudo que aconteceu no evento, já que o Midia Truck Brasil esteve lá e não perdeu nenhum momento.

 O Convite foi bem misterioso, dizia-se apenas que era um novo produto, eu já tinha desconfiado que era o Streamline mas, mesmo assim fui com esperanças de ser ele mesmo, após deixar as instalações secretas do Midia Truck Brasil, que fica em Belo Horizonte, na região Norte da cidade, próximo a cidade administrativa de Minas Gerais. Assim partimos para São Paulo chegamos ao primeiro hotel, no centro de São Paulo onde passamos a noite, no outro dia da Terça-Feira esperando pelo ônibus para a cidade de Águas de São Pedro pude encontrar alguns conhecidos como o Baixinho do Caminhão por exemplo é claro o pessoal amigo da Scania, afinal, eles estariam lá para nós receber com um belo sorriso e belos rosto.



Águas de São Pedro, Golf e Gafes.



Para receber todos os convidados o pessoal da scania estava em peso, entre eles o Marcio Furlan, Diretor de Marketing da Scania, é claro, o magrelo que escreve esse blog comenteu uma gafe, trocando o nome do Marcio por Flavio mais ele levou na esportiva ( eu acho ) é acabou me corrigindo, logo após fomos recebidos por mais pessoas da Scania como a Renata que tem ajudado muito o Midia Truck Brasil e merece o premio Midia Truck Brasil Top, que ainda vai acontecer ou não, a nossa chegada no hotel foi por volta das 13:00 sendo assim tinha um almoço esperando para ser destruído por jornalistas, blogueiros, repórteres é pessoas com fome, que era o caso de todo mundo, eu acho, Marcio abriu o almoço falando um pouco sobre o lançamento é agradeceu a presença de todos os jornalistas é disse que era os melhores do setor, quando ele disse isso, serio, eu é o Lucas Duarte do Caminhões e Carretas olhamos um para o outro e seguramos para não rir, não que a gente seja serio, ta a gente não é tão serio assim, mais foi uma situação de rir de vergonha, afinal você ouvir aquilo de uma pessoa como do Diretor de Marketing da Scania te faz repensar na vida ou não. Depois da 2º segunda gafe, uma pequena apresentação de magica sobre combinações de elementos que é o conceito Streamline.

 O jogo de Golf foi bem tranquilo é proveitoso, já que foram formadas equipes mistas e eu fiquei com pessoas de destaque ( na minha opinião ) como o Fernando Richeti, repórter do Brasil Caminhoneiro, e é um grande cara, não, não to zuando ele de gordo o cara e muito gente boa, abaixo tem um vídeo da minha pessoa treinando unas tacadas.



 Como podem ver, eu até tentei, é em segundo plano no vídeo o Leonardo Andrade do Portal Transporta Brasil. A competição de Golf foi algo meio que é complicado, quando se fala em competição você pensa em disputa, briga é outras coisas, mas todos ali só estavam curtindo, revendo os amigos ou falando coisas do passado da Scania claro.

Um Jantar é Surpresas.

 Logo após o nosso Golf, voltamos para os quartos, no qual tinha presentes, entre eles: Um Roupão de Spa da Scania, Um par de chinelos Havaianas com logo da Scania e um avental e chapéu de cozinha também da Scania, o avental foi usado mais a noite antes do jantar, no qual, poderíamos ter a experiencia de fazer pizza, que a sua filosofia é a combinações de elementos, massa, tomate, molho queijo.... é etc. Para o jantar tivemos 3 surpresas, uma foi um show ao vivo durante o jantar é o melhor , pelo menos para mim, é que a banda tocava grandes clássicos do Rock, a 2º segunda foi a presença da Thayane, que coordena a pagina do Facebook da Scania Brasil, é ela estava especialmente para acompanhar tanto eu como o Lucas, é para a minha sorte o pessoal da Scania também cometeu uma gafe ao passar a informação que tanto eu e o Lucas tínhamos 17 anos, sendo que somos muito mais velho do que isso, ta, nem tanto. A 3º Surpresa da Noite foi a apresentação da Nova Scania Streamline que você poderá ver no vídeo abaixo.





 A apresentação foi com um belo solo ao fundo, luzes, fogos, parecia a comemoração do final de copa do mundo, mais era apenas o novo Streamline, eu não conseguir filmar dentro dele porque até mesmo mais de 50 jornalistas foi meio que pouco tempo. Após a apresentação eu fui apresentado para o Sr. Marcel Prado, pude fazer perguntas que tinha a anos como:

Porque a Scania não produz a cabine P Highline?

Com atenção Marcel me explicou que por mais que seja uma cabine diferenciada ela não elimina o cofre do motor, sendo assim o ganho de espaço não faria sentido.

A Primeira Streamline de 1990/1991 ganhou uma serie especial, a nova Streamline pode ganhar uma também?

 Ele me disse que a 55 Anos Brasil esta muito nova é a Scania já trabalhou bastante em series especiais no Brasil é que não tem planos da Streamline receber uma serie especial.


 Olhando dentro do Streamline após conversar um pouco com o Marcel a nova central multi mídia me chamou bastante atenção.


 A nova central ficou muito bonita, além disso, a tela touchscreen é bem sensível e calibrada no qual deixa a experiencia de uso bem confortável, mas vamos falar dela mais para frente. Após as surpresas da noite, tínhamos que ir para no outro dia poder namorar mais o caminhão.

Piracicaba, TestDrive e Entrevista.

 Na terça-feira fomos diretamente para a cidade de Piracicaba São Paulo para poder testar e olhar mais o Streamline além disso tivemos WorkShops explicando o novo conceito Streamline, foram 3:

1) Avaliação Visual.
2) Conhecimento da nova gama de serviços para a linha Streamline e outros.
3) Test drive. 

Avaliação Visual.


 Para a nossa avaliação tivemos uma ilustre companhia do Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania Brasil, no qual deu uma super atenção tanto para mim quando o Lucas, é alem disso nos explicou fatos sobre a cabine, como cores, visão é falou um pouco de algumas tecnologias do Streamline que mostra que a Scania tem cada vez mais focado no conforto do motorista, seja pelos novos Bancos refrigerados ou pelo sistema Bluetooth com micro fone no banco.

Conhecendo os novos serviços. 

 O conceito Streamline trás muitas novidades é para eu não falar besteiras vou recorrer ao material dado com os serviços.

Novo Programa de Manutenção

 Os quatro pacotes do novo Programa de Manutenção a já podem ser adquiridos nas mais de 100 Casas Scania. Para customizar o plano certo para cada cliente, são analisados vários fatores, como tipo do veículo, implemento utilizado, aplicação/operação, quilometragem rodada por ano e tempo contratado. "O novo programa entrega aos transportadores a melhor performance, a maior disponibilidade da frota e mais economia de combustível por quilômetro rodado", salienta o gerente.

 O Scania Premium contempla todas as manutenções preventivas e corretivas (se necessárias), com cobrança por quilômetro rodado ou horas trabalhadas. Essa modalidade de pagamento possibilita ao cliente manter o controle total do fluxo de caixa de sua empresa, sem gastos inesperados. O Scania Trem de Força cobre todas as revisões imprescindíveis aos veículos comerciais e também as manutenções corretivas das partes internas do motor, caixa de mudanças e diferencial com cobrança por quilômetro rodado.

 Já o Scania Standard inclui as substituições de óleos e lubrificantes necessárias, além de check list específico durante o tempo contratado. O acerto é realizado por meio de uma taxa mensal fixa ao longo do período combinado. Nessa condição, o cliente controla os gastos com revisões e otimiza o fluxo de caixa. Para calcular o valor, levam-se em consideração informações fundamentais extraídas do próprio veículo por meio de um software específico.

 Por fim, o quarto pacote é o Scania Compacto, que garante as substituições de todos os kits de filtros e lubrificantes, além da mão de obra necessária para o veículo durante o período contratado. O pagamento é realizado a partir de um valor mensal combinado previamente. Vale a pena ressaltar que esse programa é válido somente quando os veículos Streamline passarem de 360 mil km de uso.

 Mesmo com as revisões em dia, alguns itens podem apresentar maior desgaste conforme o uso. Por isso, a Scania passa a oferecer os Combos de Serviços, que podem ser agregados a dois dos quatro novos pacotes de manutenção: Scania Trem de Força e Scania Standard.
 Os combos são serviços de manutenção preditivas, recomendados pela Scania após a análise de fatores críticos para a disponibilidade e economia da frota. Alguns dos itens que podem ser adquiridos são troca adicional de filtro de ar, revisão das unidades injetoras, revisão do compressor de ar, troca das lonas de freio, revisão dos cubos de roda traseiros e revisão da suspensão da cabine, entre outros.

Manutenção Flexível

As soluções em serviços Scania permitem um plano de manutenção flexível, porque levam em consideração o tipo de aplicação e a maneira de condução do veículo. Na primeira revisão na Casa Scania, recomendada quando o caminhão atingir entre 10 e 20 mil quilômetros, uma ferramenta fará um diagnóstico completo do produto. A partir dessa análise, será possível programar as próximas revisões.

Esse programa é um grande aliado do frotista e do motorista, pois ele prolongará o intervalo entre as consultas à oficina, gerando maior disponibilidade e redução no custo de manutenção.

Óleo sintético

Com a chegada do Streamline, a Scania passa a contemplar uma alternativa ao óleo mineral, o produto sintético de modelo LDF-3. Com seu uso, em todas as aplicações de caminhões disponíveis da nova gama (cabines G, R e R Highline), é possível dobrar o intervalo de troca. “O cliente poderá conquistar uma economia de cerca de 15% no custo de manutenção, sem contar o ganho real em disponibilidade, em razão da menor necessidade de parada na concessionária para efetuar o serviço”, explica o gerente.

“Outra vantagem é que o transportador poderá encontrar o LDF-3 em escala nacional, sem comprometer o desempenho do veículo. A combinação do óleo sintético, de um dos pacotes do novo programa de manutenção com a manutenção flexível é uma evolução da Scania na redução de custos ao frotista”, conclui Souza.

Sistema de Diagnose e Programação

A Scania possui um avançado e exclusivo sistema de diagnose eletrônica, que analisa todas as informações do veículo por meio de um completo e detalhado relatório, que assegura manutenção ainda mais rápida e precisa, além de garantir maior disponibilidade.

O Sistema de Diagnose e Programação customiza as funções do veículo de acordo com a necessidade do motorista e da operação e atualiza os softwares da ferramenta eletrônica para as versões mais novas. “Com esse programa, que estará em constante processo de modernização, conseguimos gerar de forma imediata mais ganhos de desempenho ao caminhão e, consequentemente, materializar uma superior economia de combustível”, diz o gerente.

Essa rápida tecnologia é de fácil uso pelos profissionais da rede de concessionárias e, para mantê-los ainda mais atualizados, a Scania está investindo em novos treinamentos.

Um exemplo de aplicação possível do sistema é a programação da velocidade de cruzeiro do veículo na estrada. É sabido pelo mercado que, quanto menor ela for, maior será a redução do consumo de diesel. Para atingir esse objetivo, o cliente pode ajustar a velocidade máxima de 100 km/h para a 90 km/h.

Consultoria de Desempenho

A rede de concessionárias Scania conta com consultores especializados em analisar os dados operacionais do veículo para orientar o condutor a extrair o máximo de sua performance na operação. Essa leitura técnica é importante para avaliar o desempenho da composição, propor melhorias de condução ao motorista e fazer um comparativo com o tipo de direção efetuada entre as viagens. A Consultoria de Desempenho Scania assegura maior disponibilidade do produto e economia de combustível, o que se traduz em mais rentabilidade no trabalho do cliente.

“Ao profissionalizar cada vez mais o motorista do cliente por meio de nossa consultoria, possibilitamos ao transportador aumentar sua rentabilidade e ainda ter fôlego para oferecer bônus e prêmios por metas alcançadas à equipe”, revela Souza. “Trata-se do jeito Scania de ser, ou seja, tornar-se um parceiro do cliente e genuinamente disponibilizar uma solução de transporte a um mercado cada vez mais competitivo.”

TestDrive

 A Scania nós levou ate um kartódromo onde tivemos as oficinas, coletiva de imprensa e outros, mas é claro que todos ali estavam doidos para poder dirigir o novo Streamline, é nós os 2 único Blogs Midia Truck Brasil e Caminhões e Carreta fizemos o test, o Lucas foi primeiro, fazendo assim, ele se tornou o primeiro Blogueiro do Brasil a testar o novo Streamline. Veja Abaixo como foi o test drive dele.



 O Lucas já tinha dito experiencias com a New R Series de 2009 então perguntando para ele o que ele achou do novo streamline ele disse: "achei fora do comum pelo pouco que deu pra testar deu pra perceber que tem tudo que o motorista e o frostista precisa, segurança, potência, força e economia. excelente lançamento"

 Agora estava na minha vez de fazer o test e veja como foi:



 Para mim ficou um excelente caminhão, confortável, estável e muito seguro, ele te passa isso, porém tem um ou dois erros que devemos mencionar.

1) Tecnologia demais. Sim, você não leu errado é também não quero dizer que ele sera um caminhão difícil de dirigir, mas um problema é que o nosso sistema de GPS não tem topografia, sendo assim um dos recursos da Central multi mídia ainda não funciona, esse recurso você coloca a altura do seu caminhão e largura, assim, você saberia se teria uma ponte, tunel ou outro obstaculo que te impediria de passar por aquela rota, para empresa que transporta cargas grandes e especial esse sistema seria excelente, mais na verdade a culpa não é bem da Scania, mas devemos admitir que e um recurso muito bom é que não terá uso tão cedo.

2) TestDrive curto. Apesar de termos dados duas voltas o test drive foi meio curto, e claro que sabemos que devemos pensar nós nossos amigos que estavam la também para testar, mais mesmo assim você saia, melhor você não queria sair do streamline.

 Para finalizar a nossa viagem, teríamos que fazer algo que já ta meio que virando uma tradição na Scania, quanto eu e o Lucas, na primeira viagem para a final do MMCB nós fomos entrevistados, mais agora era a nossa vez, é claro que não somos ótimos nisso, eu fiquei nervoso, mais eu tive uma chance então antes de jogarem as pedras, mirem bem.

Lucas Duarte Blog Caminhões e Carretas.



Érico Pimenta Midia Truck Brasil.



 Assim termina mais uma épica viagem. Quando será a próxima? Vamos cometer mais gafe? A Scania ainda vai nós convidar depois dessas gafes? Não perca o próximo Midia Truck Brasil é seus amigos fazendo o que sabem fazer de melhor ou seja, pagar micos, rir é claro, Tentar levar sempre o melhor conteúdo para você.

Facebook Caminhões e Carretas aqui.

Tecnologia do Blogger.