Header Ads

Main

Auto Sueco São Paulo investe na formação técnica











Falta de qualificação no mercado de mecânicos e mecatrônicos impulsionou o Protec, projeto que estimula a educação continuada

 A Auto Sueco São Paulo resolveu buscar dentro de casa a solução para o problema que vem sendo enfrentado por todas as empresas do segmento de manutenção e reparação de caminhões e ónibus do País: a falta de mão-de-obra qualificada e especializada.

 Para isso, criou o Programa Protec, que tem como objetivo formar 20 jovens, entre 17 e 24 anos de idade, a cada um ano e meio. Os primeiros doze meses serão em sala de aula, com foco no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessários para execução de serviços, diagnósticos, análise e laudos técnicos; instrumentos de medição; ferramentas especiais; e regulagens do sistema mecânico a Diesel que acompanham a linha Volvo. Os últimos seis meses serão realizados nas oficinas da Auto Sueco com treinamento on the job.


A mecânica hoje em dia está muito baseada no desenvolvimento tecnológico. A análise de um motor é feita com auxílio de computadores e o conhecimento técnico especializado é fundamental para fazer um diagnóstico correto e assertivo”, explica Jaime Ferreira, instrutor responsável pelo Protec.

 A rede exclusiva de concessionárias de caminhões e ônibus Volvo da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Região de Campinas e Baixada Santista vai investir R$ 500 mil por turma na formação técnica dos profissionais do futuro e projeta absorver pelo menos 80% dos jovens que iniciarem o programa.

 “Precisávamos aumentar o quadro técnico na ordem de 30% para atender a demanda, mas, pela dificuldade do mercado, só preenchemos 15% das vagas. Resolvemos formar os profissionais e oferecer um plano de carreira para manter os que se destacarem”, explica o diretor executivo da Auto Sueco São Paulo, Fernando Ferreira.

 O plano de carreira se baseia na educação continuada, com uma segmentação na formação. Os profissionais da rede serão avaliados semestralmente e poderão passar por diversos níveis de conhecimento: Praticante; Mecânico C; Mecânico B; Mecânico A; e Mecatrônico. “Vamos oferecer mais de 170 horas por ano na formação dos nossos mecânicos e todo o quadro será capacitado. Abrimos a possibilidade para ascensão posteriormente a cargos gerenciais e de direção, assim a motivação para crescer e permanecer dentro da empresa é contínua. Postura, atitude e conhecimento formam um tripé de excelência”, destaca Rogério Vita, Direção de Recursos Humanos do Grupo Auto Sueco no Brasil.

 A seleção dos candidatos é feita pelo Centro de Assistência e Motivação de Pessoas (CAMP Oeste), uma organização não governamental com a qual a Auto Sueco São Paulo tem parceria. “O Camp Oeste já nos auxiliava no programa anterior, o ProJovem. Agora, com o Protec, os critérios serão mais rígidos e direcionados às pessoas que realmente planejam uma carreira dentro da área técnica da mecatrônica”, completa Jaime Ferreira.

 O curso de capacitação profissional do Protec forma profissionais em Mecânica Diesel Básica, com uma carga horária completa de 1.776 horas, divididas entre as disciplinas Metrologia, Motor, Transmissão, Freios, 5S, Ferramentas da Qualidade, Processos e Padrões Volvo, Garantia, Segurança no Trabalho.

Via Auto Sueco.
Tecnologia do Blogger.