Header Ads

Main

Mercedes-Benz antecipa Fenatran e apresenta o novo Atego 1729 e o protótipo 2430










 A temporada de lançamentos no mercado caminhões antes da Fenatran 2013 está a todo vapor. O ritmo de novidades está tão acelerado que só a Mercedes-Benz já chega ao seu terceiro anúncio em menos de um mês. Após apresentar o Accelo 1016 com terceiro eixo, o Atron 1719 com cabine avançada e a loja de veículos seminovos SelecTrucks, a marca alemã divulgou nesta terça-feira o Atego 2430, ainda em fase de protótipo e pioneiro no mercado, com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift e motor OM 926 LA com novo perfil de curva de torque, e o Atego 1729 coletor de lixo, já em produção, especialmente desenvolvido para as necessidades deste segmento.


 Além disso, a família de caminhões Atego ganharam novos eixos traseiros, sistema de suspensão da cabina e interior, com a disponibilidade de cama king size, 50% maior que o praticado no mercado. Já os modelos Atego 2426 e Atego tem agora uma configuração opcional de dois tanques de combustível, ampliando a capacidade total para 600 litros de diesel. O evento também teve a apresentação de três novos modelos da família Axor.


Novas funções com o Atego 2430

Os caminhões Atego são reconhecidos pela flexibilidade de aplicações”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Prova disso é o rodoviário Atego 2430 6×2, com a transmissão automatizada Mercedes PowerShift com a função EcoRoll e o Power Mode.
Apesar de já conhecida, a caixa Mercedes PowerShift teve novidades anunciadas pela empresa alemã para a linha Atego. O novo câmbio Mercedes Powershift G211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força. Outra função é o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros, que aproveita a força e velocidade do caminhão no fim de subidas e em descidas para poupar combustível numa especia de “banguela controlada”.


 Completa a lista de novas funções o botão “Power Mode”, modo que durante 10 minutos muda a estratégia de engates da PowerShift, esticando mais as marchas para ajudar em ultrapassagens ou para vencer subidas mais difíceis. No entanto, mesmo com tantas novidades na PowerShift, o Atego 2430 continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G131 de 9 marchas, com engate em H sobreposto.


Mais torque, mais economia

 O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de torque, chegando agora a 1.250 Nm a 1150 rpm. Isso permite menor troca de marchas, dando mais conforto ao motorista e menor consumo de combustível, já que o condutor trabalhará em rotações mais baixas.
Outra novidade da Mercedes-Benz para a Fenatran é a nova geração de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Os componentes estão mais leves, dando maior facilidade para eventuais trabalhos de manutenção. As inovações somadas levam o Atego 2430 a ser 6% mais econômico que os modelos anteriores. “Temos certeza de que essa novidade vai de encontro com as necessidades e interesses de nossos clientes. Além de moderno, flexível, confortável esse caminhão apresenta vantagens reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como música para o ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.


Conforto em pauta
 A cabine também foi destaque da apresentação da Mercedes-Benz. O Atego 2430 possui nova suspensão da cabina, com molas helicoidais que melhoram o isolamento das vibrações e o amortecimento das irregularidades da via.


 Já do lado de dentro, há um novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira, além da opção de revestimento em vinil, fácil de limpar e que ajuda na acústica da cabine. Acústica que também é favorecida por tapetes mais densos, que proporcionam maior absorção de ruídos.
Como a cabine é a casa do caminhoneiro, o número de porta-objetos aumentou, com melhor disposição. O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas baixas, sem prejudicar os demais motorista.

 Para completar, a Mercedes-Benz apresentou um novo conceito de cama com tamanho king size. O item posui meio metro a mais na largura, novo tecido e espuma de maior densidade. O revestimento da cama é removível e lavável, facilitando a sua limpeza.


Atego 1729: novo fôlego na coleta de lixo

Não foi só de novidades para o futuro que a apresentação da Mercedes-Benz foi feita. A noite teve o anúncio do Atego 1729, já em produção e desenvolvido com foco no setor de coleta de lixo. O modelo estará disponível para venda a partir da Fenatran.
 “Com distância entre eixos de 4.800mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para receber compactadores de até 19 m³, na versão 6×2 com 3º eixo implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente às demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4×2 Atego 1719 e 1726, com distância entreeixos de 3.600 mm, para compactadores de até 15 m³”, conclui o executivo.


O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926 LA, de 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, transmissão manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto eixo traseiro Meritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diâmetro, típica de um caminhão extrapesado.

Confirmando sua vocação para o segmento, o Atego 1729 vem equipado de série com tudo o que é necessário para a aplicação de coleta de lixo, incluindo tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde há pessoas trabalhando em torno do veículo) e suspensão traseira reforçada, com molas curtas.
Esse novo caminhão Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso Bruto Total) com a instalação do 3º eixo por implementadores. Porém, sua capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg. O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensão de cabina da linha Atego. Além disso, a fim de atender adequadamente às operações de coleta de lixo, conta com tomada-de-força na parte traseira do motor com alta relação de transmissão, proporcionando um funcionamento mais silencioso do caminhão, característica ideal para a circulação noturna nas grandes cidades, sem causar ruído excessivo.

Tecnologia do Blogger.