Header Ads

Próxima geração de caminhões Scania será mais inteligente.



















 A Scania vem trabalhando para melhorar o conforto e segurança em seu próximo modelo.


 A Scania sempre trouxe uma inovação de seus produtos ao longo dos anos, é claro, que hoje com toda tecnologia ela deve ir além, nós talvez tenhamos um pouco de medo é receio como muitos tem do seu cambio automático Opticruise, talvez alguns dizem que perde a graça de dirigir ou até mesmo que a economia não é boa com ele, eu já testei um Scania Streamline com Opricruise é gostei muito, deixa aquela ação chamada "dirigir" mais fácil é confortável. Bom a Scania tem pensando nesse conforto de seus caminhão, é ela tem razão, afinal os acidentes que envolve caminhão não é devido a velocidade altas, falha mecânicas mais sim o Cansaço do motorista.

 Em países como o Brasil onde não se tem uma lei clara, com apoio e um funcionamento, motoristas dirigem de 18 ate 22 horas seguidas sem um descanso apropriado e muito menos pontos de apoio apropriados para esse fim, pensando nisso a Scania vem trabalhando no aprimoramento do "lane-keeping assistance" que é um sistema que tem a função de manter o caminhão sempre na faixa, assim ele não fica fazendo mudanças de faixas que podem provocar acidentes. Este sistema funciona através de um Scanner na frente do caminhão no qual "ver" é faz uma leitura das faixas, veículos e outros obstáculos, até aqui o sistema parece bem simples, mas além de "ver" ele mantem o caminhão é assim você, em condições favorável como uma grande reta, pode tirar a mão do volante que o sistema vai manter o caminhão dentro da faixa, aqui vemos um pequeno filme de como isso funciona.




 Como vemos, o sistema gera um conforto, que como falamos, em uma reta por exemplo, podemos tirar a mão do volante é dar uma relaxada básica, é claro que você não vai levantar do banco é deitar na cama ou até mesmo ler um gibi da Turna da Monica, ou ver vídeos de gatos no youtube, mas será que a Scania quer que no futuro seus caminhões ande sozinhos? Não é bem isso, todos nós temos medo de que um dia robôs tome o nosso posto de trabalho, mas, a ideia não é essa, é sim, criar um sistema que deixe as estradas, o caminhão é principalmente o motorista mais seguros é fazer cada vez mais que o ato de dirigir seja menos cansativo.

 Segundo a Scania, "este novo sistema pode estar em seus caminhões em 2020", mas com os atuais resultados, alguns aprimoramentos podem vir já na proxima geração de caminhões que ainda não tem data prevista.

 Texto: Érico Pimenta.

 Vídeo:  Scania Group YouTube.

Tecnologia do Blogger.