Caminhão de 1939 renasce no museu da Scania, na Suécia

















Em breve, um modelo Scania-Vabis de 75 anos atrás será adicionado ao acervo, como parte de um projeto de renovação.

Modelo parecido com o qual sera restaurado.
 Um grupo de veteranos e membros do Scania Motorklubb (Clube do Motor Scania) estão perto de concluir a renovação de um caminhão Scania-Vabis de 1939. O “buldogue”, como é conhecido o modelo, irá para o acervo do Museu da Scania, em Södertälje, quando o trabalho estiver completo.

Durante o inverno, vamos fazer os últimos ajustes antes de mandar o caminhão para a pintura”, conta Palle Björkman, líder do projeto.

Este é um veículo único e é o primeiro modelo caminhão fabricado pela Scania com cabine acima do motor”, lembra Robert Bengtsson, chefe do Museu da Scania. “Além disso, o veículo é equipado com motor da primeira geração a diesel da montadora, com 120 cavalos de potência.”

 O Scania-Vabis 1939 passou sua vida útil transportando para uma cervejaria no sul da Suécia. Seu segundo dono fez uso dele até meados da década de 1960. A Scania comprou a unidade há algum tempo e o projeto extensivo de renovação está em curso há seis anos.

 A cabine foi reformada e a estrutura de madeira, originalmente projetada pela Scania-Vabis e fabricada em Södertälje, foi completamente reconstruída.

 Quando o caminhão voltar da repintagem, irá para o acervo do Museu da Scania em um estado de conservação equivalente ao de quando deixou a fábrica, em 1939.

Postagem Anterior Próxima Postagem