Header Ads

Main

Competição entre jornalistas marca lançamento do MMCB 2014 para imprensa


















Nos dias 2 e 3 de abril, a Scania reuniu jornalistas de todo o Brasil em Piracicaba (SP) para o lançamento do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2014. Após a coletiva de imprensa, os profissionais da imprensa participaram de provas práticas e teóricas iguais às da competição; cinco deles sentiram o gostinho de subir ao pódio.


Expectativas e novidades

A Scania se prepara para o MMCB com o objetivo de quebrar um novo recorde: “nossa meta é chegar a 50 mil motoristas inscritos neste ano, três a mais do que conseguimos em 2012”, afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil. Para realizar o evento e atingir este objetivo, a montadora conta com patrocinadores, apoiadores e parceiros, que contribuem também com a divulgação do MMCB entre seus motoristas. Márcio destaca a importância destas empresas: “a Scania só tem a agradecer aos nossos parceiros, apoiadores e patrocinadores, cuja participação é fundamental para o sucesso da competição”.

A estrutura da competição continua a mesma das quatro edições anteriores, porém, a Scania preparou algumas mudanças. Em vez de 24, serão 28 etapas regionais, realizadas em 14 cidades. Os campeões de cada uma delas se classificam para a grande final. O evento também ganhou uma nova fase, em que os candidatos inscritos terão de realizar uma prova online, com base em conteúdo educativo fornecido pela própria Scania. “A nota de corte desta fase é de 16 pontos e os participantes que obtiverem as cem melhores em cada região serão chamados para participar das etapas práticas”, conta Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.

A competição que faz a diferença

De acordo com o slogan do MMCB 2014, “Você é capaz de ir além das suas habilidades na direção?”, a Scania pretende não apenas encontrar o melhor motoristas de caminhão do Brasil, mas dar prosseguimento ao trabalho de conscientização e valorização destes profissionais que começou em 2003, com a primeira edição da competição. “Ainda temos um longo caminho a percorrer”, acredita Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Vale a pena ressaltar que um condutor atualizado trabalha com mais segurança, adquire conhecimentos e aumenta sua preocupação com a direção defensiva. São fatores que revertem em benefícios à sociedade.”

José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Campinas e Região (Sindicamp), participou da coletiva de lançamento do MMCB e deu sua opinião sobre o legado que a competição deixa para o mercado: “existe uma grande demanda por mão de obra qualificada e boas oportunidades de trabalho para condutores em todo o Brasil. Além de formar motoristas, o MMCB ajuda a desmistificar a profissão e a melhorar a imagem destes profissionais diante da sociedade – o que, inclusive, pode atrair jovens interessados nesta carreira”.

Finalista de duas edições do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, Jean Marcelo Moreira da Silva, motorista da Martin-Brower, concorda com a opinião de José Alberto. “Mudei muito depois do MMCB. Hoje, vejo o meu trabalho e a minha relação com o trânsito de maneira completamente diferente, e acredito que me tornei uma pessoa melhor.”
Competição premia cinco jornalistas

No lançamento do MMCB 2012, a Scania já havia realizado um evento parecido, em que os jornalistas foram desafiados a ter um “dia de motorista”. Divididos em quatro grupos, eles realizaram provas teóricas e práticas, de check list, percurso e manobra – tudo a bordo de um caminhão Scania. Os pontos das avaliações foram somados e os cinco melhores colocados no ranking final foram premiados. O primeiro lugar ganhou uma viagem a Södertälje, na Suécia, para conhecer a matriz da Scania ao lado do vencedor do MMCB. O segundo e o terceiro receberam uma viagem para um resort com acompanhante e o quarto e quinto, um kit com diversos brindes da marca.

Confira a relação dos ganhadores:

1°: Carlos Augusto Sales (revista Truck&Van)

2°: Katiane Carvalho (Revista CNT)

3°: Érico Rafael Pimenta (Blog Mídia Truck Brasil)

4°: Mauro Cassane (Revista Transpodata)

5°: Ricardo Panessa (Revista Carga&Transporte)
Sobre o MMCB

As inscrições via internet foram abertas em 4 de abril e, a partir do dia 22 deste mês, os interessados poderão se inscrever também em postos credenciados – Casas Scania, Rede Noma, Rede Bridgestone/Bandag, Rede Graal e Sest/Senat. As 28 etapas regionais serão realizadas de julho a novembro, e a grande final acontece em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de dezembro.

Saiba mais em www.melhormotorista.com.br 

Via Scania
Tecnologia do Blogger.