Header Ads

Main

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2014 faz a grande final nacional com 28 finalistas





 A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) chega ao grande momento de definição. Neste sábado (6), os 28 eleitos em 14 etapas regionais participam da final nacional em Guarulhos, no posto Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 (sentido Rio de Janeiro-São Paulo). Essa iniciativa da Scania, que tem como objetivo valorizar e capacitar o motorista para uma condução mais segura e eficiente, excedeu todas as expectativas: foram 65 mil motoristas inscritos, superando os 47 mil participantes do MMCB de 2012.

A Scania tem como prioridade contribuir de forma significativa para o transporte sustentável oferecendo soluções completas de transporte, 100% alinhadas com as práticas de diminuição de emissões de CO2. Para criar um ciclo sustentável consistente, a Scania acredita numa tríade formada por veículo, motorista e serviços disponibilizados. Um veículo moderno e com a manutenção em dia economiza componentes, reduz o consumo de combustível e coopera com o meio ambiente. Mas são necessários condutores treinados e qualificados, além de um completo pacote de serviços de suporte às necessidades dos clientes.

No MMCB o incentivo para um transporte mais eficiente é reforçado com palestras sobre segurança nas estradas, saúde do motorista, técnicas de direção e conhecimento das tecnologias dos caminhões, além da realização de provas práticas que testam a habilidade dos condutores.

De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), uma das apoiadoras da Scania na ação, os motoristas que passaram pelos três estágios do MMCB – testes teóricos online e provas práticas das etapas regionais – estão capacitados a reduzir em até 15% o consumo de combustível, contribuindo sensivelmente para menor emissão de CO2. As técnicas de condução eficiente proporcionam também redução de 40% nas trocas de marchas e de 50% no número de frenagens, além de 10% de economia dos pneus, preservando, dessa forma, o equipamento. E ainda o motorista bem preparado e consciente das boas práticas de condução será capaz de reduzir o tempo das viagens em até 10%.

“O MMCB é uma competição mundial, com 85 mil inscritos em 40 países este ano. O Brasil é um mercado importante, e os 65 mil motoristas que participaram mostram que há grande interesse em buscar capacitação para evoluir na profissão. Temos certeza que estamos contribuindo para um transporte mais seguro e eficiente, trazendo resultados operacionais para todos na cadeia de transporte e valorizando o motorista como ator importante nesse processo”, afirma Mathias Carlbaum, diretor-geral da Scania no Brasil.

Treinamento é o futuro da profissão de motorista

Apesar de mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil serem transportadas por caminhões, o setor carece de profissionais. De acordo com a Fabet e outras entidades, existem hoje mais de 130 mil vagas abertas para condutores.

A quinta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil reforça a preocupação da Scania com a qualificação profissional. O preparo na direção diminui acidentes e mortes nas estradas, além de contribuir para melhorar a eficiência das empresas desse mercado.

Outras estatísticas levantadas pela Fabet indicam que a conscientização para um trânsito mais seguro é capaz de diminuir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias.

Além da organização do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, a fabricante também oferece o Programa de Treinamento de Motoristas Scania, por meio de instrutores batizados de “Master Drivers”. Esses profissionais, altamente qualificados e especialmente selecionados e treinados, têm a missão de ajudar os condutores a alcançar uma operação ainda mais eficiente e sustentável de seus veículos. Os instrutores põem em prática o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção independentemente da categoria do transportador.

“Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão de motorista de caminhão. Um dos caminhos para evitar um quadro crítico é justamente o treinamento e valorização desse profissional”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil.

As edições anteriores do MMCB comprovam o poder de transformação que esta iniciativa proporciona: “Conhecemos muitos motoristas que, após passarem por uma etapa regional, conquistaram vagas em transportadoras, foram promovidos a instrutores dentro de suas frotas ou, no caso dos autônomos, mudaram sua maneira de conduzir, de atender seus clientes”, diz Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

Desde a primeira edição do MMCB, em 2005, foram realizadas mais de 38.000 horas de treinamento de motoristas em sala de aula. As cinco edições do MMCB no Brasil proporcionaram a conscientização de mais de 174 mil motoristas que participaram das dinâmicas teóricas e práticas da competição.

Premiação

Os 65 mil inscritos deste ano ganharam um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito do Sest Senat. Foram aprovados para a segunda fase 42.536 motoristas, que realizaram uma prova teórica online. Eles ganharam o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, também do Sest Senat.

Todos os 28 campeões regionais poderão fazer também o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.

Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (aumento de R$ 10 mil em relação à última edição), distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. O segundo e o terceiro lugar ganham uma série de prêmios, entre eles viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.

A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell, Noma do Brasil e Rede Graal.
Tecnologia do Blogger.