Header Ads

Especial Iveco 40 Anos, Modelos clássicos Parte I: Iveco 190-38-T Cowboy




A Iveco esta fazendo em 2015, 40 anos, uma jovem e bela italiana fabricante de caminhões. Para comemorar essa data em especial, o Midia Truck Brasil está apresentando um especial de 3 partes, onde vamos falar dos 3 caminhões que marcou a historia da Iveco ao logo dos 40 anos. Talvez você ache que um modelo ou outra foi mais marcante que outro, porém vale lembra que essa lista e algo especial e meio pessoal do Midia Truck Brasil, então sem mais delongas vamos falar do Iveco 190-38-T Especial “Cowboy”.

 1983 uns ano que foi lançado dois grande clássicos do cinema: Star Wars Episode VI: Return of the Jed e Scarface. 1983 também foi o ano que nascia o Iveco 190-38-T Especial Cowboy, o nome pode parecer grande, porém sua fama se tornou maior ainda.
 
A alegria com cara na foto e contagiante, não?!





 Apresentado em uma feira de transporte em Hannover em 1983, o Cowboy logo chamou atenção, ele era um modelo que usava a base do TurboStar, que já estava caindo no gosto dos transportadores, porém o Cowboy vinha com alguns detalhes a mais. De inicio ele já chamava a atenção pela quantidade de cromado que realçava na sua cor vermelha, além disso, ele vinha com vários acessórios, lembrando os modelos americanos, daí podemos dizer que surgiu o apelido Cowboy.

 O modelo recebia um spolier abaixo do pára-choque cromado, junto com a grade também cromada, vinha com um aero folio gigante acima da cabine, com uma corneta (buzina) em cada lado, também cromada e canos de descarga para cima, bem ao estilo americano.





 O interior era basicamente todo em tom vermelho, bom, tirando o painel que recebia sempre o clássico e normal tom preto. Os bancos lembravam os antigos bancos concha, recebia dois tons de vermelho e o logo da Iveco, dando um charme a mais. Apesar de não ter um espaço grande no seu interior, o modelo já vinha com duas camas, o que era bem comum já na época.

 Abaixo da cabine carregada de cromado e um interior vermelho, o 190-38, vai um belo motor V8. Sim a Iveco já usou motores V8 e isso foi até uns anos após o TurboStar, mas voltando ao 190-38, ele tinha um pequeno motor V8 de 381 cavalos de potencia, parece pouco, mas para época era um verdadeiro mostro italiano e vermelho.

Escute um pouco o som do V8 da Iveco.



 O TurboStar Especial “Cowboy” marcou uma geração, e a serie TurboStar chegou a vender 400 mil unidades. O Cowboy deixou a sua marca, porém não há registros sobre quantos modelos foram feitos ou ate mesmo quantos existem hoje, porém, caso você tenha a sorte de ir a uma feira de caminhões na Europa e quase certo que você ficará de frente com esse mostro vermelho.

 Bonito, diferenciado e potente, essa foi a marca da Iveco o “Cowboy”, é você já tinha visto ele ou conhecia sobre ele?




Tecnologia do Blogger.