Header Ads

Main

FPT Industrial incentiva o ensino e a inovação nas universidades de Minas Gerais




 Para impulsionar a pesquisa nas universidades, a empresa doou um motor modelo Cursor 13 para a UNIPAM – Centro Universitário de Pato de Minas.

 Além do Cursor 13, a FPT já doou outros dois motores dos modelos F1C e F1A para o laboratório de pesquisa e testes da PUC Minas.

 Investir no futuro é uma prática recorrente na FPT Industrial, tanto em processos e produtos como em capital humano. Com o intuito de auxiliar na formação de profissionais que podem fazer a diferença em médio e longo prazo, a FPT atua em parceria com as principais universidades de Minas Gerais compartilhando suas inovações tecnológicas.

 No último mês de agosto, a FPT Industrial doou um Cursor 13 de 410 cv para a UNIPAM – Centro Universitário de Pato de Minas. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento técnico dos alunos do curso de engenharia mecânica da universidade e formar profissionais cada vez mais inovadores e comprometidos com a sustentabilidade.


 "A doação do motor FPT para o UNIPAM elevará ainda mais a qualidade de ensino. O contato direto dos futuros engenheiros com este tipo de tecnologia facilitará o entendimento e o aprendizado do funcionamento de um motor diesel aplicado a diversos segmentos como geração de energia, tão necessário para nosso dia a dia. A capacitação e a formação dos nossos alunos ganhou um nível ainda mais elevado na UNIPAM com a utilização desse motor em nosso sistema de ensino e aprendizado", afirma o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UNIPAM, Prof. Alancaster Librelon.

 Para o reitor da universidade, Prof. Milton Roberto de Castro Teixeira, “esse motor enriquecerá muito as aulas práticas, permitindo-nos realizar estudos e trabalhos de Iniciação Científica, além de podermos mostrar para nossa comunidade universitária, principalmente aos discentes e docentes dos cursos de engenharias, que equipamentos como este, doados pela FPT, são produzidos por empresas únicas, que se preocupam com a inovação e a tecnologia e, acima de tudo, têm um olhar para as instituições educacionais, responsáveis por preparar os profissionais que, no mercado, irão dirigir os rumos de grandes empresas”, conclui.

Motores F1C e F1A para a PUC Minas

 A PUC de Minas Gerais - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, também faz parte da lista de universidades impactadas com a iniciativa da FPT Industrial, que doou dois motores modelos F1C e F1A aos seus laboratórios. Os motores equipam os veículos da linha Iveco Daily e Fiat Ducato, respectivamente. Os propulsores rodaram em bancadas para apoiar o desenvolvimento dos estudos e pesquisas dos alunos do curso de Engenharia Mecânica.

 O motor F1A Euro V, que equipa o veículo Fiat Ducato, entrega até 127 cavalos de potência, com torque máximo de 320 Nm, ideal para aplicação urbana. O equipamento utiliza o Sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape), que dispensa o uso do aditivo Arla 32, e apresenta índices reduzidos de emissões de NOx (Óxido de Nitrogênio).

 Já o F1C Euro V, que também utiliza a tecnologia EGR, equipa a gama Iveco Daily e possui grande disponibilidade de configurações técnicas, com turbina de duplo estágio e potências que variam de 147 a 170 cavalos.

FPT Industrial nas semanas de Engenharia

 Além da contribuição com a doação de motores para pesquisas, a FPT participa também das semanas de Engenharia promovidas por universidades da região. A empresa participou de projetos universitários como a 8ª Semana de Engenharia da Universidade de Itaúna (MG), e a II Semana de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras ações acadêmicas.

 Para Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, “Poder contribuir com o desenvolvimento de futuros talentos é uma grande responsabilidade da indústria. Nós, da FPT, acreditamos na importância da pesquisa acadêmica e, por isso, incentivamos as universidades do País e as iniciativas que visam o melhor conhecimento sobre o setor industrial, especialmente onde atuamos. Com a doação dos motores e com as participações em eventos acadêmicos, estamos investindo na formação dos profissionais que estarão inseridos no nosso mercado amanhã”, finaliza o executivo.
Tecnologia do Blogger.