Header Ads

Main

Cara de pesado, corpinho de semi



Cliente há 29 anos, Coplaswi valoriza conforto e encomenda pesado exclusivo de alta performance

 Em 1984, na cidade de Brusque (SC), Ciro José Wisbeck fundava a Coplaswi, empresa de transporte no segmento de produtos de plástico. Dois anos mais tarde, ele comprava o seu primeiro Scania, que se somou a outros 39 ao longo da trajetória de sucesso da empresa. Porém, de todos os veículos, o último não se compara a nenhum outro, e por um motivo especial: trata-se de um modelo Streamline 480 6×2 com peso bruto total (PBT) de 23 toneladas que, apesar da motorização, é configurado como semipesado. O pedido foi feito diretamente à Casa Scania Mevale, concessionária de Itajaí (SC), que se uniu à Scania para fabricar um veículo, sem dúvidas, exclusivo — o único já produzido pela montadora no Brasil.


 Foram oito meses de trabalho entre o desenvolvimento da solução e a fabricação do veículo. “Apesar dessa configuração como semipesado, consigo sair de trás de um carro e atingir a velocidade necessária naquele espaço para poder fazer uma ultrapassagem segura”, explica o empresário, que também elogia a média de consumo de combustível do seu R 480: “Ele é econômico, basta saber guiá-lo. Fazemos a rota de 570 quilômetros entre Caxias do Sul (RS) e Brusque (SC) em oito horas”.

 Outro fator primordial e que levou o cliente a fazer o pedido foi o conforto. Wisbeck viaja com seu filho, João Paulo, e mais um motorista – e, por conta disso, pediu que a Scania adaptasse uma terceira cama, bancos de couro e uma geladeira à cabine. O resultado superou as expectativas: “Ficamos muito confortáveis, e, além disso, o caminhão é realmente luxuoso. Tem nove pontos de luz só dentro da cabine e um ótimo GPS”, elogia.

 A satisfação fez de Wisbeck mais um garoto-propaganda espontâneo da marca: “Quando descubro que um amigo vai comprar um veículo novo, sempre tento convencê-lo a adquirir um Scania. É um caminhão que te ajuda a guiar com conforto, estabilidade, segurança e exclusividade. A Scania é como minha família: se alguém falar mal, dá até briga”, brinca ele, que faz a renovação de frota por meio da aquisição de cotas de consórcio da marca. Hoje, além do novo Streamline, a frota da Coplaswi conta com um P 310 4×2 e um 8×2.

Amor de família


O empresário Wisbeck destaca:
“O valor de revenda do Scania é uma das
maiores vantagens da marca em comparação
com a concorrência”
 “Sou um microempresário e consegui permissão para mexer na estrutura de um caminhão deste tamanho, o que mostra o empenho da marca em fazer o que for possível para oferecer a melhor solução para os seus clientes. Vi até a autorização que veio da Suécia”, diz o orgulhoso empreendedor, que faz questão de retribuir o carinho que recebe da montadora e da Mevale, recebendo a todos como se fossem membros da família. “A gente se apaixona pela marca e pelos profissionais, e fica difícil separar a relação comercial da afetiva.”

 As rotas da transportadora passam, majoritariamente, pelas rodovias BR-470 e BR-116, e o serviço de assistência 24 horas é mais um aspecto que garante a tranquilidade do cliente com a logística da empresa. Ele afirma nunca ter ficado sequer dez minutos com o caminhão quebrado na estrada e completa ressaltando outro importante atributo da marca: “O valor de revenda é uma das maiores vantagens da marca em comparação com a concorrência. Em 2003, eu comprei um G 400. Um amigo meu comprou de outra marca e pagou mais caro que eu. Oito anos depois, vendi o meu por um valor muito superior. Não é só porque gosto de Scania, o resultado final realmente compensa”, finaliza.

(esta reportagem foi publicada na edição 163 da revista Rei da Estrada)

Tecnologia do Blogger.