Header Ads

Main

Uma porta chamada MMCB


 Inspirado pela iniciativa da Scania, Emerson tomou as rédeas de sua carreira e hoje dedica-se a contribuir para o desenvolvimento de outros motoristas

 Domingo, 9 de novembro de 2014. Naquele dia, Emerson Abib tinha um compromisso importante: participaria, pela segunda vez, da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, na etapa regional de Contagem (MG).

 Queria levar a sua fonte de inspiração, a filha Giovanna, mas a esposa Débora estava trabalhando e não havia outra pessoa que pudesse acompanha-lo para cuidar da menina. Pensou até em desistir de participar, mas encontrou uma alternativa. Sem dizer nada a ninguém, colocou uma foto da filha sob a camisa e saiu. A ação só foi revelada quando ele retirou a imagem da roupa ao subir ao pódio para receber o troféu de vencedor da etapa, emocionando a todos. Já na final nacional, quando conquistou a sexta colocação, pode receber pessoalmente o abraço carinhoso e de reconhecimento delas e do filho Pedro Henrique.


 Essa por si só já seria uma bela história, mas a relação de Emerson com o MMCB é repleta de outros momentos especiais e conquistas, que começaram a ser escritas antes do episódio narrado e continuam a fazer parte da sua vida pessoal e profissional.

 “A minha postura começou a mudar quando coloquei em prática o aprendizado do curso recebido da Scania pela minha participação no MMCB 2012. Tomei como meta estar entre os finalistas da edição seguinte”, relembra ele que, de fato, se preparou: “pegava tambor de lixo, pedaço de tubo e simulava as provas de manobra da competição; diminuí o número de trocas de marchas e melhorei a minha média nas viagens; passei a cuidar mais da minha saúde e exercitar a minha paciência. Quando a competição de 2014 chegou, eu realmente me sentia pronto para a disputa”.

 O desenvolvimento trouxe crescimento profissional e, em 2012, Emerson assumiu a posição de Master Driver da Steel Log, transportadora do segmento de siderurgia na qual já atuava. Decidiu investir de vez no seu aprimoramento profissional, participando de cursos, treinamentos e competições, ganhando cada vez mais reconhecimento. O mais recente foi a conquista, no mês passado, do 2º lugar na categoria Transporte de Cargas do Concurso Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais, promovido pelo Detran no Estado. “Só perdi porque um dos critérios era o tempo de habilitação sem acidente e o vencedor tinha mais tempo de estrada do que eu tenho de vida, mas grande parte da minha pontuação foi pelo meu currículo, e os meus resultados do MMCB contaram muito, mais uma vez”, faz questão de ressaltar, contando, ainda que, estudando dentro do caminhão, concluiu o segundo grau e atualmente cursa faculdade de Logística à distância.

Sinal de gratidão

 De férias com a família, em julho passado, Emerson visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) e na oportunidade, como forma de agradecimento, deixou para exposição na sala de promessas o troféu de campeão regional do MMCB e a carreta com a sua foto. “Todas as barreiras que eu venci e tudo que conquistei não teria conseguido se não fosse pela fé que tenho em Deus e em Nossa Senhora de Aparecida, e o troféu do MMCB é o símbolo mais importante que eu tenho de tudo o que alcancei, por isso a homenagem. Da mesma forma, a minha gratidão à Scania é imensa; para onde quer que eu vá, sempre levarei o meu amor pela marca”, finaliza ele que, para o futuro, planeja ter o seu próprio Scania e abrir uma escola de treinamento de motoristas.
Tecnologia do Blogger.