Header Ads

Main

FPT Industrial incentiva idealização de aplicativo para utilização em processos internos



 Empresa incentiva o desenvolvimento do Kaizen Digital, solução voltada para melhorias contínuas nos processos de gestão e produção.

 Funcionários da FPT Industrial vêm desenvolvendo aplicativo há cerca de um ano com foco na valorização de ideias, redução de tempo, custos e ganho de espaço físico.




 A FPT Industrial investe continuamente em processos de melhoria contínua, sejam eles relacionados à gestão ou produção. Melhor do que acreditar em soluções externas, há cerca de um ano a empresa tem apoiado o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão criada por dois de seus funcionários da planta de Sete Lagoas, em Minas Gerais, onde o aplicativo foi adotado desde novembro de 2015 e reduzirá cerca de 8.000 folhas de papéis por ano.

 Eduardo Carvalho e Guilherme Rezende, montadores que atuam na linha de produção dos motores NEF, são os idealizadores e desenvolvedores do aplicativo que leva o nome Kaizen Digital, destinado à gestão das melhorias dos processos. O novo modelo visa valorizar ideias e sugestões dadas por funcionários, reduzir consideravelmente o consumo de papel para a confecção de formulários, além de oferecer mais velocidade na validação dos projetos executados na planta industrial.

 A ação autônoma dos funcionários para a concepção do projeto partiu de um processo de melhorias já existente, o chamado Kaizen, mas que na opinião dos funcionários poderia ser lapidado. Bastou essa identificação para que o processo se transformasse em uma oportunidade de progresso. Foi criado então o aplicativo Kaizen Digital, que apresenta facilidade na utilização a começar pelo login de acesso, que se dá por meio da inserção dos quatro últimos dígitos da matrícula do funcionário. Em seguida, os passos consistem em criar a proposta de Kaizen, adicionar uma imagem sobre o assunto e sugerir uma solução. Feito isso, já está pronto para ser enviado por e-mail ao responsável pela respectiva área. Eduardo Carvalho garante, “O aplicativo é de fácil controle. Todo o processo, desde a construção da ideia, inclusão de imagens, a função salvar e enviar são intuitivos. Provavelmente todos irão adaptar-se rapidamente. Pelo fato dos arquivos serem todos digitais, a FPT terá como retorno economia de tempo, papel e espaço, tanto para os funcionários como para gestores de área”, finaliza o montador.

 Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, afirma “É importante apoiar nossos colaboradores em iniciativas inovadoras e que agregarão valores aos processos de uma forma geral à empresa. A FPT parabeniza os desenvolvedores Eduardo e Guilherme pelo feito e, principalmente, pela atitude inspiradora”.

 Guilherme Rezende confirma o apoio que ambos têm recebido por parte da FPT Industrial e acrescenta, “A empresa acredita neste projeto e nos apoia desde o início. Esperamos expandir para todas as plantas da empresa e dar continuidade com futuras atualizações com o objetivo de melhorar constantemente as ferramentas de gestão de melhorias”. Os criadores do Kaizen Digital esperam que, por se tratar de uma ferramenta de fácil acesso, ela deverá impactar positivamente toda a cadeia produtiva da empresa. O aplicativo poderá ser utilizado pelos funcionários da FPT que possuam um dispositivo móvel como smartphone ou tablet.

 Para Glauber Henrique, Coordenador de WCM da FPT Sete Lagoas, “O lema adotado pela fábrica é justamente investir em ideias inovadoras, e este é apenas um dos exemplos de como resolver problemas antigos com ideias novas”, conclui.

Tecnologia do Blogger.