Como você pode ser um caminhoneiro nos EUA


Sonho de muitos apaixonados por caminhões no Brasil, o processo pode ser demorado

 Muitos de nós, meros fãs de caminhões, gostamos dos grandes e cromados caminhões americanos. Com um estilo diferenciado e com grande conforto, muitos de nós sonhamos em virar um motorista nos EUA, porém o processo pode ser bem demorado.




 Antes de tudo mesmo, para morar em um outro país você deve ter um bom entendimento do idioma que é falado no país que você deseja viver, e no caso dos EUA, você deve ter um bom inglês. Não precisa ser um inglês de nível nativo, mas em um nível acima do médio.

 Tendo um bom nível da língua, agora podemos entrar nas formas legais de se conseguir um Green-Card.

Mas o que é um Green Card?

 O Green Card, cujo nome oficial é United States Permanent Resident Card, é um cartão emitido pelo governo americano e que funciona como um visto permanente. O portador do documento tem permissão para trabalhar e residir, legalmente, nos Estados Unidos da América.

 A única restrição para o portador do documento é não passar longos períodos fora do País sem a autorização do serviço de imigração. Em outras palavras, se você tem o Green Card, você não pode viajar para outro País (o Brasil, por exemplo) e ficar muito tempo sem retornar aos Estados Unidos. Se o fizer, corre o risco de perder o visto para trabalhar e residir.

Maneiras legais de conseguir o Green Card

1) Parentes com cidadania americana. (Parentes em primeiro grau, ou seja, Pai, Mae ou irmão).

Esse modo e conhecido como patrocinador ou sponsor e existe algumas regras para se encaixar e elas são:

-Cônjuges (esposas/maridos);
-filhos solteiros que sejam menores de 21 anos;
-e pais (Nesse caso, o filho que vai requerer o green card para o seu pai ou mãe, ele deve ter de mais de 21 anos).

 Esse processo pode demorar até 7 anos para parentes diretos e em casos de parentes não diretos de 10 a 13 anos. Segundo informações do Serviço de Imigração Americano (USCIS), parentes imediatos têm um número de visto imediatamente disponível.

2) Se casando com um americano ou americana ou que alguém tenha Green-Card.

 Se você por acaso conhecer uma americana ou americano, você tem direito a obter o green card imediatamente. Esse processo é bem conhecido, principalmente pelo fato de algumas pessoas fazerem casamentos arranjados, o que é ilegal.

 Já no caso de você se casar com algum brasileiro ou brasileira que tenha o green card, o processo pode demorar mais, já que para esse caso existe uma cota anual e pode demorar anos para você receber o seu green card.

 No caso dos vistos para o trabalho, não existe meio aparentes para um motorista de caminhão ser diretamente contratado aqui

Visto de trabalho e a famosa loteria

 Esses dois métodos são bem específicos, por exemplo para ter um visto de trabalho que possa virar um green card, você deve ter um curso superior (faculdade) no qual o curso tenha duração acima de 4 anos ou 12 anos de experiência naquela determinada função. Atualmente esse visto é mais comum para jornalistas ou profissionais do setor de tecnologia. A profissão de motorista não dá direito ao Green Card.

 A loteria de green card atualmente não está mais disponível para brasileiros, já que para um país poder participar, ele não deve ter enviado mais de 50 mil residentes de seu país, no caso Brasil, para os EUA em um prazo de 5 anos.

Conseguir meu Green Card e agora?




 Bom, vamos imaginar que você tenha conseguido o seu green card, o que você deve ter em mente? Além do inglês fluente ou perto disso, você deve lembrar que a sua carteira de motorista seja de carro ou caminhão não vale mais, já que você tem que tirar uma nova. Um conselho que os brasileiros que moram lá sempre dão e que junte um dinheiro, uma quantia boa antes de ir para poder alugar uma casa, comprar o básico e esteja disponível a trabalhar em qualquer área que aparecer.

 Se você juntou uma boa quantia, e tem um emprego, agora você pode começar a correr atrás da carteira de carreta que não é tão cara como no Brasil.

 Talvez você possa se perguntar: “Pelo o que eu li, é basicamente impossível”, bom de certa forma, atualmente e bem mais difícil ter um Green Card, mas por que? Um fato, que não só os americanos falam, mas todos os imigrantes legais que moram no EUA e que após o 11 de Setembro, (ataque as torres gêmeas) o Estados Unidos fechou as portas e com isso fez que para quem já tivesse o Green Card passasse a ter que seguir regras mais rígidas e para quem não tivesse fosse mais difícil conseguir.


Postagem Anterior Próxima Postagem