Header Ads

Main

Inovação e pioneirismo marcam a história da Volvo no Brasil!



 Desde o início, a história da Volvo no Brasil é marcada pela inovação e tecnologia. Construímos a nossa jornada sempre tendo em mente os nossos valores essenciais, que são qualidade, segurança e meio ambiente, para que você tenha, além dos melhores caminhões, a certeza de que está investindo em uma marca séria e confiável.

 Sabia que a Volvo chegou ao Brasil no final dos anos 70? A sede foi constituída em Curitiba/PR, na CIC – Cidade Industrial de Curitiba –, um arrojado projeto de cidade industrial pré-planejada, distante do centro urbano da capital e com toda infraestrutura para instalação de indústrias, como: energia, telecomunicações, vias pavimentadas para acesso rápido à cidade, etc.



 O pioneirismo da Volvo é histórico: fomos os criadores do cinto de segurança de três pontos, uma das maiores contribuições da empresa ao setor automobilístico.

 Também fomos a primeira marca a aplicar Airbags nos modelos com o objetivo de aumentar a segurança para os passageiros.

 A fábrica foi inaugurada em 4 de dezembro de 1980, com a presença do então presidente João Figueiredo. Na época, foram feitas pesquisas sobre as necessidades do mercado e se identificou que o caminhão ideal para o mercado Brasileiro era o modelo N. Assim começaram a ser produzidos os primeiros caminhões Volvo no país.

 Inovando mais uma vez, criamos o Voar – Volvo Atendimento Rápido, oferecendo atendimento emergencial, 24 horas por dia, para todos os veículos da marca, em qualquer ponto do País. Um sistema inédito para a época! Logo depois, foi desenvolvido o Velox, sistema de entrega emergencial de peças de reposição, que tinha como objetivo entregar peças em qualquer capital do Brasil em prazos reduzidos. Sempre se mostrando versátil e adepta às necessidades do país, em 1984 a Volvo lançou o primeiro caminhão a álcool.

 Em 1993, chegaram ao Brasil os modelos FH12 com a cabine avançada da Suécia. Com isso, fomos aprimeira montadora a introduzir caminhões com motor eletrônico no território nacional.

 1995 foi um ano especial para a gente, e que mostra o quanto a Volvo é uma empresa visionária: quando se comemorava a produção do caminhão número 50 mil, outro recorde histórico era estabelecido com a venda, em um só mês – março -, de 819 caminhões. Além disso, em maio daquele ano, a Volvo foi pioneira em todo o País ao adotar a jornada de trabalho de 40 horas semanais para empregados da produção. Da mesma forma, foi a primeira montadora brasileira a definir um sistema de participação dos empregados nos resultados.

 Com a chegada do fim do século, aprimoramos o sistema de gestão para as mudanças que aconteceriam nos anos seguintes. Inaugurada naquele ano, a fábrica de cabines de Curitiba, a terceira do grupo Volvo no mundo, possuía a mais moderna tecnologia, incluindo 12 robôs na linha de produção, um moderno sistema de pintura e utilização de materiais nobres, como aços leves e de alta resistência, além de tintas ambientalmente adequadas.


 No início do milênio, optamos por uma mudança em nosso posicionamento, o que nos fez ampliar a linha de caminhões introduzindo os semipesados Volvo VM 17 e VM 23. Em 2004, lançamos o Volvo Link, sistema de rastreamento via satélite original de fábrica, que permite acompanhar e comandar remotamente a operação dos veículos. No final desta década, ganhamos o prêmio de “Melhor empresa para trabalhar no Brasil”, pelo prestigiado ranking das revistas Exame – Você S/A, da editora Abril.

 Mais recentemente, em 2014, a nova linha de caminhões foi um marco na indústria brasileira de transportes comerciais, com soluções inovadoras de tecnologia e segurança.

 E é assim que a cada dia construímos um pouco da nossa história. Com o objetivo de fazer sempre os melhores caminhões para os melhores motoristas!

Via Volvo Caminhões do Brasil

Tecnologia do Blogger.