Header Ads

Main

Scania e Volvo fazem teste com caminhões autônomos para o setor de mineração.



Modelo de caminhões e transporte autônomo é um caminho próximo a se tornar realidade.

Texto Érico Pimenta – Editor Chefe do Midia Truck Brasil.

  As duas maiores montadoras de caminhões da Suécia, Scania e Volvo, estão explorando bem o modelo de transporte autônomo. Além do Truck Platoon (que são aqueles caminhões conectados em comboios) tanto a Scania como a Volvo estudam caminhões autônomos para o setor de mineração.



 A Scania já está mais avançada nessa questão e até mesmo já concluiu uma série de testes com sucesso.  Os seus testes foram anunciados em fevereiro deste ano. Os caminhões conseguiram fazer uma rota em uma velocidade máxima de 90 Km/p sem a assistência humana. E conseguiram manter uma linha no percurso, com margem de 20 cm de erros, ou seja, um pequeno desvio.

O projeto da Scania esta sendo realizado em conjunto com a KTH Royal Institute of Technology.




  Já no caso da Volvo, o que tudo indica que ela está iniciando os testes por esses meses agora. Segundo informações obtidas, o projeto da Volvo esta sendo feito em parceria com a Saab. O modelo que está sendo usada para o teste e um Volvo FMX, um dos caminhões mais robustos já construindo para o setor de mineração.


 Os testes ainda só estão começando, e ambas as empresas não falam de uma previsão para esses modelos serem testados em operações envolvendo uma aplicação real, já que os testes são realizados em ambientes controlados. 

Tecnologia do Blogger.