Header Ads

Main

Volvo apresenta caminhão conceito que gera até 30% na economia de combustível.



Conceito foca aerodinâmica e redução de peso.

Érico Pimenta – Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

  Ao longo da história, tanto com carros e caminhões, sempre se procurou formas de criar veículos mais econômicos, tanto é que atualmente temos carros e até algumas SUV hibridas. Agora a Volvo apresenta um conceito que reduz o consumo de combustível em até 30%, o conceito conseguiu essa notável economia com um design mais aerodinâmico e uma drástica redução de peso.

 O conceito foi desenvolvido com apoio da Agência Sueca de Energia, a pesquisa para chegar ao conceito levou mais de 5 anos.


Claes Nilsson, presidente e CEO da Volvo Trucks explica: “Trabalhamos continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes em termos energéticos. Esta é uma área de alta prioridade, tanto com a preocupação ambiental e a redução dos custos operacionais de nossos clientes. Estamos orgulhosos de sermos capaz de conduzir este projeto. Nosso caminhão conceito mostra o imenso poder dos avanços técnicos que conseguimos desenvolver. 



 O conceito só consegue obter o resultado de 30% devido ao aperfeiçoamento da sua aerodinâmica que ficou em 40% melhor do que os atuais modelos,o que trouxe benefícios, claro para o cavalo mecânico, mas também para o implemento. Ake Othezen Gerente de projetos da Volvo Trucks, explica mais sobre o modelo: “Nós recriamos todo o conjunto (cavalo mecânico mais implemento) e otimizamos para um melhor aproveitamento aerodinâmico. Um exemplo disso e usar câmeras no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores, que aumenta a resistência do ar, assim, o caminhão necessita de menos energia para impulsionar o caminhão.



 Além das melhorias aerodinâmicas, o modelo conceito é equipado com pneus especiais, que foram projetados e possuem baixa resistência ao solo. O implemento pesa bem menos que um implemento convencional, o que também gera encomia e ainda ganha uma capacidade de carga de 2 toneladas se comparar a um implemento convencional. O projeto também inclui melhorias no trem de força. 



Os testes do conceito foram realizados durante o Outono de 2015 nas estradas suecas.

O projeto que teve início em 2011, e tinha o objetivo inicial de alcançar uma redução de 50%.

Infelizmente, o conceito não será comercializado, porém alguns aprendizados e melhoria que foi empregado ao conceito já estão sendo aplicado na linha de caminhões da Volvo. Algumas soluções poderão ser aplicadas no futuro.




Tecnologia do Blogger.