Header Ads

Main

Iveco quebra paradigma e apresenta solução inovadora em acessibilidade e inclusão para a Daily.



 Modelo batizado de Elevittá chegará ao mercado dentro de alguns meses.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

  A Iveco Bus (divisão de vans, micro-ônibus e chassis para ônibus da Iveco) quebrou paradigmas e desenvolveu uma solução única para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida, deste um cadeirante até pessoas da 3º idade que em alguns casos tem dificuldades para se locomoverem ou entrar dentro de veículos grandes, como vans e ônibus.

 A grande diferença da Daily Elevittá é que ao contrário de outras soluções que hoje se tem no mercado, ela não perde espaço e continua sendo uma van 18+1* (18 Passageiros + motorista *A Daily Elevittá foi montada em uma 50C17 com a configuração 18+1). Isso acontece porque o embarque do passageiro que tem a mobilidade reduzida acontece pela porta lateral do veículo, através de um sistema que faz com que a primeira poltrona saia do veículo como se fosse um elevador, e fica próximo ao solo, com isso, um cadeirante por exemplo, pode muito bem fazer a transferência de sua cadeira para a poltrona do veículo, que ainda conta com cinto de 3 pontos, e apoio de braços, para dar mais segurança na hora do embarque. 






 O  Daily Elevittá é uma parceria entre a Iveco Bus e a empresa de elevadores para veículos Elevittá. Essa é uma parceria exclusiva, e o sistema foi desenvolvimento especialmente para a Daily, que teve redução de peso. Outro grande ponto do Daily Elevittá, além de manter a capacidade de passageiros, o veículo ainda conta com espaço para guardar até 3 cadeiras de rodas.  
 
Espaço para até 3 cadeiras de rodas. /Foto Midia Truck Brasil. Não reproduza sem autorização


Iveco mostra Inclusão social com a Daily Elevittá.


 Outros veículos que são adaptados para o transporte de passageiros que são cadeirantes, muitas vezes proporcionava um transporte de exclusão, ou seja, apenas ele ficava no veículo, e muitas vezes não tinha conforto apropriado. Com o Daily Elevittá, isso não acontece, já que o passageiro pode viajar em conforto e segurança com os demais passageiros, o que torna uma viagem mais confortável. 



Iveco Hi-Way e Tector Elevittá?

 Durante a coletiva de imprensa, o Midia Truck Brasil questionou se em um futuro próximo, a tecnologia poderia ser implementada em um Hi-Way por exemplo, já que muitos cadeirantes por exemplo tem o sonho de dirigir caminhões. Gustavo Serizawa (Gerente de Marketing de Produtos da Iveco Bus – América Latina) explicou que “se houver uma demanda de mercado, mas em questão de engenharia o céu e o limite e se houver uma demanda de mercado, pode ser implementado sim. ”

Chegada ao mercado.

 A Daily Elevittá ainda não está disponível no mercado, mas deve chegar em alguns meses. Já o valor não foi divulgado, porém foi mencionado que a Daily Elevittá ficará de 15 a 20% mais cara que uma Daily convencional, o que ainda seria um valor favorável, já que para implementar uma solução parecida, o valor e alto além de perder entre 4 a 6 lugares no veículo a ser implementado no caso das vans.

Confira abaixo o vídeo mostrando como o modelo funciona.  


O Midia Truck Brasil viajou para São Paulo a convite da Iveco Bus para conferir a novidade. 
Tecnologia do Blogger.