Strator ou PowerStar? Qual é o verdadeiro nome do caminhão bicudo da Iveco?



Modelo ainda é feito para o mercado Australiano.

Texto de Erico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Se você é um fã da Iveco ou conheça bem os mercados de caminhões, você sabe muito bem que a Iveco ainda produz um modelo bicudo (que infelizmente não se encontra em terras brasileiras) mas você deve conhecer ele pelo nome de Strator ou PowerStar, mas afinal qual é o certo?

 Sinceramente, não vou fazer rodeios, o certo é PowerStar. Acabou a pauta, até a próxima. Brincadeira, agora que você sabe o nome correto deve estar pensando: De onde saiu esse nome Strator?



 Bom, o PowerStar já chegou a ser comercializado no Brasil, porém ficou por pouco tempo, mas na Austrália ele ainda é comercializado com 3 opções: 6400, 7200 e 7800.

Iveco PowerStar 6400

  O 6400 é para aplicações que não exigem muito, pode ser equipado com motores de 450, 500 e 560Hp, nesse último caso é o mesmo motor do Hi-Way. Para a caixa de machas, você pode escolher entre uma ZF EuroTronic de 12 ou 16 velocidades, além de 18 velocidades manual da Eaton. 

Iveco PowerStar 7200
 Já o modelo 7200 é um modelo para aplicações mais severas, equipado com o motor Cummins ISX de 15 litros de 550 Hp, o 7200 tem capacidade para puxar até 120 toneladas em um bi-trem (B-Doubles como é chamado por lá) de até 26 metros. Pode ser equipado com as caixas de machas ZF EuroTronic II de 16 velocidades ou a Eaton Roadranger de 18 velocidades manual. 
 
Iveco PowerStar 7800

 Por último, temos o 7800 que é literalmente o brutão da família. Desenvolvido para aplicações pesadas, o modelo foi projetado para arrastar cargas de acima de 140 toneladas. Além disso o modelo apresenta uma cabine grande e espaçosa, para concorrer diretamente com os modelos americanos que são vendidos por lá. O 7800 pode ser equipado Cummins ISX de 15 litros de 600 cavalos, caixa de velocidades Eaton Roadranger de 18 velocidades manual.

 Bom, agora você já conhece o PowerStar, fica a pergunta: mas o Strator o que ele é? Para começar, devemos explicar que o Strator ele é um Hi-Way convertido para o Strator, mas por quem e como? Nos Países Baixos, é costumeiro pegar uma cabine de caminhão e transformá-la, ou em casos mais extremos, pegar um caminhão frontal e passar para bicudo, na verdade já mostramos esse processo aqui no Midia Truck Brasil.





 O responsável pela conversão e a Charles Feijts Groep, no qual, além de ser uma transportadora, também é uma concessionária de caminhões Iveco, Fiat e Isuzu. De alguma forma, ele registrou o nome Strator, e por ser um grande concessionário Iveco, ele tem autorização para isso. Sendo assim o Strator é o um Hi-Way que é convertido para o Strator, que tem todas as garantias de que um Hi-Way tem. Por mais que o Midia Truck Brasil tenha um contato com a Charles Feijts Groep, eles não revelam preço e nem como fizeram o processo do registro do nome e outras questões técnicas. 

 Para conhecer mais detalhes da linha PowerStar, acesse o site da Iveco Austrália:  https://www.iveco.com.au/product/powerstar 

 Para conhecer mais da Charles Feijts Groep, acesse o site: http://www.cfg.nl/

Postagem Anterior Próxima Postagem