Header Ads

DAF completa 3 anos de atividades no Brasil com crescimento e planos para 2017.



 Para 2017 a empresa vista lançamentos e expansão das vendas.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A montadora holandesa DAF, comemora neste mês de Outubro, 3 Anos de atividades no Brasil. Em 3 anos a montadora produziu mais de 1.400 caminhões, sendo que desses, 436 foram apenas no período de janeiro até julho de 2016, com isso a montadora garante um crescimento de 59% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

 A planta fabril da montadora que fica localizada em Ponta Grossa, no estado do Paraná, atualmente fabrica dois modelos, o DAF XF 105 e o DAF CF 85, ambos com tecnologia Euro5. 






  O DAF XF 105 e oferecido nas versões 6x2 e 6x4 com as motorizações de 410cv, 460cv e 510cv, e possui 3 opções de cabines: Confort Cab, Space Cab e Super Space Cab, que e a maior cabine do mercado. O veículo é indicado para o transporte rodoviário de longas distâncias, até 74 toneladas. 










 O CF85 chegou ao mercado em 2015. O modelo versátil é indicado para diversos tipos de operações em curtas distâncias, até 56 toneladas. O CF é vendido nas versões 4x2 e 6x2 e possui duas opções de motor, 360 cv e 410 cv.

Testes de validação

  Desde a chegada da DAF ao país, foram contabilizados quase 6 milhões de quilômetros de ambos os caminhões em testes. Essa quantidade é devido ao rigoroso ciclo de avaliação da marca, aproximadamente três vezes maior que o praticado no mercado. 

 Os testes acontecem em campo, em atividades severas e com diversos tipos de climas e topografia de todas as regiões do Brasil. Para isso, a DAF conta com todo o time de engenharia e de transportadoras e clientes parceiros. O objetivo é atender bem a demanda do mercado brasileiro, com ofertas cada vez mais assertivas.

  “O principal objetivo do teste é nos anteciparmos de qualquer imprevisto que os caminhões possam ter. Se nosso produto pode apresentar alguma falha, queremos ser os primeiros a saber e solucionar, evitando qualquer prejuízo para nossos clientes. Também, por isso, é interessante avaliarmos diversas aplicações em diferentes climas e regiões”, explica Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto.

Mais de 500 mil km rodados

 O primeiro caminhão fabricado no país foi entregue em janeiro de 2014 para a Transportes Begnini, que atua nos segmentos de transporte de carga seca e viva, contêiner e têxtil e possui sede em Carambeí, no Paraná. A negociação foi feita pela concessionária MacPonta, de Ponta Grossa.

 Atualmente, o caminhão já ultrapassou 500 mil quilômetros e, de acordo com Daniel Begnini, proprietário da transportadora, após quase três anos de operação, o veículo está inteiro e precisou apenas de pequenos reparos. Begnini também afirma que o custo de manutenção é muito baixo e que os gastos que teve com o XF105 estão abaixo da metade dos valores utilizados em outros caminhões da frota.

 “Nós compramos o primeiro caminhão que a DAF vendeu no Brasil. Atualmente, esse XF105 já ultrapassou 500 mil quilômetros e está inteiro, com poucos reparos e baixo custo de manutenção. O diferencial do caminhão DAF é a robustez. Ele é forte e tem um desempenho formidável. Os motoristas brigam para ter o caminhão DAF com ele. Outra vantagem é o custo de manutenção muito baixo. Os gastos que temos com o caminhão estão abaixo da metade do que atingimos com os outros caminhões da nossa frota. Além disso, o DAF nunca perdeu 1 hora de trabalho, estamos muito contentes com ele justamente por isso. O resumo dos caminhões XF e CF em três palavras são: conforto, segurança e trabalho. Aproveitando a data comemorativa, queremos parabenizar a DAF pelos 3 anos e desejar que continue nesse caminho, e assim, será a marca do Brasil”, completa Begnini.  

Planos para 2017 


  A DAF anunciou durante a coletiva de imprensa, que na Fenatran de 2017, será apresentado um modelo para aplicações OFF-Road. Além disso a montadora prevê uma expansão de sua rede de concessionários em todo território nacional, ainda a montadora quer iniciar um plano de exportação de seus modelos. 

 O Midia Truck Brasil viajou a convite da DAF para conhecer a sua unidade fabril que fica na cidade de Ponta Grossa no estado do Paraná. 


Tecnologia do Blogger.