Header Ads

Main

Volvo planejava cabine com piso plano para a linha FH.



A montadora sueca chegou a criar um modelo de teste, porém nunca entrou em produção.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Um dos pontos altos do lançamento da nova geração de caminhões da Scania foi a nova cabine S, no qual tem o piso plano ou Flat floor como é chamado por lá. Porém vale lembrar que a Scania não é a primeira e nem a única a oferecer tal conforto atualmente. Talvez, uma das primeiras tenha sido a Renault (que pertence a Volvo) com o Magnum e atualmente o modelo T da Renault tem o piso plano também. A Mercedes-Benz também é outra montadora que conta com um modelo de piso plano.

 Porém, sem focar em quem criou o primeiro caminhão frontal com piso, vamos focar na Volvo, que também já se aventurou em desenvolver um modelo com piso plano. 


 As fotos mostra o modelo da segunda geração do FH, que foi apresentado em 2002 já com a cabine com piso plano. Como podemos notar, existe um espaço maior entrar a grade e o vidro, além do detalhe da porta. Outro detalhe interessante e o recuo atrás da cabine, e também o porta objetos abaixo da cabine. 





 Não sabemos o porquê do modelo não ter sido produzido em série, já que lá na Europa, alguns modelos já apresentava esse diferencial, talvez, com o lançamento da série S da Scania, a Volvo possa apresentar em um futuro, uma reformulação da atual geração do FH com o piso plano. Afinal, o New-FH foi lançando em 2012, ou seja e um modelo que está quase há 5 anos no mercado.








 Além do modelo de piso plano, na foto podemos ver um outro conceito, talvez mais focado em aerodinâmica pelo seu desenho. 




Os dois modelos estão em uma área mais reservada do museu da Volvo em Gothenburg.
Tecnologia do Blogger.