Publicidade

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style6[OneRight]


 Ações para reduzir o tempo de atendimento e aumentar disponibilidade do veículo comprovam o compromisso da Scania em oferecer serviços que ajudem o transportador a obter bons resultados

 Antes de começar a ler esta reportagem, coloque- se na seguinte situação: você tem que comprar um produto ou realizar a manutenção de algo que tem em casa, e a sua marca preferida se antecipa, entrando em contato com você para avisar que já dispõe daquilo que você precisa. Você pode até pensar que se trata de adivinhação ou de um reflexo do mundo moderno. Mas, na verdade, são as marcas dizendo a você, cliente, o quanto é você quem hoje comanda as inovações e movimentações de mercado. Afinal, para as empresas, nada mais importante que a máxima: “cliente bom é cliente satisfeito”.

 Com a Scania não é diferente. A empresa tem como uma das características o diálogo com os clientes e sempre esteve de portas abertas para eles. Mas, na busca constante pela melhoria de seus serviços, pela adoção das melhores práticas e para estar cada vez mais presente quando necessário e ajudar na rentabilidade dos negócios, a marca vem evoluindo para oferecer, de forma mais ativa, uma rede que atenda as soluções dos clientes de forma personalizada e ainda mais ágil.



 O principal esforço feito nesse sentido é um projeto de padronização dos processos de oficinas que vem sendo implementado nas casas Scania. “O objetivo principal é que uma concessionária tenha proatividade e, conhecendo o cliente e preparando-se previamente à parada do veículo para um serviço, esteja pronta para atendê-lo eficazmente na visão do plano logístico dele”, explica Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede. O projeto visa melhorar os processos internos, aumentando a produtividade e evitando desperdícios. A ideia é que, ao adotar uma postura ativa ao prestar atendimento, a Casa esteja ainda mais próxima e disponível para os clientes. “Essa proximidade com os nossos clientes sempre fez parte do jeito de ser da Scania. Construímos esse relacionamento durante anos ao oferecer produtos e estamos caminhando para consolidar essa posição também nos serviços. Com isso, conseguiremos ajudá-lo a melhorar cada vez mais os resultados operacionais”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania Brasil.

 A proximidade da concessionária com o transportador possibilitará conhecer melhor as características das operações logísticas dos clientes e antecipar ações para ajudar na disponibilidade do veículo, por exemplo. “Desse modo, na hora da revisão, todos os recursos necessários já estarão disponíveis, o box preparado para o consumidor, as peças já estarão lá separadas… o tempo médio de permanência do veículo para serviço diminui, e isso beneficia o cliente”, garante Gustavo. A padronização dos procedimentos também ganha importância nesse cenário por apresentar uma estrutura que está preparada para o cliente antes mesmo de ele chegar à concessionária, realizando as manutenções em menos tempo do que o normal. “É melhorar o processo de atendimento antes de o cliente chegar à Casa, enquanto estiver nela, e depois que sair”, comenta Gustavo. Outras melhorias estão em implementação, como o desenvolvimento e treinamento dos funcionários da oficina, a otimização de algumas rotinas do sistema de gestão da casa, melhorias nos fluxos de pessoas, veículos e documentação, mudanças no layout e visualização dos processos com foco no cliente.



De volta para o futuro

 Em constante preparação para aumentar a eficiência dos negócios e oferecer um serviço ainda mais personalizado para os clientes, a Scania vem investindo em uma nova geração de manutenção que será lançada em breve e totalmente baseada na operação do cliente. A ideia é utilizar novas ferramentas e estratégias que aumentem a disponibilidade da empresa, oferecendo aos consumidores soluções customizadas, que otimizem as paradas do veículo e evitem desperdícios de tempo e recursos. E essas paradas poderão ser sinalizadas pelo próprio caminhão, que passará a calcular quando é a melhor hora de realizar cada módulo de manutenção. “O mundo está cada vez mais rápido e conectado, a Scania usará essa tendência e esses recursos para ajudar o cliente na gestão de suas operações logísticas”, adianta Barral. E por falar em tecnologia, é com base no “novo jeito de ser Scania” que a empresa já pensa na conectividade como referência para criar produtos e proporcionar um atendimento mais planejado e antecipado, que esteja pronto para as demandas e necessidades dos negócios de cada cliente. A intenção é diminuir ao mínimo possível a quantidade de paradas, de modo a potencializar cada uma delas e aumentar o benefício para os clientes, realizando diversos procedimentos em cada revisão. Tudo em um sistema interligado de gestão que permita que veículo, concessionária, motorista e equipe de manutenção e de atendimento estejam conectados em um único ambiente para alcançarem, como resultado, a diminuição do tempo de atendimento e a melhora da qualidade do serviço.

 “Ainda é cedo para abrir os detalhes, mas podemos garantir que se trata de uma iniciativa que vai agregar valor aos objetivos esperados de rentabilidade e longevidade dos negócios da nossa Rede e, consequentemente, também trará esses mesmos benefícios ao nosso cliente final. O nosso objetivo, afinal, é fazer com que as concessionárias evoluam e possam receber futuras demandas estando bem estruturadas, e que o cliente perceba a Scania como parceira, fornecedora de soluções completas e líder de um sistema de transporte sustentável”, conclui Gustavo.

Eles aprovam!

 Confira depoimentos de clientes Scania que sabem que podem contar com a marca sempre
Tindiana Logística e Transportes

 Uma empresa com um pouco mais de vinte anos no mercado sabe exatamente o que precisa para que seus negócios continuem cada vez mais em constante crescimento. E é esse o caso da Tindiana Transportes, que possui 26 veículos Scania de uma frota com 32 caminhões. A empresa, sediada em Londrina, no Paraná, carrega por todo o Brasil soja, milho, trigo, entre outros grãos. “Há três anos, decidimos expandir e implementar o programa de manutenção para os veículos antigos da nossa empresa. Foi a melhor decisão que já tomamos, pois hoje conseguimos fazer a manutenção preventiva e não ficamos com caminhão parado nas estradas. A Scania resolve todos os problemas do veículo durante a revisão”, conta Elias Cleverson Andrade Stutz, Encarregado de Manutenção de Frota da transportadora. Elias conta que o resultado tem sido cada vez mais expressivo. Quando toda essa parceria começou, a empresa teve uma redução de 25% no custo na manutenção, sem perda de faturamento. ”Chegamos em um momento de lapidação da frota, nossos veículos estão funcionando em perfeito estado, muito próximo do ideal de um veículo novo”, afirma.

 Outro diferencial é que fazer o serviço na concessionária tem todo um ganho de conhecimento técnico, mão de obra especializada, e claro, mais segurança. Com mais tempo para olhar apenas para a frota, Elias afirma que, com todo o apoio da P.B. Lopes, o próximo passo é investir no treinamento dos motoristas, com a ajuda do Master Driver. “Nosso objetivo é corrigir os desgastes do caminhão que ocorrem por falha nas operações. Assim, ainda vamos ter uma economia significativa em combustível e uso do pneu, além de conseguirmos nos dedicar a quem realmente é essencial para o nosso negócio: o motorista. Sem a parceria da Scania isso não seria possível!”, ressalta Elias.





Mineração Rio do Norte (MRN)


 Localizada a 880 km de Belém, no Pará, é em Porto Trombetas que a Mineração Rio do Norte (MRN) desenvolve suas atividades – extrair, beneficiar e comercializar bauxita. A empresa, que é a maior produtora brasileira da matéria-prima do alumínio, a bauxita, opera em plena Amazônia, no oeste do estado do Pará, tendo em sua frota 66 veículos da Scania e motivos de sobra para falar sobre a importância dos serviços dedicados. Atualmente com uma equipe de dezessete profissionais da marca dentro da sua empresa, a história de parceria começou em 2013. “Inicialmente tínhamos uma equipe para fazer a assistência técnica de garantia e quando vimos que o resultado era muito positivo, começamos a expandir. Hoje, a equipe faz toda a manutenção preventiva da frota, fazendo com que a nossa operação seja cada vez mais otimizada e nos dá um suporte sem igual”, conta João Eleutério da Conceição Oliveira, Gerente de Mineração da MRN. Segundo João Eleutério, a equipe da Scania é muito bem dirigida e focada, preparada tecnicamente e com atendimento muito rápido. “Além de todo o aumento de produtividade, registramos economia. Hoje a gente não precisa deslocar os caminhões para outra cidade e não temos mais o caminhão parado, deixando de produzir. Isso é imensurável!”. A empresa também conta com uma loja de peças da Itaipu Norte, que ajuda e facilita muito as manutenções, evitando que o veículo em manutenção fique parado por falta de peças específicas.

Via Scania Brasil. 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário


Top