Header Ads

Main

Scania e AGA promove treinamento para 700 motoristas na Europa.



 Objetivo do treinamento é aumentar a segurança e diminuir casos tombamentos e capotamentos.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Imagina que você esteja dirigindo em uma reta, com um pouco de neblina, e do nada aparece algo em sua frente, você logicamente será forçado a fazer uma manobra evasiva, porém se ela não for bem realizada a probabilidade de acontecer um acidente é grande, na verdade, é mais provável que haja um tombamento ou um capotamento. 



 Hoje em dia, os acidentes de caminhões que envolva um tombamento ou até mesmo um capotamento são um dos maiores risco para os caminhoneiros, pensando nisso, a Scania juntamente com a empresa AGA desenvolveu um treinamento no qual, os motoristas passam por uma sensação de tombamento e capotamento.

 Usando dois caminhões Scania equipados com rodas de suporte nas laterais, os motoristas tentam levar o caminhão ao limite das forças físicas para simular um início de acidente com tombamento.   



  Dados mostra que 95% dos tombamentos/capotamentos são devidos a erros humanos, que podem variar de fadiga, falta de concentração ou falta de treinamentos para lidar com situações de emergências.

 Jörgen Kalenius Master Driver da Scania menciona: “Este é um bom conceito, tão próximo da realidade como você pode entrar em um exercício. Sensibilização para a segurança permeiam nossa cultura corporativa.”

 Durante o curso que dura um dia inteiro que combina a teoria com a prática. A partir do assento do condutor em veículos recebem treinamento os motoristas a operar até que o súbito aparecimento de obstáculos. 



- Pode ser difícil a parte sobre se pensar e esforçar mentalmente sobre o limite que o caminhão tem que chegar para um capotamento, mas depois de concluir o curso, queremos que os participantes tenha uma real sensação de como eles se sentiria caso entrasse em uma situação de um possível tombamento. O treinamento tem ajudado os motoristas a avaliar melhor as situações e lidar mais rápido com as solução que ele pode fazer para evitar acidentes, comenta Jörgen Kalenius.


 A nova geração de caminhões da Scania conta com um Airbag na porta do motorista que e acionado em caso de tombamento, o que diminui o risco de mortes provocado por esse tipo acidente. 



Tecnologia do Blogger.