Header Ads

Main

Scania pode voltar com a linha C de caminhões.


Rumores dão como certo o retorno da linha C em 2017.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Se você está com a sua memória em dia, deve-se lembrar que na primeira geração da série 4, lançada no início dos anos 90 e chegando no Brasil apenas em 1998, o modelo era divido em 4 classes que eram:



 A serie L era destinado ao transporte otimizado e transporte de longa distância. Os modelos eram oferecidos nas configurações 4x2 e 6x2 nas cabines R (curta ou leito) é a saudosa cabine T (bicudo) com os motores de 12 litros de 360, 400 e 420 cavalos.

 Já a série D era para o transporte otimizado para curtas e médias distâncias. Oferecidos nas configurações 4x2 e 6x2 os modelos contava com o motor de 9 litros de 220 e 260 cavalos.



 A série C, era descrita pela Scania como um caminhão otimizado para os serviços mais árduos. Os modelos eram nas configurações 6x4 e 8x4. Tinham a faixa de peso bruto e capacidade entre 78 toneladas até 150 toneladas. O modelo era oferecido com a cabine P curta ou leito. Já a motorização, o cliente podia optar por um motor 9 litros de 260 cavalos ou algo mais potente como os motores de 12 litros de 360 e 420 cavalos.
  
 Por último, a série G. que contava com mais variações em sua configuração. Era oferecido com as cabines P (curta ou leito). R (Curta ou leito) e a T (bicudo com leito). Os motores também tinham mais opcionais, que iniciava com o motor 9 litros de 260 cavalos, 11 litros de 330 cavalos, 12 litros com 360, 400 e 420 cavalos ou um motor de 16 litros V8 de 480 cavalos.



 Mas agora, segundo portais de transporte na Europa, a Scania pode voltar a usar a designação C, que seria para, assim como era na série 4, para serviços mais árduos, ou usando o termo atual, seria uma linha vocacional.

 Caso esse rumor se concretize, a nova linha C ficaria no lugar dos modelos P e G OFF Road, que no caso ainda usaria as duas variantes de cabines P e G mas ficaria conhecidos como C, fazendo assim uma linha destinada as operações vocacionais.

Flagras por acasos.

  Durante o lançamento da nova linha de caminhões, R e S, a Scania divulgou um vídeo no qual mostrava um desenho 3D na linha P, pouco tempo depois, a Scania retirou o vídeo do youtube e recolocou sem a parte que mostrava a linha P, porém, prints do modelo em 3D foram feitos do vídeo e divulgado na internet.

 Um caso bem parecido aconteceu também com a nova linha OFF Road ou a possível linha C. Na foto abaixo que foi colocada pela Scania em seu Scania Media Provider (site com fotos destinado a uso da imprensa), dá para notar no lado direito da foto ao fundo, um modelo OFF Road sem os faróis e sem alguns detalhes, porém dá para ver claramente as linhas do modelo. 




 Caso a Scania realmente apresente a linha C, a Scania deve contar com 5 linhas de caminhões. P, G, R, S e C.

Lançamento no Brasil.

 A Nova geração de caminhões não tem previsão de chegar ao Brasil. Atualmente, dois modelos rodam em testes camuflados, um modelo 4x2 e um 6x4 e pelo o que sabemos, os dois se tratam de uma serie R, o que pode ser um indicio que a linha S não deve vir para o Brasil de imediato. 



Tecnologia do Blogger.