27 de jan de 2017

Volvo Caminhões anuncia Alcides Cavalcanti como novo responsável pela venda nacional de caminhões.


Executivo retorna para a companhia depois de 19 anos atuando no segmento automotivo.    

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A Volvo caminhões anunciou a volta de Alcides Cavalcanti a companhia, porém agora o executivo integra a equipe de Bernardo Fedalto Jr., que é responsável pela operação comercial de caminhões no brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.  



 O executivo iniciou sua carreira na Volvo em 1986, como estagiário. Permaneceu na empresa durante 12 anos nas áreas de desenvolvimento de produto, engenharia de vendas e vendas.

Desafios e crise.

 O retorno do executivo a Volvo caminhões inicia com o desafio de manter a liderança da marca em caminhões pesados e continuar ampliando a participação de mercado no segmento de semipesados. “Minha carreira sempre foi pautada por desafios. Estou muito feliz em voltar para a Volvo, uma empresa líder em inovação e referência mundial no setor de transportes”, declara Cavalcanti.



 Em 2016, a Volvo ficou em 5º lugar na categoria de semipesados. O modelo Volvo VM 270 teve em 2016, 865 unidades vendidas, o que lhe rendeu uma participação de mercado de 5,95%.

 Sobre o momento de forte queda das vendas que o mercado de caminhões atravessa no país, o executivo está otimista. “O momento é de dificuldade para a indústria automotiva, porém há uma tendência de recuperação. O mercado de caminhões é forte, mas acompanha as oscilações econômicas do país. É importante entender estes ciclos e estar preparado para eles”, argumenta.


 Natural de Curitiba, o executivo é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná.