Novidades na Scania: Low-entry cab, serie G, LNG rodoviário e nova topline?


Modelos foram visto em testes ao redor da Europa.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Deste o seu lançamento, a Scania NextGEN tem feito sucesso e também despertando a curiosidade de muitos, isso se deve ao fato que a nova gama de caminhões da Scania ainda não estar totalmente lançada ou apresentada. A Scania apresentou a série R e a grande novidade, a série S no qual tem o piso 100% plano.

 Com o lançamento inicial da série R e S, todos naturalmente esperam pelas demais series P e G, para por fim completar o lançamento da NextGEN. Agora a série P e G foi flagrada em testes.



P Low-entry cab.




 A Low-entry cab, e uma cabine no qual tem um acesso a cabine mais fácil do que a demais linha. Ela e projetada para aplicações onde o motorista (ou até mesmo os seus ajudantes) tem que embarcar e desembarcar diversas vezes durante a operação. A Low-entry cab e usada mais em aplicações para entregas ou recolhimento de lixo, o caso mais comum na verdade, em sua maioria, os Low-entry são a LNG (gás natural) o que permite que eles circulem dentro das cidades por serem veículos ecologicamente amigáveis. 


Scania P280 Highline Low-entry cab a LNG.

 O modelo geralmente e oferecido com a cabine Highline (CP-16-H). A cabine foi apresentada pela Scania em dezembro de 2006 para a então R-Series, que havia sido apresentada em 2004 e foi eleita como International Truck Of Year de 2005.

 A nova geração deve seguir a mesma linha, oferecer um veículo para aplicações onde o motorista precisa embarcar e desembarcar diversas vezes durante a sua jornada e deve oferecer também uma versão com teto alto além de oferecer uma configuração 3+1, 3 passageiros mais o motorista. 


Interior da Low-entry cab. Lugar para 3 auxiliares. 

Nova série G, bem diferente da série R.






 Um dos modelos em testes foi apontando inicialmente como uma série P, devida a sua cabine pequena, porém ao olhar o registro de sua placa, descobriu que se trata de uma Scania G360 A4x2 NA. Com isso especula que diferente da antiga série (New-R-Series, lançada em 2009 e atualizada em 2013 para Streamline) que a cabine G e R são basicamente as mesmas, a atual NextGEN deve ter uma diferenciação grande entre a série G e R. Quanto a série P, alguns especula que o seu futuro é bem incerto, e ao mesmo tempo outros já especulam por uma possível volta da série C como foi reportado aqui no Midia Truck Brasil.  



  Existem na verdade, diversas especulação quanto as novas configurações que a Scania pode apresentar para a NextGEN. Inicialmente muito se falava sobre a possibilidade da série G ser descontinuada, devido ao fato como explicado no parágrafo acima. Porem de forma resumida, pelo fato da série G e R serem a mesma cabine.

LNG rodoviário






 A Scania já tinha soluções desse porte em sua geração anterior (New-R-Series 2009 – 2016) porém com o avanço do setor, a Scania deve apresentar uma solução mais refinada para a NextGEN. Além disso a montadora sueca deve também apresentar um veículo híbrido para a NextGEN. 

Nova Topline?




 Bom, aqui chegamos a uma dúvida que tem assolado os principais fóruns de discursão sobre caminhões e transporte pelo mundo. Como todos sabem, a Scania apresentou a série S, que por si so é o modelo mais Top da gama NextGEN, porém muitos notaram que ela era oferecida com a cabine Highline, mas quanto a clássica e icônica Topline? Teria sido ela descontinuada?

 No lançamento da R e S, a Scania mencionou que a nova linha terá 24 variantes de cabine, porém não entrou em mais detalhes.

 Como podem ver, a Scania ainda deve apresentar diversas novidades para a NextGEN. Alguns lançamentos já são especulados como a série G e a nova linha OFF ROAD que se encontra em testes no Brasil. Falando no nosso Brasil, ainda não existe nenhuma data ou perspectiva para o seu lançamento por aqui. A Scania este ano completa 60 anos no Brasil, o que daria uma ótima ocasião para o lançamento, porém com a atual crise no mercado, o lançamento pode demorar para acontecer.   



Postagens mais visitadas deste blog

Nova Scania S 8x8 é flagrada com motor acima de 730 cavalos.

Caminhões de controle remoto, como posso ter o meu?

Alta potência e cargas leves. Ostentação, desperdício ou uso inteligente?