10 de abr de 2017

Scania deve lançar mais do que um motor V8, ela tem que inovar.


Especulações dão conta que a Scania estaria trabalhando em novos motores V8.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 O site especializado em furos e novidades no seguimento de caminhões Iepieleaks, noticiou que existe um certo boato no qual a Scania estaria trabalhando em novos motores V8 para a NextGen. Segundo o site, os novos motores teriam 520, 580 e 650 cavalos, esse último seria o motor com maior potência oferecido com caixa manual. O motor V8 de 730, atualmente o mais potente, ganharia 30 cavalos a mais e passaria para 760, o que deixaria a Scania a frente do Volvo FH 16 de 750 cavalos. 



Esses novos motores V8 teriam um sistema de Turbo de geometria variável (VGT), no qual já era possível encontrar nos motores Euro5 e Euro6, porém, uma diferença e que os motores V8 contaria com dois turbos compressores com o sistema (VGT).

 Novo motor, mas terá que inovar.

 Quando a Scania lançou seus motores V8, lá em 1969, os motores ajudaram a impulsionar os negócios da Scania, já que naquela época, o transporte entre países na Europa estava crescendo de forma acelerada, e o governo vendo os benefícios disso liberou novas combinações, pesos e potência, o que criou um excelente mercado para os motores V8. 



 Ao longo dos anos, a Scania conseguiu criar grandes caminhões com motores V8, seja os primeiros até alguns atuais, porém em um mundo pós V8, os poucos que ainda usam esse tipo de motor têm que se reinventar para criar algo que faça os consumidores ainda sonhar com tal equipamento, é isso não acontece apenas nos caminhões, mas nos carros também.

 De forma resumida, ao olhar todos os concorrentes da Scania no mercado, sem deixar nenhum de lado, vemos que alguns apresentam ótimas soluções e em alguns casos motores potentes em linha, como a Volvo no Brasil que tem o prestigiado motor de 540 cavalos em linha, e por aqui o V8 não é um campeão em vendas, com isso repetimos, a Scania pode lançar sim o novo motor V8, porém deve inovar bastante para fazer o V8 rentável e um produto vendável em seus mercados.