Header Ads

Main

Bicudos em 2022, essa é a esperança, para a Europa.




 Modelos tem uma previsão para voltar a serem comercializados na Europa em 2022.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Com o lançamento NÃO OFICIAL da Scania S730T V8, e recentemente o novíssimo Volvo VNL, uma chama se acende dentro de milhares de motoristas e entusiasta pelo setor de transporte, na qual é: Quando vamos ter de volta os bicudos?

 Há anos se discutem isso na Europa, já que o último modelo produzido bicudo pela Scania por exemplo foi em 2006, ou seja, há 11 anos atrás. Como muitos sabem, existe planos e leis de apoio para a retornada dos modelos bicudos por volta de 2022, ou seja, daqui 5 anos. Para os motoristas o principal seria ter de volta a segurança que um modelo bicudo pode trazer, apesar que vale lembra que em alguns casos, dependendo da colisão, o motor poderia se projetar para traz e comprimir o motorista dentro da cabine, fato que a Volvo trabalhou no novo VNR e VNL que em caso de uma colisão frontal, tanto o motor como a caixa são projetadas para o chão. Confira o vídeo a seguir:



 Outro fator importante é o conforto, já que você teria um dormitório com um maior espaço e melhor planejado além do piso plano, algo que modelos cara chata como Scania, Mercedes e Renault oferecem.

 Porém, algo que pode ser mais atrativo para as montadoras, seria a possibilidade de criar modelos mais econômicos devido a aerodinâmica que consegue se obter com o modelo bicudo. Por exemplo, o novo Volvo VNL consegue até 7.5% de economia de combustível devido ao desenho melhorado da nova linha. Na verdade, quando paramos para pensar, montadoras no Estados Unidos já desenvolveram os Super Trucks, no qual conseguem economias de combustível incrível, devido ao estudo aprofundado da aerodinâmica dos modelos. 



 No Brasil, quando?

 Como muitos sabem, o Brasil mantém uma lei de comprimento de para-choque a para-choque, ou seja, os caminhões são limitados a terem um tamanho medido do para-choque do cavalo mecânico até o para-choque do implemento. Já nos Estados Unidos, a lei se aplica apenas ao cavalo mecânico.

 A esperança vem do sistema de Ideia legislativa. Esse sistema é bem simples de se entender. Caso você tenha uma ideia de lei/projeto basta você acessar o site do portal e-Cidadania, colocar a sua ideia. As Ideias Legislativas que recebem 20 mil apoios em 4 meses são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e formalizadas como Sugestões Legislativas, nos termos do art. 6º, parágrafo único, da Resolução nº 19 de 2015 e do art. 102-E do Regimento Interno do Senado.

Na CDH, as Ideias Legislativas são debatidas pelos senadores e ao final recebem um parecer.

 Atualmente existe uma ideia que pede a alteração na lei dos comprimentos dos veículos articulados de carga no Brasil para que uma volta dos bicudos pode ser ensaiada, e caso seja aprovada, quem sabe em conjunto com a Europa podemos ter de volta os modelos bicudos.

 Para conhecer a Ideia Legislativa, acesse aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=78183
Tecnologia do Blogger.