Header Ads

Main

Um ano de Scania NextGEN. O que sabemos e o que não sabemos.



 Nova geração de caminhões da Scania completa um ano deste o seu lançamento. 

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

  O Ano de 2016 pode ter começado diferente para algumas pessoas ao redor do mundo, principalmente para os fantásticos pela montadora sueca Scania. Um dos motivos era que a montadora estava completando 125 anos, então todos esperavam que ela ia anunciar o lançamento da sua nova linha de caminhões, e ela fez, para ser mais preciso, no dia 23 de abril de 2016. Mas depois de um ano, o que sabemos e o que não sabemos?

 Mas antes de entramos no tema principal, vamos falar um pouco sobre o lançamento do modelo. 



 Um Sueco apresentado em Paris.

 Como muitos sabem, a Scania é uma montadora sediada na cidade de Estocolmo (Stockholm)  na Suécia, onde fica a sua matriz, porém, o modelo foi lançado em Paris, França no Grand Palais. O evento contou com mais de 1.500 convidados, além dos espectadores que puderam acompanhar o lançamento ao vivo pela internet. Confira o momento do lançamento dos caminhões. 



 A live foi transmitida sem maiores problemas, porém logo após o lançamento, para os jornalistas que estão vendo ao live foi anunciado que na sessão de imprensa do site mundial da Scania, releases, documentos e fotos sobre os novos modelos já estaria disponível, porém quando se tentava acessar o site caia, o problema durou por pouco tempo e foi causado devido ao grande número de jornalistas acessando o site ao mesmo tempo.

 Durante o lançamento também foi explicado que inicialmente a montadora ia apresentar apenas duas linhas, a R e a grande novidade, a S, que mantém um piso plano. 



Os vazamentos.

 Hoje em dia é muito comum vazar fotos de modelos que estão prestes a serem apresentado ao público e ao mercado de modo geral, com a Scania não foi diferente, primeiro uma foto do novo volante vazou, logo depois algumas imagens que mostrava alguns detalhes, e por fim, fotos da miniatura do modelo começou a circular na internet. É bem provável que as miniaturas tinham sido encomendadas pela própria Scania para presentear clientes da montadora.


O primeiro modelo visto.

  
 Em 20 de agosto de 2013, o primeiro modelo em test da NextGEN foi fotografado, e Iep Van Der Meer, jornalista responsável pelo site Iepieleaks foi o cara que fez a primeira reportagem sobre o possível novo modelo. Ironicamente ou não, é possível ver ele no vídeo do lançamento da nova Scania, sim ele estava entre os convidados em Paris para ver o lançamento do modelo. Caso tenha ficado curioso, a primeira foto do modelo foi essa, que pode ser vista abaixo. 




 Ao pesquisar a placa da mula de teste no TRANSPORT STYRELSEN, uma espécie de DETRAN na Suécia, descobrimos que o modelo foi registrado como um SCANIA R730LA6X4MNB fabricado em 2012. Segundo o registro, o modelo se encontra desativado.

O que sabemos?

 Bom, após um ano e mesmo que temos ainda o modelo em terras brasileiras, podemos aprender algumas coisas sobre o novo modelo. Vamos falar em tópicos para facilitar.

Interior.

 Um dos pontos que pessoalmente me chamou atenção foi o novo interior, ele é bonito, harmonioso e tem diversas novidades. O painel de instrumentos e agradável de olhar, na versão Premium, sim, aquele painel de instrumento com a grande tela do computador de bordo no meio não é o único, na verdade ele é o Premium, confira o Premium e o básico. 



 Ainda falando do interior, outro ponto interessante é o conjunto de botões para ligar os faróis, que geralmente fica no interior, mas no caso da NextGEN fica na porta, próximo aos controles dos vidros e dos ajustes dos retrovisores. 


 É claro, que você ainda pode ligar na chave por trás do volante como sempre foi, mas mesmo assim é um lugar curioso e ergonômico, ou seja, você não precisa fazer grande esforço para usar os controles. Abaixo segue uma ilustração do sistema e suas funcionalidades em inglês. 


Faróis na grade, para que servem? 


 Aqui chegamos em um ponto meio polêmico, que é sobre o farol na grade, que também nos faz lembrar dos faróis no teto, que alguns dizem que copiaram a DAF, mas voltando a grade, para que eles servem? Simples, para você pode enxergar melhor os buracos e desníveis da estrada há uma longa distância.

 Confira a imagem abaixo para entender um pouco melhor. 



 Segundo a Scania, é fundamental para o motorista ter uma melhor visibilidade possível da estrada durante suas viagens noturnas, então ela se concentrou em desenvolver os faróis na grade que ajude ao motorista. 

 Bom, é claro que o modelo tem outros pontos que poderíamos abortar aqui, mas vamos deixar para outra hora e agora vamos falar do que nós não sabemos. 

O que nós não sabemos?         

Os modelos.

 A Scania até o momento apresentou apenas as series S, R e G, faltando a P e a linha OFF ROAD, que como já mencionamos no blog deverá se chamar XT. Além disso, a Scania pode apresentar mais novidades, e claro uma das mais especuladas seria um motor acima dos atuais 730 cavalos no qual a montadora comercializa para as linhas R e S.  

 Entre outros modelos, existem os mais específicos como os Low Deck Enter. 


 Vale lembrar que a Scania mesmo falou que pretende lançar os modelos aos poucos no mercado.


Nova Scania no Brasil, quando?

 A Scania Brasil não comenta oficialmente sobre os novos modelos e tudo que sabemos ou melhor não sabemos e quando ele vai chegar por aqui. Há revistas do setor que apontam que o modelo pode aparecer na fenatran, porém não temos certeza ou pistas de que isso possa acontecer.

 Por mais que já noticiamos diversas vezes sobre os modelos em teste no Brasil, nas oportunidades que temos de conversar com a Scania, o assunto sempre e direcionado para questões do mercado, o que é uma realidade, já que o mercado não está nada favorável. 
Tecnologia do Blogger.