Header Ads

Main

Scania Irlanda confirma o fim da cabine Topline? Entenda

Scania Plantinium edition. Série especial aos 65 anos da Scania no Peru. 



 Anúncio foi feito no perfil da empresa no Facebook.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Com o lançamento da nova geração de caminhões da Scania, chamada de NextGEN, muitos notaram que, tanto a série R e S tinha apenas o nome Highline para as suas cabines mais altas, o que fez muitos pensar: Ué, cadê a cabine topline? Ou se você assim como nós do Midia Truck Brasil é de Minas Gerais, você pensou: Uai, cadê o trem da Topline?

 Bom, chegou a se cogitar que ela seria um dos lançamentos futuros da Scania, porém no último dia 2 de novembro, o perfil da Scania Westward que é a página da Scania Irlanda, no facebook postou a seguinte mensagem: 



 A tradução para a mensagem seria:

Fim de uma era!

 À medida que mudamos gradualmente da Scania R Séries para a nova geração de caminhões, podemos anunciar que a produção da série R TOPLINE está terminado. Se você está procurando uma série R alta, ou série P, agora é a hora de falar com seu vendedor! Caso contrário, você pode encomendar um fantástico novo série S V8 como este comprado por um cliente no início do ano.

 Essa mensagem pode nos levar a concluir ou que eles estão anunciando que a Scania só está parando com a antiga série R (Streamline) ou que sim, a clássica e nostálgica cabine Topline encontrou o seu fim, seja lá como for o caso, vale lembrar que no atual configurador da Scania, aparece apenas a cabine Highline tanto para a série R e S. 



A história da Cabine Topline


 A Cabine Topline foi apresentada para a série 3 em 1989, um ano após o lançamento da série 3 que foi produzida de 1988 até 1995 na Europa. Com o lançamento da cabine Topline, o modelo passou por algumas mudanças no interior e motorização na Europa, fazendo a Scania ganhar o seu primeiro Prêmio International Truck Of The Year de 1989, e curiosamente, uma réplica deste troféu / prêmio se encontra na entrada da fábrica da Scania aqui em São Bernardo do Campo SP. A Scania já recebeu o prêmio de International Truck Of The Year 5 vezes, em 1989 com a série 3, em 1996 com o série 4, em 2005 com a série R, em 2010 com a New-R-Series e por fim em 2017 com a nova série S. 

 A cabine Topline foi lançada no mercado brasileiro em 1993 para a série 3, modelo amado e idolatrado no Brasil até os dias atuais, e no qual foi homenageado em uma série especial nos 60 anos da Scania no Brasil. 

 Porém, por mais que a série 3 seja um caminhão elogiado pelos motoristas e pela crítica até os dias atuais e foi até mesmo categoricamente escolhido como o melhor caminhão dos últimos tempos pela Commercial Motor, maior e mais respeitada revista do setor de transporte na Europa, a cabine Topline não agradou a muitos, fazendo assim, nascer de forma no fundo de garagem, pela empresa BEERS Bedrijfsauto BV a adaptação chamada Starline, que era o Topline com um puxadinho.

SCANIA STARLINE COM O TETO QUE DAVA MAIS CONFORTO E ESPAÇO PARA O MOTORISTA 

 Não se sabe ao certo, quantos Scania foram convertidos em STARLINE, e a conversão podia ser feita para toda a série 3, ou seja os modelos R ou cara chata, os modelos T ou bicudos e também para a Streamline.

SCANIA STREAMLINE EM UMA FEIRA DE TRANSPORTE. MODELO LANÇADO EM 1991 E TINHA MOTOR DE 500 CV V8

 Com o fim da Série 3 em 1995 para a entrada da série 4, a cabine Topline passou a ser um modelo que oferecia um espaço bem maior em relação ao teto baixo, parte disso veio para competir com os concorrentes da época, como a Volvo que já oferecia a cabine Globertrotter deste a linha F10 de 1984, e foi repassada para as futuras gerações como a do FH, que teve sua primeira geração lançada em 1993.

 A nova cabine Topline seguia os moldes que são conhecidos até hoje, e curiosamente, nos primeiros modelos, a segunda cama não ficava nas costas da cabine, mas sim acima do motorista. 


NOTE NO CANTO DIREITO, SIM ALI ERA A SEGUNDA CAMA

 Bom, caso fiquem curiosos sobre como era o interior da primeira geração da cabine Topline, deixamos o vídeo abaixo (em inglês) mas dá para conferir os detalhes. O vídeo começa em 7:08 quando ele mostra o interior. 



 Com o tempo, a Scania adotou um novo esquema de interior para a série 4, fazendo a cama ir para as costas da cabine e onde ficava a antiga cama foi adotado os armários, assim como é nos dias de hoje. 



 Com a chegada da série 5 ou R-Séries, a Scania apresentou novidades no visual, a última geração dos modelos T, a nova série G e também a nova cabine Highline, e claro, continuou a oferecer a cabine Topline, que sempre foi o ápice em luxo e conforto que a montadora sueca oferecia para os seus clientes. 


Note na porta o adesivo Truck Of The Year 2005

 Além do interior renovado, a cabine Topline também recebeu uma nova logotipo, assim como a cabine Highline, o logotipo era um opcional e vinha bem a frente da cabine. 



 SCANIA T580 V8 TOPLINE. ÚLTIMO MODELO BICUDO PRODUZIDO ANTES DO SEU FIM EM OUTUBRO DE 2005 

 Nas gerações seguintes, algumas mudanças surgiram para as cabines tanto para a  Highline quanto para a Topline, uma delas era o acesso a caixa de ferramentas externo maior, além deste detalhe, e claro que tivemos o interior, fora isso em 2013 com a chegada da linha Streamline, as cabines receberam novas linhas, que ajudavam o modelo a ter um menor arrasto aerodinâmico. 

SCANIA STREAMLINE 125 ANOS COM CABINE TOPLINE

 Para nós brasileiros, as novas cabines Topline são apenas um sonho, já que a mesma não é comercializada no Brasil, ficando apenas com a Highline. Talvez por esse fato, não sentiremos tanta falta do modelo Topline, falta que ficará sentida, claro, levanto em conta se realmente ela esteja chegando ao seu fim, apenas para os apaixonados pela montadora sueca Scania, mas caso seja sim ou não o fim, é uma pena ver um nome sendo apagado, mas talvez podemos ter uma esperança, já que o nome Streamline criado em 1991 foi resultado em 2013, vai que a Topline volte....

 Mas caso não, fica aqui o nosso texto falando um pouco da história da cabine Topline.

 Este texto é uma pesquisa de Érico Pimenta. Caso tenha sugestão para o mesmo ou algo que ache que devemos corrigir, entre em contato pelo email contato@midiatruckbrasil.com
Tecnologia do Blogger.