Scania apresenta nova série P com motor de 7 Litros e túnel do motor rebaixado





Modelo ainda pode ser equipado com janela / vigia.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 No último dia 07 de dezembro, a Scania apresentou os últimos modelos da nova família de caminhões NextGEN, entre as novidades está a nova série L, mas como muitos sabem, durante o lançamento dos modelos Off Road agora chamados de XT, a Scania havia feito uma breve apresentação da série P, porém, na época foi mencionado que em breve novas configurações e novidades seriam apresentadas. Para a série P, a Scania apresentou o novo motor de 7 Litros (DC07).

 Com o novo motor de 7 Litros, a Scania conseguiu reduzir o túnel do motor em 95 mm, com isso a cabine P consegue ter os mesmos opcionais de guarda volumes da série G, além de novas configurações e possibilidades.   



A diferença é maior do que se pensa, ” diz Henrik Eng, Diretor de Produtos Urbanos da Scania Trucks. “Estamos convencidos de que muitos clientes que circulam exclusivamente ou parcialmente em ambientes urbanos irão apreciar esta opção. Existem vantagens puramente práticas, mas também uma sensação de espaço e arejamento, desejáveis neste tipo de aplicações.

 Esta opção de túnel rebaixado para a série P está disponível apenas para modelos equipados com o novo motor de 7 Litros e caixa Opticruise. A opção está disponível para todas as configurações de cabine da Série P.

 Além desta nova opção, a Scania também apresentou a possibilidade de incluir a janela vigia na porta do modelo, com isso a visibilidade é melhorada dentro de centros urbanos, no qual é o foco de operação do novo modelo.

 Janela vigia na série P. Intenção é aumentar a visibilidade do motorista dentro de centros urbanos. 

Novo Motor DC07

 O novo motor DC07 de 6 cilindros em linha foi desenvolvido em colaboração com a fabricante de motores Cummins, que é um parceiro de longo prazo da Scania no desenvolvimento de motores e competentes para motores. Dentro das suas características, o motor apresenta um funcionamento em baixas rotações e um turbo compressor de geometria fixa, o motor utiliza apenas o sistema de pós-tratamento SCR (redução catalítica seletiva) com tecnologia Euro6.


Novo motor DC07 é 360 quilos mais leve que o DC09.
 Outra característica importante do novo motor DC07 é o seu peso, quando comparado ao DC09, o DC07 é 360 quilos mais leve. Tal redução de peso, segundo a Scania pode ser convertida em carga útil, desde que todas as demais características se mantenha. Ainda segundo a Scania, com a sua otimização dos modelos, não há nada que impeça o cliente de conduzir veículos de até 26 toneladas com o novo motor de 7 litros.

 “As comparações com o DC09 são relevantes, mas se tiver de carregar muitas vezes um veículo de três eixos até ao máximo da sua capacidade, um motor maior e as características que ele proporciona são, provavelmente, a opção certa, ” Henrik Eng. “Talvez deva antes pensar num veículo de distribuição que possa começar o dia com um peso de carga bruta de 18 toneladas, mas que em breve passará para as 10 a 12 toneladas, após ter feito algumas entregas. Nesse caso é mais sensato não ter um motor com um desempenho desnecessariamente elevado, principalmente porque desse modo poderá poupar até 10% de combustível, segundo as avaliações da própria Scania. A nossa oferta inclui sempre a criação da solução certa, num diálogo com o cliente e com base nas suas reais necessidades. ” Complementa Henrik Eng. 


 O novo motor DC07 tem 3 opções de potência, 220 Cv, 250 Cv e 280 Cv. Confira os detalhes técnicos

Dados passado pela Scania Trucks.
  Com o lançamento do DC07, a Scania agora conta com 14 opções de motores distribuídos em 4 famílias:

DC07 (6,7 Litros com as opções de potência: 220, 250 e 280 Cv)

DC09 (9,3 Litros com as opções de potência: 280, 320 e 360 Cv)

DC13 (12,7 Litros com as opções de potência: 370, 410, 450 e 500 Cv)

DC16 V8 (16,3 Litros com as opções de potência: 520, 580 e 650 Cv)

DC16 V8 (16,4 Litros com a opção de potência: 730 Cv)

Todos os motores acima são Euro6.


Postagem Anterior Próxima Postagem