Header Ads

Main

Nova Scania pode chegar ainda em 2018

Foto: Créditos na foto.


 Novo modelo apresentando em 2016 já vem sendo testado no Brasil com diferente modelos e aplicações.

 Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A montadora sueca Scania, vem finalizando o seu calendário de lançamentos de sua nova geração de caminhões que e composta pelas séries L, P, G, R e S. É claro que dentro dessa programação, não poderia faltar o nosso Brasil, que apesar de uma crise econômica e política, vem se mostrando sinais de recuperação deste o último trimestre de 2017 e as vendas de caminhões iniciaram 2018 com números positivos, principalmente para a Scania.   

 Muitos apostam que o modelo deve ser apresentado apenas no segundo semestre de 2019 com entregas para o início de 2020, o que é algo comum em nosso mercado, porém, em sua primeira coletiva de 2018 que a Scania realizou em São Paulo, o Vice Presidente de Operações Scania, Roberto Barral revelou em entrevista ao canal Tá Valendo com Zeneto Furtado, que a Scania trabalha com um conceito de lançamentos de novos produtos, assim como foi em 2017 onde ela lançou os novos motores de 450 e 510 (vide R450 e R510), o novo Heavy Tipper é o Scania R620 V8 para operações de 91 toneladas. Durante a entrevista, Barral ainda explica que muitos estão querendo saber quando vem a nova geração de caminhões da Scania e que existe toda uma programação de lançamento e que em breve recebermos mais notícias sobre o novo caminhão.



Você pode acompanhar a entrevista completa no final deste texto.



A Nova geração de caminhões no mundo e os seus testes no Brasil

 Não é nenhuma novidade que o modelo já vem sendo testado no Brasil, a própria Scania lá em 2016 apresentou um vídeo durante o lançamento dos modelos R e S mostrando que aqui no Brasil estava sendo testado o modelo Off Road, que mais tarde foi lançando como XT.

 Além desse modelo XT, recentemente dois novos modelos foram flagrados, um se trata de um modelo 8x2, configuração que vem se tornando bem comum em nosso mercado, e também um modelo G, que está sendo testado pela Maroni Transportes.


Scania G410 6x2 2017. Modelo foi recentemente incorporado a frota da empresa. Foto Wagner Araujo via Instagram.
 Já pelo mundo, ainda falta lançar o modelo em alguns de seus mercados, como a China. Na semana passada o modelo foi lançado oficialmente na Austrália. Vale lembra que duas unidades já estavam rodando lá em testes sem disfarces e que em uma recente feira do setor de transporte, a Scania levou uma NextGEN para acompanhar as primeiras impressões de seus clientes por lá.

 Modelo apresentado ao mercado australiano. Foto Scania / TruckSales

As nossas apostas para o novo modelo

 Não esperamos algo de diferente dos modelos europeus, acreditamos que assim como aconteceu com a Streamline, a NextGEN venha com os mesmo opcionais que lá, é claro que existe um item ou outro que pode não vir pela pouca aplicabilidade em nosso mercado.

 Até o momento, nenhum modelo da série S foi fotografado em testes (que mesmo com toda a camuflagem, dá para notar as diferenças) então suponhamos que em um primeiro momento pode ser que a série S pode não ser apresentada ao mercado, o que pode ser algo meio chato, já que olhando para a concorrência, a Mercedes-Benz oferece uma opção com piso plano, além de ter lançando da Fenatran uma versão do Axor com o cofre do motor rebaixado. Já a Volvo, tem um cofre do motor bem baixo no interior do FH, o que gera mais conforto. 


 Com isso, acreditamos que possa ser apresentados as séries P, G e R, não muito diferente da atual linha da Scania no Brasil, quanto ao modelo XT acreditamos que possa vir mais adiante. 

 Confira a entrevista de Roberto Barral para o canal Tá Valendo com Zeneto Furtado, não se esqueçam de se inscrever no canal


Tecnologia do Blogger.