Header Ads

Main

Zero Emissões: ULEMCo planeja converter um caminhão com motor a diesel para hidrogênio




Empresa já converteu carros com motores a diesel para hidrogênio.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A ULEMCo (Ultra Low Emission Mileage Company ltd) localizada em Liverpool no Reino Unido, especializada em conversão de veículos a diesel em veículos a hidrogênio anunciou que está planejando converter um caminhão, um Volvo FH 16 a diesel em hidrogênio.

 Normalmente um motor a hidrogênio funciona em um de dois métodos: combustão ou conversão da célula de combustível. Na combustão, o hidrogênio se queima como no esquema de um motor de combustão interna, da mesma forma que a gasolina, ou outro combustível. Já através da conversão da célula de combustível, o hidrogênio se converte em eletricidade através de células de combustível que movem motores elétricos — nesse esquema a célula de combustível funciona como uma espécie de bateria elétrica.



 A ideia da ULMENCo é usar o hidrogênio como combustão. Amanda Lyne, CEO da ULEMCo, comentou ao site Transport Engineer: “Historicamente, quando é “queimando” hidrogênio em motores de ignição por centelha, você pode ver a produção de NOx se elevando, mas através de nossa experiência, acreditamos que podemos reduzir as emissões”.

 O motor será modificado para incluir a ignição por faísca, mas “provavelmente não” será equipado com sistemas de pós-tratamento de emissões, que também terão o benefício de reduzir custos.

 A empresa planeja ter um modelo conceito e homologado até o final deste ano de 2018. Ainda segundo a ULEMCo, este será um dos primeiros caminhões com tal tecnologia com pelo menos algo acima dos 300 cavalos de potência. O modelo vai poder transportar uma carga útil de 17 kg de hidrogênio, espera-se que seu alcance descarregado fique um pouco abaixo de 300 km (186 milhas).

A empresa é apoiada pelo financiamento da Innovate UK R&D.


Tecnologia do Blogger.