Header Ads

Main

Mercedes-Benz inaugura Campo de Provas no Brasil


 Campo de Provas em Iracemápolis, no interior paulista, é o maior do Hemisfério Sul e o mais avançado e tecnológico do Brasil no segmento de veículos comerciais

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A Mercedes-Benz inaugura hoje em Iracemápolis, São Paulo, o seu novo campo de provas, no qual é o maior do hemisfério Sul, e também o mais avançado e tecnológico segundo a montadora. O campo de prova é um fruto de um investimento de 90 milhões de reais, e o local abriga, num terreno de 1,3 milhões de metros quadrados, 16 pistas de asfalto, concreto e terra em uma extensão total de 12 km.

Novo campo de provas da Mercedes-Benz localizado em Iracemápolis São Paulo

Esse moderno e avançado Campo de Provas amplia notavelmente nossa capacidade de simulações e testes, acelerando e otimizando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais para nossos clientes do Brasil e de outros mercados de exportação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com esse novo passo marcante de inovação e evolução, a Mercedes-Benz reforça ainda mais sua presença na plataforma global de desenvolvimento do Grupo Daimler”.



 O novo campo de provas conta com diversas tecnologias que começam deste a sua construção, segundo a Mercedes-Benz em seu comunicado à imprensa. O campo de provas foi construído em 18 meses e foram movimentados 1.500.000 metros cúbicos de terra. A técnica de construção civil e os materiais utilizados asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas. Além disso, o projeto exigiu dos construtores uma tolerância máxima de 5 mm na superfície das placas. Este foi um grande desafio encarado e vencido pela engenharia civil brasileira no qual garantiu manutenção das características das pistas por 30 anos garantindo um altíssimo grau de repetibilidade dos testes, o que resulta em alta qualidade e confiabilidade no desenvolvimento dos veículos.

 Ainda segundo a montadora o campo de provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System. Esta grande novidade no mercado brasileiro se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.


Test na pista OFF-ROAD no novo campo de provas da Mercedes-Benz
 Através do novo campo de provas, a Mecedes-Benz “garante e amplia os recursos para o desenvolvimento do produto nacional garante e amplia os recursos para o desenvolvimento do produto nacional, visando, em primeiro lugar, o cliente e suas demandas específicas para um mercado tão competitivo quanto o brasileiro. Essa unidade é um laboratório que simula, em condições reais, as características de robustez e durabilidade dos veículos que estarão em breve nas ruas e estradas do País.” Afirma a montadora em seu comunicado à imprensa.




 Com o novo campo de prova, a Mercedes-Benz vai conseguir desenvolver diversos testes no mesmo local, incluindo variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança e ruídos. A pista de testes de conforto acústico e térmico completa a estrutura do campo de provas. Os testes são realizados de acordo com a norma ISO 10.844, visando a homologação nacional e internacional dos diferentes componentes dos veículos.


Caminhões e ônibus serão testado no novo campo de provas da montadora

 Além das pistas de testes, o Campo de Provas conta com uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Compartilha com a fábrica de automóveis recursos de segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos colaboradores da equipe.

  A empresa responsável pela concepção do projeto do Campo de Provas foi a alemã Tilke, que já atende a Daimler na Alemanha. A ela juntaram-se os fornecedores: Minerbo-Fuchs (projeto executivo e gerenciamento da obra), Viobras (terraplanagem), Construcione (contratada geral para a construção do Campo de Provas), Leonardi (produção e montagem das placas de concreto), Gutier (construção da oficina) e Invenio (sistema informatizado de assistência à condução dos testes)


Tecnologia do Blogger.