Header Ads

Main

Volvo apresenta FE Eletric para até 27 toneladas


Modelo é o segundo caminhão elétrico apresentado pela Volvo em três semanas

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 No dia 12 do mês de abril, a montadora sueca Volvo, fez a apresentação de seu primeiro caminhão elétrico, um FL, agora três semanas depois ela anuncia o seu segundo caminhão elétrico, um Volvo FE que tem a capacidade de carga de até 27 toneladas, o modelo ainda e destinado a operações urbanas, como coleta de lixo por exemplo.

 "Com a introdução da Volvo FE Electric, temos uma gama completa de caminhões elétricos para operações urbanas e estamos dando um outro passo estratégico para o desenvolvimento de nosso suprimento total em soluções de transporte elétrico. Isto abre as portas para novas formas de cooperação com as cidades que procuram melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do tráfego e o congestionamento em horários de picos, uma vez que as operações podem ser executadas silenciosamente e sem emissões de Gases nas primeiras horas da manhã ou da noite" explica Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.


 O primeiro Volvo FE Electric, foi implementado pela Fauno, maior encarroçador da Europa para a operação de recolhimento de lixo, é vai começar a operar no início de 2019 na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.

 "Hamburgo, que em 2011 foi nomeado como a "European Green capital", tem trabalhado com sucesso em várias ações para melhorar o desenvolvimento urbano ecológico e sustentável. E isto aplica-se ao setor dos transportes, onde os ônibus eléctricos da Volvo já estão sendo utilizados no sistema de transporte público. As experiências e objetivos da Volvo faz a cidade de Hamburgo ser um parceiro muito interessante para nós", diz Jonas Odermalm, vice-presidente de linhas de produtos Volvo FL e Volvo FE.

 O novo Volvo FE Electric estará disponível em diferentes configurações para atender melhor às necessidades do mercado. Por exemplo, o modelo Low Deck Entry da Volvo, facilita a entrada e saída para o “cockpit” e fornece ao condutor uma visibilidade completa do tráfego. Outro destaque fica para as operações sem vibração e baixo ruído o que faz com que o ambiente de trabalho melhore. A capacidade da bateria pode ser otimizada para atender às necessidades de cada um e a carga é realizada através da rede elétrica ou de estações de carregamento rápido.




"Nossas soluções holísticas de transporte elétrico são projetadas para atender às necessidades específicas de cada cliente e da cidade. Além dos veículos, oferecemos tudo o que você precisa, desde a análise de rotas até serviços e financiamentos através da nossa rede de fornecedores e oficinas em toda a Europa. Também mantemos uma colaboração estreita com provedores de uma infraestrutura de carga", diz Odermalm.

 Detalhes do Volvo FE elétrico

 Caminhão totalmente elétrico para distribuição, coleta de lixo e outras aplicações em condições urbanas com capacidade de 27 toneladas.

Motor:
Dois motores elétricos de 370 kW. (Power cont. 260 kW) com uma caixa Volvo de duas velocidades.

Torque:
Torque 850 nm. Max Eixo traseiro: 28 KNM.

Armazenamento de energia:
Baterias de íons de lítio, 200-300 kWh.

Alcance:
Até 200 km.

Carga:
Há dois sistemas de carregamento diferentes disponíveis.
CCS2: potência máxima de carga: 150 kW DC.

Carga de baixa potência: potência máxima de carga: 22 kW DC.

Tempo de carregamento:
Para carregar completamente a bateria vazia (300 kWh): CCS2 150 kW: aprox. 1,5 horas; Carga de baixa potência: aprox. 10 horas.


Tecnologia do Blogger.