Iveco encerra a produção do PowerStar 7800 na Austrália

Modelo tracionava até 140 toneladas

 A Iveco Austrália, marca do grupo CNH Industrial, encerrou a produção do modelo PowerStar 7800, caminhão que era ofertado exclusivamente para o mercado australiano. O 7800 contava com um “Trem de força americano, conforto europeu é desenhado e construído para a Austrália” frase essa que era o seu slogan e ele realmente era essa mistura que fazia sucesso.




O modelo podia ser equipado com três motores diferentes, ambos Cummins, sendo eles:

Cummins ISX 550 HP e 1.850 lb ft de torque,

Cummins ISX 600 HP e 1.850 lb ft de torque,

Cummins SIGNATURE 600 HP e 2.050 lb ft de torque.

 Ainda falando do trem de força, o PowerStar era equipado com uma caixa Eaton Roadranger RTLO-20918B 18 de velocidades manual. Os eixos traseiros eram fabricados pela Meritor modelo RT52-185 com capacidade para 20.9 toneladas e com suspensão Iveco “Cantilever” com capacidade de 22 toneladas.

 Para percorrer grandes distancias, o modelo era equipado com 4 tanques de 450 litros cada um, somando 1.800 litros. Na parte elétrica o PowerStar contava com 4 baterias de 620 amperes com alimentação de 24 volts.

 Calçando os 3 eixos do PowerStar, ele tinha pneus Goodyear 385/65R22.5 LHS II no eixo frontal e nos 2 eixos traseiro, pneus Goodyear 11R22.5 G367 que poderiam ser montados em rodas Alcoa 8.25DC x 22.5 10-stud 285mm PCD alloy ou em rodas raiadas.

 Já na parte de interior o modelo adotou o interior do Hi-way a partir de 2013 porém com algumas diferenças essas que ficam na parte do console central. O PowerStar também contava com alguns manômetros a mais encima do painel. A cabine do modelo foi desenvolvida para concorrer diretamente com os modelos americanos oferecidos no mercado, ela contava com cama grande, armários, Tv de tela plana de série e sistema para TV/DVD já de fábrica e geladeira.

A história do PowerStar

 
O Iveco PowerStar foi desenvolvido nos anos 90 pela equipe de engenharia da Iveco Austrália. O modelo chegou ao Brasil por volta dos anos 2000, já que a sua produção oficial começou em outubro de 1999 na Argentina. A primeira geração do Iveco PowerStar foi construída na plataforma do EuroTech 450E37. No total 121 unidades do modelo foram destinadas ao Brasil e Venezuela, tornando o modelo raro mas comum de se encontrar em sites de vendas de usados como o Mercado Livre.

 Na Austrália, o modelo ganhou uma segunda e desconhecida geração, no qual era um facelift da primeira geração, porém se na Austrália a primeira geração tinha sido um sucesso por implementar um Driveline ou Trem de força americano, a segunda geração apostava nos motores Cursor e a caixa EuroTronic II, que por mais que esse Trem de força tinha o seu sucesso na Europa, ele não funcionou muito bem na Austrália.

 A Terceira geração (e atual com alguns facelift) é oferecida na Austrália em duas versões, 6400 com motor FPT de 450, 500 ou 560 cavalos e na versão 7200 com motor Cummins ISX.  

 O PowerStar 7800 foi apresentado ao mercado em 2012, na época a primeira empresa a receber o modelo foi a Robertson's Transport, empresa especializada no transporte de animais vivos.

Irmão Holandês

 O Iveco PowerStar tem um irmão originário da Holanda chamado de Strator, que na verdade é um Iveco XP convertido para o modelo bicudo e recebe o nome de Strator. Esse processo e feito pela  Charles Feijts Groep, grupo que tem uma concessionária Iveco e transportadora. 

O Midia Truck Brasil já falou desse processo, para ler acesse o link abaixo:


 Atualmente o PowerStar compete no Rally Dakar, no qual o Midia Truck Brasil a convite da Iveco Brasil viajou até a Argentina no inicio deste ano de 2018 para participar do Iveco Dakar Experience*.

 O atual Iveco PowerStar comercializado na Austrália é construído na base do modelo Trakker.

 *Confira um pequeno vídeo da nossa volta no Iveco PowerStar que competiu no Dakar pilotado pelo Federico Villagra. (P.s por algum motivo trocaram meu nome de Rafael para Rafale, sentei ao meio do modelo).




Postagem Anterior Próxima Postagem