Header Ads

Main

Entrevista com César Augusto


César Augusto Campeão de Sábado em Contagem MG



 César Augusto foi o campeão no Sábado dia 15/09 de Setembro da etapa mineira da competição Melhor Motorista De Caminhão Do Brasil que foi realizada da casa Itaipu Scania. César ainda não acreditava muito que tinha conseguindo ficar em 1º lugar no sábado e garantido a vaga para a final em São Paulo. Cesar já tinha participado em 2010 da competição mais o mesmo ficou em 18º lugar. Fizemos a entrevista cerca de 12:40 e ele escolheu o Auditório que havia sido montado para a competição.



Comecei perguntando a ele como tinha sido ganhar a etapa de Contagem MG,vejamos abaixo o que eles nos contou:

César Augusto:

Então o que ocorreu,ele chamou o 3º Lugar,minha chance foi diminuindo,chamou o segundo e criou esse suspense,eu queria esta entre os 15 mais talvez não tinha feito um bom trabalho é na competição ontem tinha dois Cesar,dois,César Luiz e César Augusto. Quando o Rodrigo,uns dos coordenadores disse: Eu tenho o prazer e a honra de chamar o motorista campeão da 8º Regional de Contagem Minas Gerais “César” quando ele falou Augusto..eu desabei, Eu atravessei....esses cone tropeçando,ajoelhei para reverenciar a agradecer a Deus. Isso ai.

MT Brasil: Então foi um momento grande estou até vendo que você esta emocionado.

César Augusto: Me desculpa.

Mt Brasil: Não,sem problema.

César Augusto: É que até agora,eu com sinceridade,eu vou para a final,eu vou estar la dia 25,eu vou estar la em São Bernado junto com os 24 melhores, mais essa aqui foi a maior conquista da minha vida,eu tive muitas outras,mais essa aqui foi a maior conquista da minha vida como profissional.

Mt Brasil: Na sua procura pelo melhor resultado, você acha que por você não ter focado em ficar em primeiro lugar,isso contribuiu para o seu resultado de ontem?Por ter sido o primeiro,ontem você está tranquilo?

César Augusto: Não,na realidade,para ser sincero não,um dos maiores desafios não e o conhecimento, eu sabia que eu tinha o conhecimento,domínio,apesar da maquina ser superior a que eu estou acostumado,mais eu sabia o que eu estava fazendo,eu sabia minha lição de casa,eu só tinha que ter cuidado,mais o meu maior desafio foi o meu Eu. É o tempo todo a adrenalina aumenta demais, sistema nervoso, é uma competição e você luta contra o tempo, você luta consigo mesmo o tempo todo mais buscando,vai vai vai você vai conseguir sabe, o medo de errar, a incerteza de acertar, mais você sabe que aquela cobrança do certo e do errado do seu eu,vai que você consegue, você sabe o que está fazendo e o outro cuidado olha não e assim sabe, quando você ver o resultado final eu digo para você não tem palavras para falar assim: “Olha esse sentimento e assim” não tem palavras só estando dentro e sentir. Eu acordei as 3 horas da manha hoje depois de ter deitado muito tarde por não conseguir dormi ,eu acordei as 3 horas com as mão molhadas , sem acreditar que no dia anterior eu tava aqui competindo e tinha ganhado.

Mt Brasil: Em São Paulo , você vai estar entre os melhores de cada regional,ou seja vai ser um nível maior e mais experiência , você já está se preparando para essa final em São Paulo?

César Augusto: Antes de vir para cá eu simulei situações dentro da mina,porque a gente trabalha dentro de mina,mineração,a mineração e um serviço muito severo é muito difícil, eu criei situação para dificultar e quebrar o gelo, sabe o que e quebrar o gelo? eu entrava dentro do caminhão e falava assim: “Eu to no campeonato Melhor Motorista do Brasil” porque eu já havia sido convocado, eu to dentro do circuito e tem um monte de gente me olhando e eu tenho que fazer isso e isso e eu tenho que me sentir dentro para quebrar o emocional , eu me preparei antes de chegar aqui duas semana diretas todos os dias me expondo a situações bem criticas para ver o meu domínio e ser preciso,buscar o golpe de vista,valeu muito e ajudou muito.Uma coisa eu tenho certeza eu não sei a altura que eu vou alcançar em São Paulo mais eu vou buscar.


Mt Brasil: Você participou em 2010 e o campeonato teve criticas como você falou,esse ano o campeonato alcançou record em inscritos.

César Augusto: Record 47.000 candidatos para qual foram sorteados segundo o “Face” ( pagina oficial da scania no facebook ) que a gente acompanha, parece que uma media de 960 ou um pouco mais porque eles convida e alguns vem outros não, mais digamos que esses 47.000 a gente esta entre os mil melhores selecionados e quando chegamos na regional e segundo eles também só em Minas Gerais são mais de quatro mil inscrições que optaram para Contagem,desses quatro mil vai fechando uns 110 estão entre os melhores de um numero bastante significativo né ? Estar aqui,não importa o local,a posição que você alcança você já e um campeão.

Mt Brasil: Com Certeza. Como você falou o emocional tem que ser bem controlado. Durante alguma prova ou antes de fazer,você pensou tanto nela que achou que não ia conseguir um bom resultado? ou achou que na hora ia acontecer alguma coisa que poderia afetar o seu resultado?

César Augusto: É uma pergunta difícil de responder pelo seguinte: Primeiramente eu vou ser sincero com você ,eu pedi a Deus que me iluminasse naquele momento que eu sentasse no caminhão , era eu e a maquina e que ele tomasse conta do que fosse certo,que fosse justo sabe e em momento algum eu duvidei disso sabe,mais eu para ser sincero eu não esperava de forma alguma alcançar o topo ,ontem eu buscava uma posição melhor,mais os resultados foram acontecendo positivamente e via e sabia que não tinha errado, então eram os números, mais o nível de candidatos ontem,o nível da prova ontem foi muito próximo do excelente.

Mt Brasil: Você acredita então que para São Paulo seu trabalho vai ser maior para buscar o primeiro lugar e em relação a isso,como você acha que vai se sentir se ganhar em São Paulo, você acha que vai ser bem mais emocionante que ganhar aqui em Contagem?

César Augusto: Diante do que eu vivi aqui,eu tenho que me preparar muito para o coração aguentar porque a emoção e indescritível.

Mt Brasil: A quantos anos você trabalha com caminhão?

César Augusto: A 25 anos.

Mt Brasil: É uma boa experiência. Você acha que por ter,como a gente já falou,um record em inscritos esse ano, os motorista estão dando mais atenção a competição e encarando ela com mais seriedade e indo competir para ganhar?

César Augusto: Eu acompanho de 2010 para cá todo o trabalho que a Scania ta fazendo ,mais eu conheço o trabalho da Scania ao ponto de chegar a te mostrar o que eu vejo disso ,quando a Scania em 2006 mais ou menos abril o Master Driver e foi buscando a capacitação e uma melhoria de conhecimento de melhor condução para um melhor desempenho do veiculo isso foi trazendo a débitos e a necessidade de mercado hoje e a tecnologia chegou a tal ponto que aqueles que não buscarem conhecimento e capacitação eles não tem mais espaço no mercado, quando eu iniciei profissionalmente em 1982 lá atrás com caminhão qualquer uma era motorista era só querer,era só montar em um 1113 dirigir um truquinho ou uma carretinha era motorista e até era uma profissão que as pessoas e que alguns ate hoje pensa que e dessa forma mais não é , que era a ultima opçao que você tinha, não tem o que fazer,tirou a carta e vai ser motorista, hoje não,hoje o cara tem que fazer aula de pilotagem,aula de conhecimento,tem vários computadores e vários módulos no equipamento vigiando freio vigiando a condução,vigiando uma lanterna e o veiculo hoje de da uma nota de condução econômica é hoje eu conheço,só não eu mais muitos outros profissionais hoje dentro do caminhão e ser melhor porque o caminhão esta notando os erros e isso e você buscar qualificação,conhecimento e todo curso que o profissional pode buscar ninguém tira dele.

Mt Brasil: Você acha que hoje com tanta tecnologia no caminhão como você falou,o motorista,um bom motorista tem que saber mais de como funciona o computador ou ele ainda tem que conhecer muito a mecânica física do caminhão?

César Augusto: Na realidade e um conjunto né,a maquina aparentemente e o mesmo,o trem de força e o mesmo mais agora e todo vigiado então o conhecimento de como conduzir esse veiculo e o que vai fazer a diferença e quando você começa a conhecer,você respeita a maquina ,respeitando a maquina você tem uma boa condução nas estradas, respeitando a maquina você vai agredir o meio ambiente e isso hoje e o nosso futuro.

Mt Brasil: Bom eu posso até ficar um pouco emoçionado por entrevistar você porque eu sou um grande fã de Scania na verdade e você dirigiu um R620 V8 o caminhão mais potente do Brasil.O que você tem a falar sobre ele?

Cesar Augusto: É um senhor caminhão.Ele sobra força num giro muito baixo muito economico, da para conduzir ele é ele vai dar trabalho para muita gente.

Mt Brasil: Você compraria um para você?

César Augusto: Pergunta dificil heim,... Lógico,como podemos dizer,eu ate passei a mão nele ali e pensei: Um dia talvez eu vou ter um,mais...,para Deus nada e impossivel né? mais e um caminhão que eu posso dizer para você que pode comprar este Scania,que não tem carga que ele não transporte, sobra força ,sobra potencia ,um caminhão confortavel,maçio ,economia maravilhosa ,visibilidade, dominio, o caminhão responde. Isso é o que eu posso falar para você,ele responde, aquilo que você precisa ele responde,na realidade ontem eu queria que ele estivesse engadado no Dolly co uma prancha de 5 eixos com uma maquina 700 emcima, ele leva embora.

Mt Brasil: O caminhão como você falou ele responde muito,tem uma nova tecnologia que e totalmente nova para o Brasil e tem também e não podemos esquecer um motor Euro 5. Nesses 25 anos que você tem de profissão você acompanhou muita evolução. Para você como a Scania esta se saindo nessa evolução e a partir de qual momento a Scania entrou nesses 25 anos de profissão?

César Augusto: Na evolução a Scania, eu era muito menino e conheci o famoso “Jacaré” e quando eu era menino era um sonho você montar em um 111 você tinha que ser filho de caminhoneiro,tinha o 111 e o 1519. O 1519 na minha epocá ele era o Top, a Scania trouxe 112 para o mercado com uma evolução fora do comun e ele fez assim “a arvore floriu” mais ela arrenbetou quando fez o HW, o 112 HW ali,ela já começou a mostrar que iria dar trabalho no mercado,depois entrou o serie 3 com o 113 no mercado que já e o HW bem melhorado eu não tenho certeza ou nem posso te dar certeza se era assim , ali ela começou a evolução e não parou mais não,então ela foi ate 1998 quando trouxe o 124 que era argentino. Eu acompanho a Scania.

Mt Brasil: É da para ver.

César Augusto: Eu trabalhei em um amarelo “piu piu” puxando cegonha,na cegonha ele era um avião né, e qualquer um paravá, porque era um caminhão totalmente diferente, aerodinamica fora do comum e ele era meio argentino ainda e unas coisas foram adaptando e eles foram melhorando nisso,mais de uns tempos para cá o serie 4 foram melhorando de mais e veio a versão Opticruise e eles foram melhorando,melhorando,melhorando e hoje não tem pra ninguem.

Mt Brasil: Sim,eu ate me lembro que a Serie 4 trouxe a serie Evolução com novo motor e caixa de machas,você chegou a dirigir um?

César Augusto: Dirigir a Evlução,Dirigir a Horizontes, trabalhei com uma Horizonte na Lubiani,eu trabalhei na Lubiani puxando Caterpillar e Volvo, Volvo Maquinas,Trabalhei com um Millenium serie especial também na Lubiani e foi um caminhão que me marcou muito porque não tinha onde eu andava e as pessoas não observassem e agora estamos esperando uma serie especial sair porque a Scania tem tradição em fazer serie especial e abala corações, motor e tecnologia já tem e jogar uma serie especial ae.

Mt Brasil: Como você falou a Scania tem muita serie especial. Eu considero a primeira serie especial a scania super de 1970 como o inicio delas que era um L76 ou 111 com mais força no motor,logo após veio a Jubilieum que era um 112 preto com faixas douradas,epois veio a Millenium,Horizonte e depois a Rei Da Estrada com um motor de 480 cv V8 que com certeza também foi um grande marco e hoje a Scania acaba de lançar a serie 55 Anos Scania Brasil que e na cor azul.

César Augusto: Eu ainda não conheci.

Mt Brasil: Eu so por foto ainda, e sé em São Paulo tiver uma 55 anos brasil la,você vai ficar com aquela vontade de dirigir ou vai ficar so olhando?

César Augusto: E a mesma pergunta que eu te respondo da forma do R620 né,quem não quer montar em um?.Ontem ate na prova meu anseio era fazer o test de percurso no R620 e eu fiz, um sonho realizado por que eu achei,bom pelo menos pensei a principio que será que e só essa oportunidade que eu vou ter de dirigir um caminhão com essa potencia? Mais hoje eu te falo,eu retorno para a empresa para poder falar para o meu patrão: “Aqui,olha,compra porque vale a pena, porque a gente puxa maquinas pesadas e esse caminhão vai casar como uma luxa e vai dar condição e um reboque combinado e vai estar respondendo sem problema algum”.

Mt Brasil: A Scania tem varios seguimentos de veiculos, deste o inicio da Scania,deste quando eram importados pela Vermag que eram os L76 na cor azul e depois teve a fabrica em São Paulo ate o ultimo modelo hoje tem algum Scania que quando passa na Br você tem que parar para poder admirar ele?

César Augusto: Eu vou dizer uma coisa para você O Rei Da Estrada V8 aquela serie especial que saiu em azul metalico ele marcou e nessa epoca eu trabalhava na Lubiani e você ouvia o motor dele funcionando o coração batia forte.

Mt Brasil: Eu já tive bem de frente com um Rei Da Estrada,mais infelizmente ele não estava em um bom estado. A Scania tem também a R580 V8 King Of The Road que e na cor vermelha Rubi,o que você diria sobre ele?

César Augusto: Eu nunca dirigi um caminhão semelhante a esse,mais conhecendo a Scania como eu conheço e os detalhes que ela não deixa passar para tras concerteza deve ser uma maquina entanto.

Mt Brasil: Como você falou a Scania não deixa passar detalhes,na sua opinião,o que você acha que tem que ter no proximo lançamento da Scania no brasil? O que ela tem que colocar no proximo Lançamento?

César Augusto: Voce diz assim que na forma que eu vejo o que ela devia fazer para travez um novo caminhão?

Mt Brasil: Sim

César Augusto: Isso engloba muitas coisas porque você tem leis que não deixa trazer motores mais fortes,não que a gente precisamos hoje porque a tecnologia ao ponto que ela avançou e nossas estradas ainda são muito decadentes,mais hoje olhando para maquina,pelo designer e aerodinamica,o trem de força o acabamento eu não vejo falta isso ou falta aquilo.

Mt Brasil: Para finalizar essa entrevista infelizmente quero fazer um jogo bem rapido com você. Eu quero que você resuma em uma palavra ou frase algunas palavras que eu vou falar,a primeira é SCANIA

César Augusto: Superação.

Mt Brasil: A Competição.

César Augusto: Coração

Mt Brasil: Ser o campeão de contagem.

César Augusto: Presente de Deus.

Mt Brasil: Muito Obrigado e agradeço pela entrevista.

César Augusto: De nada.


 Bom quero agradecer de verdade ao César Augusto por ter me dado atenção e ter aceitado dar a entrevista a Midia Truck Brasil e também a Larissa Pontes que me apresentou ao Cesar.

César a Midia Truck Brasil está na torcida por você!!!

Foto tirada após entrevista

Tecnologia do Blogger.