Header Ads

Main

Miniaturas. Como posso começar a minha coleção?




 Sem duvidas,a cada dia mais,vem crescendo o numero de pessoas que começam a colecionar miniaturas, seja de carros, motos, tratores, avião e caminhões. Vamos mostrar como inciar a sua coleção de miniaturas de caminhão com algumas dicas, marcas e os melhores lugares para comprar.



 Mais primeiros temos que saber duas coisas: O que e Scala? e quais tipos de miniaturas encontramos no mercado?

 1. Scala:

 Scala e o tamanho da miniatura,esse tamanho e calculado de forma simples de se entender, um exemplo, a scala 1:50 por exemplo, isso quer dizer que a miniatura e 50 vezes menor que o veiculo original. No mercado existe varias e varias Scala, e a maior scala que se tem de carro e 1:10 e para caminhão 1:16.

2. Diecast, Plastimodelismo, Resina, Madeira. Qual colecionar?

 Aqui começa a definição da sua coleção,existe 4 tipos básicos de miniaturas, cada uma apresenta seus pontos positivos e negativos. Vamos conhecer cada um.


Diecast:


 
  Diecast e a miniatura de ferro e plástico, para inicio de coleção são muito boas e principalmente para modificações, já que sua base e de plástico e a cabine de ferro, sendo assim possibilita muitas modificações, as miniaturas em diecast são boas e até se encontra uma facilidade para achar vários modelos no mercado, mas, existem miniaturas de padrão baixo e alto.

Pontos Positivos: Grande variedade de modelos no mercado e fácil de se encontrar.
                              Miniaturas ricas em detalhes.

Pontos Negativos: Também há uma grande variedade, mais nos preços, as miniaturas podem ter 200% de diferença de uma loja para a outra no mesmo modelo.


 Plastimodelismo:



 O Plastimodelismo sem dúvida não tem limites para você criar a sua miniatura exclusiva, a da foto mesmo por exemplo, foi construída com 3 kits diferentes. No plastimodelismo você pode comprar uma miniatura pronta ou o kit para montar, que geralmente vem com 100 peças a mais, e alguns detalhes você mesmo pode construir com pedaço de plastico ou resina. O plastimodelismo abre uma grande variedade de modelos e veículos, o plastimodelismo começou como brinquedos pós guerra e ate hoje existe no mercado vários kits para montar.

Pontos PositivosSe torna quase infinita as possibilidade de montagens de miniaturas exclusivas.

Pontos NegativosOs kit de plastimodelismo não vem com tintas e nem cola para sua montagem, então deve se pesquisar bastante antes de comprar o seu. Os kits são difícil de se encontrar no Brasil.

Resina:



 As miniaturas em resina apresenta um contraste dependendo do artista, já que elas são feitas a mão, ou seja, uma pequena obra de arte, então para conseguir encontrar uma boa com detalhes você deve pesquisar bastante e sempre buscar um bom preço, já que como e artesanal pode apresentar preços elevados. 



Pontos PositivosFacilidade de se encontrar.

Pontos NegativosAlgumas apresenta pouco detalhes e podem ser frágeis.

Madeira:


 Ah sim,miniaturas em madeira, parece incrível, não parece ser de madeira. Talvez quando você viu essa da foto pensou nisso, mais sim, ela e de madeira. As miniaturas em madeiras vem se tornando mais comum hoje em dia, na verdade elas estão a mais tempo que você possa imaginar, por exemplo a Lego começou fazendo pato, ônibus e caminhão de madeiras antes de fazer os bloquinhos de plástico que conhecemos hoje em dia. As miniaturas em madeira podem apresentar vários níveis hoje é um dos melhores artesão que podemos encontrar até o momento desse artigo foi o Ronaldo Costa.


Pontos PositivosTem scala de ate 1:10, ou seja, podem chegar até 1.5 metros de comprimento. Podem ser feitas miniaturas de qualquer modelo a sua escolha.

Pontos Negativos: Assim como a resina, essas miniaturas são feitas a mão e tem preços que podem ser considerado altos de mais por alguns.


 Bom, conhecemos os 4 tipos no mercado hoje, mais como posso iniciar minha coleção?

Uma boa coleção sempre tem um critério, que pode varias por marca, fatos históricos ou ate mesmo por era. Você pode colecionar por exemplo caminhões só da Scania, Mercedes, Iveco, Volvo e por assim vai, ou pode também colecionar apenas os melhores modelos de cada marca ou seja os sucesso de cada. Existem vários critérios para se colecionar e você também não e obrigado a seguir, você pode por exemplo ter uma coleção mista em scalas, marcas e modelos, mais para ficar mais organizado seria bom separa por scala. Vamos conhecer agora alguns critérios.

Scala:

 Colecionar por scala e uma boa coisa, mas, não são todas as scalas que apresenta uma variedade de modelos, hoje em dia a scala que mais se encontra modelos e 1:50. A Scala 1:50 para alguns pode ser ruim,devido que eles acham que são pequenas de mais, isso e basicamente verdade, mais no entanto e a scala que mais oferece suporte.

Era:

As coleção por era sem duvidas são maravilhosas, mais requer muita pesquisa porque são modelos mais complexo e difícil de se achar no mercado.

Marca:

 As miniaturas por marca são mais simples e fácil de se colecionar, já que se uma fabricante de miniatura faz um modelo de certa marca, ela faz outros modelos.


 Agora eu já sei o que e scala, tipos de miniaturas. Onde eu compro?

 Agora e vem o nosso ponto alto. As lojas de miniaturas existem aos milhares, mais vamos mostrar as melhores.

Miniaturas Diecast:

Lojas:

3000Toys. E uma boa loja, com preço bem bacanas, mais ela fica nos EUA e só vende para o Brasil compras acima de 100 Dólares.

Site: http://www.3000toys.com/

Mercado livre: No mercado livre você pode encontrar muitas miniaturas, mais eu aviso que os preços comparado a comprar la fora e esperar chegar não podem compensar dependendo do produto.

Concessionarias da Scania: Nas concessionarias da scania e possível comprar miniaturas da scania, você faz o pedido e se não tiver na hora você pode pegar entre 1 ou 2 dias na própria concessionaria.

OBS: Caso você seja da região de Belo Horizonte MG você pode ir até a Itaipu Scania.

Site da Itaipu: http://www.itaipumg.com.br/

Site para ver outras concessionarias da Scania: http://www.scania.com.br/rede-de-concessionarias/

Super Truck: A Super Truck e uma loja com anos no mercado já, e se você ler revista de caminhão ja deve ter visto alguma publicidade dela.

Site: http://www.supertruckonline.com.br/

Kits de Plastimodelismo.

 Os kits são mais difícil, e podem ser encontrados mais no mercado livre, ebay, amazon, ou lojas especializadas em plastimodelismo, no entanto kits de caminhão são mais complicados, então para saber mais detalhes sugiro que estudem alguns kits nesse fórum.

Forum: http://www.aviationdream.net/forum2/index.php?

Resina:

 As miniaturas em resina são mais difícil de se encontrar, mais existem bons artista na área de miniaturas em resina. Um site bacana e do Andre Artes.

site: http://www.andreartes.com.br/

Madeira:

 Para miniaturas em madeira conhecemos vários, mais vamos postar apenas 3.

Ronaldo Costa

Perfil do Facebook:  http://www.facebook.com/ronaldo.pereiracosta.7

Heber:

Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/heber.silva.378

Weslei Silva:

Perfil do facebook: http://www.facebook.com/weslei.silva.52

 Bom vimos já como são classificadas, detalhes, scala, vamos agora conhecer as marcas. Sem duvida a marca faz uma diferença na miniatura, pois há marcas boas e ruim.

Miniaturas em diecast:

1:50

Tekno: http://www.tekno.nl/

Wsi: http://www.wsi-models.com/

Nzg: http://www.nzg.de/

Considerações.

 A Tekno é uma boa marca e tem qualidade, e é fácil de achar.

Wsi  é um ícone em miniaturas de caminhão, o bacana das Wsi e a qualidade de detalhes que não deixa a desejar, porém essa qualidade tem um preço, que as vezes e alto.

Nzg: É uma excelente marca para quem gosta de miniaturas de equipamentos de construção e modelos antigos de caminhão.

 Plastimodelismo:

 As miniaturas em plastimodelismo tem basicamente duas marcas conhecidas.

Revell: http://www.revell.com/

Italeri: http://www.italeri.com/

 Tanto a Revell e a Italei são em 1:24. Os kits são antigos, então e mais fácil você encontrar eles no mercado livre ou no fórum de plastimodelismo que está acima nessa postagem.

Resina e Madeira:

Nesses dois casos fica a gosto e bolso de quem quiser adquirir um, então deixamos para você fazer essa escolha.

 Bom galera, isso e tudo que podemos falar, e claro que existem muito mais, mas o básico vocês já sabem, então boa coleção para vocês.








Tecnologia do Blogger.