Header Ads

Main

Modelando a perfeição.




  Ivan Gouveia tem um dom possuído por poucos, o talento e o temperamento para criar miniatura precisa em escala que é tão detalhada nas fotos que poderia fazer pensar que se trata do objeto real.

 O técnico de notebooks brasileiro constrói miniaturas em seu tempo de folga, e no ano passado mudou seu foco para os caminhões Scania, os quais são extremamente populares nas estradas de sua terra natal.




 A miniatura mostrada é seu primeiro Scania,um L 111 (versão brasileira), entretanto um L 36 ou L 50 será o próximo, para juntar às muitas outras construções suas na jornada para documentar os últimos 70 anos dos caminhões vistos nas estradas do Brasil

Interior e outros detalhes, como alça da porta.


 Ivan teve como empecilho a falta de documentação com as dimensões dos caminhões reais, então criou suas obras de arte usando apenas imagens extraídas das internet, o que faz ficar muito mais complicada a replicação das curvas dos painéis da cabine.

Os ângulos e as curvas enganam, especialmente quando vistos só nas fotos, " Ivan diz.




“Esculpi os moldes em aço usando a escala 1:25. Planejo completar cerca de 36 miniaturas de Scania,compreendendo L 36, L 55, LS 64, L 75,LS85, L 111 cabine curta e cabine leito, e oLK 140 "cara chata".

Chassis do Scania 111. Detalhes incríveis.


 O foco de Ivan na Scania vem de seus fans e clientes, que têm encomendado tantas miniaturas que ele praticamente não pode fazer nenhuma para si mesmo.

 “As pessoas dizem: ‘Venda-me. Você pode fazer outra para si quando quiser.’ Mas eu quero manter um exemplar de cada modelo que faço. Particularmente, depois de ter feito tanta pesquisa, tornei-me apegado a estes caminhões, especialmente os clássicos.

 “Não faço protótipos de argila, mas uso massa plástica, às vezes um molde pode levar um mês para ficar pronto, mas a qualidade é muito boa, chega (nesse caso) a ser superior a (algumas) peças produzidas em massa.

 Ivan diz que para alguns interiores, dos quais não dispõe da pronta disponibilidade de material de referência, ele atém-se à experiência e um pouco de imaginação.

 No modelo brasileiro L 111 apresentado, levemente diferente do modelo europeu mais familiar, a janela (vidro) do canto traseiro é maior, mas fora isso o detalhamento é espetacular.


Site do Ivan: Oficina Aberta

Via Scania Experience ( Revista Da Scania na Austrália que equivale a nossa Rei Da Estrada.) 


Tecnologia do Blogger.