Um caminhão sem igual



 Volvo traz ao Brasil o FH16 750, o mais potente do planeta e há pouco lançado na Europa. Único no seu segmento, tem ainda design inovador e a mais alta tecnologia embarcada.
Com 750 cavalos de força, o FH16, o caminhão mais potente do mundo, chegou ao Brasil. Imponentes e exclusivos, lançados há poucos meses na Europa, os top de linha da Volvo já rodam pelas estradas brasileiras.

 “Trouxemos da Europa o mais avançado caminhão no segmento para atender uma demanda crescente do mercado brasileiro de transportes”, afirma Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. A versão do FH16 750 traciona 200 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). É indicada para operações que exi-gem grande performance do veículo, com destaque para o transporte de cargas indivisíveis.

 “É um caminhão excepcional, com enorme potência e torque, para atender os transportadores que precisam de um veículo com enorme capacidade de carga”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo. O FH16 750 chega ao Brasil num momento de economia em expansão e necessidade cada vez maior de veículos com grande força e torque, extrema durabilidade e produtividade.



 O caminhão, na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros. Os 750 cv de potência alcançam um torque de 3.550 Nm. “Uma configuração invejável. Atende com folga as rigorosas exigências dos transportadores”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

 O motor de 750 cv entrega 2.800 Nm de torque já a 900 rpm. Quanto mais potência à disposição a baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3.550 Nm a 1.050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1.400 rpm. “Permite manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes. É garantia de maior produtividade do transporte”, diz o gerente.
 “Grande potência, alta tecnologia e um design inovador. Nos atrevemos a dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador. Ele é único”, destaca Bernardo Fedalto.
 A cabine do FH16 750 traz o novo design da nova linha FH lançada recentemente na Europa.


 São detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados com couro e teto solar são alguns dos itens de série. Outros detalhes conferem ainda mais exclusividade ao caminhão, como novo painel, câmera de ré, geladeira e faróis de xenônio, por exemplo.
“Com o Volvo FH16 750, oferecemos um caminhão com o máximo em desempenho e também eficiência em combustível”, complementa Alexander Boni, gerente comercial de caminhões FH/FM. O motor é otimizado, sinônimo de alta potência e torque. A consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift é de série. O caminhão está equipado também com a direção elétrica VDS (Volvo DynamicSteering), servoassistida hidraulicamente. É a mais avançada tecnologia de direção em transporte comercial. Com ela, dirigir o pesado FH16 750 é uma tarefa muito mais fácil.

Quem já tem
 Assim como carros e barcos, caminhões top de linha também são sinônimo de status e contribuem de maneira positiva para transmitir e consolidar uma boa imagem das empresas que os operam. O FH16 750 já se transformou no mais cobiçado por empresas do Brasil. Confira quem adquiriu os exclusivos caminhões até fevereiro de 2014, data de fechamento da revista:


Expresso Flecha de Prata Ltda., Piracicaba (SP)
Gislon Transportes, Gaspar (SC)
Grupo Santin, Américo Brasiliense (SP)
Open Cargo, Canoas (RS)
Transdata Transportes, São Paulo (SP)
Transportes Pesados Itajaí, Itajaí (SC)
Transportes Pesados Minas, Betim (MG)

Porte e imponência

Itens de série que fazem o FH16 750 especial e único:
- Motor de 16 litros e 750 cv, o mais potente do mundo
- Cabine com design da nova linha FH europeia
- Novo painel.Câmera auxiliar de ré/manobras
- Teto solar (skywindow)
- Freios EBS
- Freios VEB + Retarder, que alcançam 1.180 cv de potência
- Faróis de xenônio
- Suspensão de traseira eletrônica ECS
- Geladeira
- Lanternas traseiras de LED
- Cor exclusiva perolizada­­ (preto FH16, mysticfjordpearl)

Via Volvo
Postagem Anterior Próxima Postagem