Header Ads

Main

A Metso continuará sua transformação adotando uma nova estratégia focada no crescimento de seus negócios com maior margem de lucro

Unidade Metso em Sorocaba São Paulo. 


 A Metso Corporation definiu uma nova estratégia e um novo modelo operacional projetados para impulsionar o crescimento dos core business da empresa e fortalecer seu desempenho financeiro e criação de valor. Isso também ajudará a Metso a continuar sua transformação numa indústria focada em produtos e serviços com crescimento estrutural atraente e oportunidades de margens elevadas em todo o seu portfólio de serviços, produtos e entregas de sistemas.

 De acordo com a nova estratégia, as principais indústrias clientes da Metso serão mineração, petróleo & gás e agregados. O objetivo da Metso é fortalecer sua posição como líder no fornecimento de tecnologia e serviços completos na área de processamento de minerais, e se tornar líder em controle de fluxo nas indústrias de petróleo & gás e mineração.

 Como parte de sua nova estratégia, a Metso estudará alternativas estratégicas, incluindo a redução de ativos em seus negócios atuais na área de Sistemas de Automação de Processos, que atende principalmente as indústrias de polpa, papel e energia.

 A nova estratégia e modelo operacional da Metso sustentarão sua transformação em uma empresa focada em negócios que são, em grande parte, impulsionados pelas atividades de produção de seus clientes. O objetivo da Metso é um modelo de negócio no qual mais de 50% das atividades seja constituída por serviços, com produtos representando uma proporção considerável das vendas líquidas, e entregas de sistemas concentrados em tecnologia proprietária que apoiem seus negócios futuros no setor de serviços. Esse tipo de portfólio criará a oportunidade para obtermos rentabilidade positiva de longo prazo e capacidade de resistência à natureza cíclica típica das indústrias clientes da Metso.

Maior nível de ambição

 O maior nível de ambição da Metso também se reflete nas novas metas financeiras da empresa:

- crescimento das vendas líquidas superior ao do mercado
- margem EBITA (antes de itens não recorrentes) superior a 15% nos próximos três anos,
- retorno sobre o capital empregado (ROCE) antes de impostos de pelo menos 30%

 O crescimento da Metso no curto prazo será impulsionado por oportunidades em serviços, controle de fluxo e agregados, que juntos representam cerca de 80% das vendas líquidas totais da empresa. Está previsto também o crescimento a longo prazo na área de equipamentos de mineração.

 O crescimento de serviços será alcançado através de novos produtos, tanto peças de reposição e desgaste como serviços de desempenho. A Metso também continuará a expandir sua oferta e a desenvolver uma presença cada vez mais forte junto a seus clientes.

 No controle de fluxo, as melhores oportunidades são vistas na expansão contínua do mercado potencial de petróleo & gás e também no controle de fluxo de mineração. A oferta atual de válvulas e bombas da Metso confere uma boa posição para que os dois mercados cresçam.
 Em agregados, a empresa continuará a alavancar sua forte posição no mercado global e o crescimento contínuo impulsionado por uma variedade de megatendências. As iniciativas priorizarão o desenvolvimento da área operacional, melhorando a rentabilidade, além de desenvolver nossa oferta para o mercado de médio porte e distribuição global.

 O negócio de capitais de mineração enfrenta uma demanda menor no curto prazo; já suas perspectivas de médio e longo prazo são apoiadas por megatendências que estão definidas para aumentar a demanda por tecnologias mais eficientes e processos de know-how. Aqui, o foco de curto prazo da Metso será aumentar ainda mais a competitividade de suas ofertas e desenvolver um modelo operacional que garanta maior eficiência operacional e de capital. O trabalho de desenvolvimento de soluções inteligentes, que visam melhorar a eficiência dos processos dos clientes em áreas selecionadas de oferta de processamento de minerais, também será acelerado.

 A Metso continuará a desenvolver modelos operacionais mais enxutos com foco ainda maior no cliente, a obter economias de custos, a melhorar o seu modelo de negócio através do crescimento dos negócios de produtos e serviços com maior margem de lucro, e a melhorar sua eficiência de capital em todos os sentidos. Além disso, a excelência operacional será impulsionada pelo desenvolvimento de plataformas, processos e abordagens operacionais globais, comuns para as funções de vendas e suporte.

 A política da Metso de pagar pelo menos 50% dos lucros anuais por ação como dividendos permanecerá inalterada. A Metso também terá como objetivo manter uma estrutura de balanço que apoie a sua classificação atual de crédito para grau de investimento.

Modelo operacional

 Para garantir a execução eficiente da nova estratégia, a Metso atualizará o seu modelo operacional para incluir três áreas de negócios:

- Serviços: fornecendo, principalmente aos clientes de mineração, um escopo completo de serviços, englobando desde peças de reposição e desgaste até serviços de desempenho de alto valor agregado
- Controle de fluxo: responsável pelo desenvolvimento e crescimento da oferta de válvulas, principalmente para clientes de petróleo & gás, e também de bombas para clientes de mineração através da busca de novas oportunidades nesses mercados
- Mineração: responsável pelo fornecimento de soluções de processamento de minerais para clientes de mineração e produtos de britagem e peneiramento para clientes de agregados, além de entregas de sistemas

 O novo modelo operacional permitirá uma clara melhoria no foco da gestão de cada negócio, cada um com oportunidades e desafios distintos, além de diferentes modelos de negócio. A Metso também poderá reagir mais rapidamente à demanda do mercado e executar seus planos de forma mais eficaz, assegurando, em última análise, um crescimento rentável.

 A Metso informará seu desempenho financeiro externamente em dois segmentos: Mineração e Controle de Fluxo.

Equipe Executiva
 
 O novo modelo de operação e organização entrará em vigor a partir de 01 de outubro de 2014; após essa data, a Equipe Executiva da Metso será composta por Matti Kähkönen, Presidente e CEO; Harri Nikunen, Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro, Adjunto do CEO; João Ney Colagrossi, Presidente, Mineração; Juha Silvennoinen, Presidente, Serviços; Perttu Louhiluoto, Presidente, Controle de Fluxo; Merja Kamppari, Vice-Presidente Sênior, RH; e Simo Sääskilahti, Vice-Presidente Sênior, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

 Presidente e CEO Matti Kähkönen:

 "Nossa nova estratégia, juntamente com nosso novo modelo operacional, marcam o início de uma nova era para a Metso. Basicamente, seguiremos em frente com a nossa transformação numa empresa focada, com negócios que ofereçam potencial de crescimento com margens mais altas. Isso se traduzirá em maior rentabilidade e melhores retornos – e, em última análise, em maior valor para nossos acionistas. Nossos clientes também se beneficiarão de uma relação mais estreita com a Metso e também do melhor acesso ao nosso escopo completo de serviços, capacidade de entrega, processo líder de mercado e know-how aplicado. Além disso, eles poderão contar com a Metso para tecnologias de ponta confiáveis e oferta competitiva - todas entregues por profissionais da indústria altamente competentes e comprometidos em todo o mundo a cada dia".

Via Metso. 
Tecnologia do Blogger.