Header Ads

Main

Equipo Mining apresenta tecnologias focadas na redução de custo








 Palestras destacaram cases de tecnologias em equipamentos e serviços que visam redução de custos e aumento da produtividade na mineração; Equipo Mining vai até amanhã, no Mega Space, em Santa Luzia, na RMBH, de 13 às 21 horas

 A Equipo Mining 2014, única feira de demonstração ao vivo de mineração e processamento mineral da América Latina, termina nesta sexta-feira (08/08), no Mega Space, em Santa Luzia, na RMBH. Dentre os destaques da programação estão a exibição de máquinas utilizadas na indústria da mineração, além de tecnologias e sistemas desenvolvidos sob medida para aprimorar a performance. A entrada é gratuita e o público ainda participa de test drive em várias maquinas utilizadas na indústria da mineração.

O 3º dia do evento teve como destaque o Ciclo de Palestras “Tecnologia de Equipamentos de Lavra e Processos – Cases de sucesso”. A Vale apresentou um sistema robotizado lavador de caminhões que garantiu à mineradora redução de 50% do consumo de água. Segundo o engenheiro Emerson Balbino, além de reduzir os riscos de acidentes, o sistema possibilita redução de custo e tempo no processo. “Também aumentamos a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e ainda reduzimos o impacto ambiental”, comemora o engenheiro da Vale.

 O sistema robotizado é composto por dois robôs industriais que se deslocam linearmente sobre trilhos de forma a alcançar todas as partes do caminhão. O boxe de lavagem conta com cancelas flexíveis e sensores que auxiliam no posicionamento correto do equipamento.

 A Samarco Mineração apresentou um case para redução de custos com lubrificantes. “Mudamos a regulagem das unidades de lubrificação, além de uma revisão estratégica de análise de óleo, instruções de trabalho e treinamento da equipe. Foram seis meses de mudança, evidenciando um trabalho de todos os gestores da empresa”, destacou o engenheiro mecânico Rodrigo Werneck Athouguia.

 Tecnologias para uso nas pedreiras – As novas tecnologias para uso nas pedreiras e extração de calcário para cimento é o tema do Ciclo de Palestras do último dia do evento, nesta sexta-feira (08/08). Entre os destaques estão as palestras“Sistema de produção de areia artificial a úmido com tratamento de água”, com o Gerente de Aplicações da Simplex, Vinicius Vilela, às 14 horas; a apresentação do case “Reativação da mina Placa e Otimização de processos geram economia de R$ 8,2 milhões em 2013, no processo de fabricação de Cimento Portland”, com o gerente de mineração da Votorantim Cimentos, Juliano Kuster Anjos, às 14h15; “Inovação na Vale”, com a gerente de Tecnologia e Inovação da Vale, Cláudia Villa Diniz, às 15h40, entre outras palestras.

 Túnel do Conhecimento - A mineradora Vale também participa do evento com um espaço interativo, no qual o público poderá conhecer suas atividades e ações socioambientais. A Experiência Vale consiste em um estande multissensorial no qual os visitantes poderão conhecer os trabalhos sustentáveis da mineradora, como o cultivo de plantas nativas e preservação de área verde.

 A Equipo Mining reúne mais de 12 mil participantes, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos. A realização da feira é das revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro, com patrocínio da Vale; a perspectiva de negócios é da ordem de R$ 400 milhões.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.equipomining.com.br.
Tecnologia do Blogger.