Header Ads

Main

Equipo Mining exibe as maiores máquinas de mineração do planeta





 Dentre os destaques da feira estão o test drive de máquinas, o Túnel do Conhecimento da Vale e o Ciclo de Palestras com foco nos investimentos em novos projetos e expansões das 200 maiores minas brasileiras

 Começou nesta terça-feira, a 12ª edição da Equipo Mining, no Mega Space, em Santa Luzia, RMBH, com a presença de lideranças do setor de mineração, metalurgia, siderurgia e construção. As maiores máquinas utilizadas na indústria da mineração podem ser conferidas em plena operação e o visitante ainda pode participar de um test drive. Nesta quarta-feira (06/08), o público confere o Ciclo de Palestras com destaque para o Painel “Investimentos em novos projetos e expansões das 200 maiores minas brasileiras”, a partir das 14 horas. A Equipo Mining reúne mais de 12 mil participantes, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos. A realização da feira é das revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro, com patrocínio da Vale; a perspectiva de negócios é da ordem de R$ 400 milhões.

 Palestras desta quarta-feira - Dentre os destaques das palestras estão: “Investimentos da Vale em Minas Gerais”, com o gerente técnico de Tecnologia Ferrosos da Vale, Charles Valadão (14h10); “Projetos e Expansões”, com o diretor de Operações de Mina da Jaguar Mining, Francisco Otávio Xavier (14h50); “Mineração de diamantes no Brasil e investimentos” (15h30), com Robledo Delatorre Ribeiro, vice-president, administration and finance da Mineração Duas Barras; “Projeto S11D – Aspectos tecnológicos e atual status do empreendimento”, às 15h50, com Maurício Leite, líder sênior do Projeto S11D da Vale; e “Panorama atual da Mineração Brasileira” (16h10), com Paulo Ribeiro de Santana, do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

 Test drive para o público – Os visitantes têm a oportunidade de participar de um test drive em algumas máquinas. É essencial possuir carteira de habilitação e o visitante é acompanhado de um instrutor. Dentre as máquinas utilizadas no setor de mineração, estão alguns destaques como o Actros 4844K, da Mercedes-Benz do Brasil, maior caminhão do país; o trator 850J da John Deere, distribuído pela Inova Máquinas, compacto, mas poderoso e com alta tecnologia; o “comedor de pedras” 1000 Maxtrak da Powerscreen, distribuído pela Simplex e a maior pá carregadeira do Brasil, a LW1200k, da XCMG Brasil, um gigante de 40 toneladas, 11,3 metros de comprimento, 4,3 metros de altura, e capacidade de carga de 12 toneladas.

 Túnel do Conhecimento - A mineradora Vale também participa do evento com um espaço interativo, no qual o público poderá conhecer suas atividades e ações socioambientais. A Experiência Vale consiste em um estande multissensorial no qual os visitantes poderão conhecer os trabalhos sustentáveis da mineradora, como o cultivo de plantas nativas e preservação de área verde.

 Solenidade de Abertura - De acordo com Joseph Young, diretor da Revista Minérios & Minerales e organizador da Equipo Mining 2014, o arrefecimento da economia chinesa e a estagnação do PIB mundial nos últimos anos não devem oferecer obstáculos para os investimentos destinados ao setor mineral. "Desde a crise financeira global, entre 2008 e 2009, empresários - em busca de inovação e soluções para as empresas - têm ocupado espaço permanentemente, onde há uma busca incessante da produtividade e menores custos dos equipamentos e novas tecnologias que a feira dispõe”, destaca.

 Segundo o IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, sinais de retomada do crescimento na China e a demanda interna por obras de infraestrutura contribuem para o aumento das expectativas para o setor, que deve receber até US$ 53,6 bilhões nos próximos cinco anos.

Deste total, quase metade (41,8%) deve ser investido apenas em Minas Gerais.

 Para o Presidente do IBRAM, do Sindiextra e vice-presidente da Fiemg, José Fernando Coura, apesar de o cenário atual ser de incertezas econômicas com queda de preço das commodities e ajustes de projetos, o momento é propício para as empresas promoverem suas ações. "A Equipo Mining é importantíssima no ponto de vista de novidades em maquinários, pois estimula e promove negócios entre profissionais da rica cadeia produtiva da mineração", acrescenta.

 Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.equipomining.com.br.

Tecnologia do Blogger.