Header Ads

Main

Estudantes vivenciam setor minerário na Equipo Mining 2014





 A 12ª edição da Equipo Mining, também é escola. Único evento de demonstração ao vivo de mineração, processamento mineral e manutenção industrial da América Latina, aposta na disseminação do conhecimento para estudantes de cursos técnicos e universitários. A feira, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, no Mega Space, em Santa Luzia (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresenta as últimas tecnologias em maquinário para mineração, processos e engenharia ambiental.

 Centenas de estudantes de escolas técnicas e universitários visitaram a feira em seu primeiro dia. Uma oportunidade única para sair da teoria e vivenciar um pouco o que irão encarar no mercado de trabalho. A feira também possibilita o networking com profissionais das maiores empresas do setor minerário.

 O estudante de mineração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas, Victor Salomão, comemora a oportunidade de ver na prática o que aprendem nos cursos. “O nosso curso é muito teórico, ainda mais porque o campus é novo e ainda não tem os laboratórios. Então a feira é uma oportunidade para vermos as máquinas que vamos trabalhar”, explica.

 Já Ana Lúcia, estudante de mecânica industrial no Cefet Campus Itabirito, destaca sua paixão pelo setor. “Meu pai é formado em mineração, então adoro o setor, as máquinas, desde pequena, mas nunca tinha tido oportunidade de vê-las de perto”, conta. Mas Ana também aproveitou para buscar vagas de emprego. “Tem também o contato com o mercado de trabalho, com as empresas. Pude ver que existe demanda de trabalho na minha área, então estou cadastrando meu currículo e fazendo networking”, conta.

 Também é um bom negócio para as empresas. O analista de Recursos Humanos da Yamana Gold, Elias Santos, teve uma experiência muito positiva. “Tanto a presença de estudantes como dos demais stakeholders da mineração, juntos num só lugar, é muito benéfico para nós. Mostramos aos estudantes um pouco das oportunidades e demandas do mercado minerário. Também trabalhamos em parceria com várias universidades que têm cursos no setor”, conclui

 A Equipo Mining reúne mais de 12 mil profissionais, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos dos setores de mineração, metalurgia e construção e a expectativa é que gere mais de R$ 400 milhões em negócios. A entrada é franca e apenas estudantes com idade a partir de 16 anos podem visitar a feira. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável.

 O evento é uma realização das revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro. O evento tem ainda patrocínio da Vale, apoio oficial do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e de Metais Básicos (Sinferbase) e Conexpo Latin America e apoio institucional do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção (Apepac), Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras) e Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.equipomining.com.br
Tecnologia do Blogger.