Header Ads

Main

Vale fala de investimentos em Minas Gerais na Equipo Mining





 Feira, que vai até sexta-feira, no Mega Space, em Santa Luzia, apresenta ainda as maiores máquinas do mundo utilizadas na mineração, com direito a test drive em alguns equipamentos

 As maiores máquinas utilizadas na indústria da mineração estão entre os destaques da Equipo Mining 2014, única feira de demonstração ao vivo de mineração e processamento mineral da América Latina. O 2º dia do evento, que vai até sexta, no Mega Space, em Santa Luzia, na RMBH, foi marcado também pelo Ciclo de Palestras “Investimentos em novos projetos e expansões das 200 Maiores Minas Brasileiras. “A expectativa de crescimento do consumo de aço, até 2017, é de 33%. Observamos que há um espaço ainda muito grande a ser explorado na China, maior país produtor de automóveis do mundo. Entretanto, o percentual de carros ainda é muito baixo”, disse Charles Valadão, gerente técnico de Tecnologia de Ferrosos da Vale.

 Segundo Valadão, que apresentou nesta quarta-feira a palestra “Investimentos da Vale em Minas Gerais”, a mineradora prevê investimentos para os próximos anos, já que o consumo de minério da China se manterá em constante crescimento. As maiores reservas de minério estão situadas no Brasil e na Austrália, que produziram cerca de 81% do volume transoceânico, em 2013. Ao todo, foram produzidas cerca de 65 bilhões de toneladas. O Brasil apresenta como principal desvantagem competitiva a distância em relação à China.

 Ele destacou ainda que uma das estratégias da Vale para amenizar esse entrave são investimentos em navios com capacidade de 400 mil toneladas para distribuição de minério de ferro. “Minas Gerais e Pará contribuem com mais de 95% da produção de minério no Brasil. A Vale opera em quatro sistemas, compostos por minas, usinas, ferrovias e portos. São 24 minas de minério de ferro, onde foram produzidos 306 milhões de toneladas em 2013”, destaca.

 Investimentos - Entre 2000 e 2012, o aumento da capacidade produtiva se deu através da aquisição de mineradoras no Quadrilátero Ferrífero. Para o futuro, Valadão prevê crescimento fortemente apoiado na Região Norte (Pará). “Entre 2014 a 2018, a Vale projeta um crescimento de 9% na sua produção de minério de ferro. Para este ano, já estão aprovados U$ 989 milhões em projetos em itabiritos”, anuncia.

 Palestras desta quinta-feira – O Painel de Palestras desta quinta-feira (07/08) destaca o tema “Tecnologia de Equipamentos de Lavra e Processos – Cases de sucesso”. Dentre as palestras de destaque estão: “Lavador robotizado de caminhões e equipamentos de mineração”, às 14h10, com Emerson Balbino, da Vale; “Redução no custo da produção e aumento de durabilidade de telas utilizando o novo conceito Pro-Deck”, às 14h30, com o gerente de vendas da Haver & Boecker Latinoamericana, Dario Abelho; “Geometalurgia - Integrando Mina e Beneficiamento para aumento de Produtividade”, às 14h45, com a participação da Votorantim Metais; e o projeto Biodiesel da Vale também é tema de palestra, às 17h50.

 Máquinas de ponta - Mover toneladas de terra, moer rochas e envergar vigas de aço é tarefa para super heróis, certo? Nada disso. A engenhosidade humana cria máquinas cada vez maiores e poderosas para as tarefas mais pesadas nas indústrias de mineração, de metalurgia e da construção civil. As maiores máquinas do planeta utilizadas nesses setores podem ser vistas em plena operação na Equipo Mining. Além disso, o visitante ainda participa de test drive em alguns desses equipamentos. É essencial possuir carteira de habilitação e o visitante é acompanhado de um instrutor. Dentre as máquinas utilizadas no setor de mineração, estão alguns destaques como o Actros 4844K, da Mercedes-Benz do Brasil, um dos maiores caminhões do país; o trator 850J da John Deere, distribuído pela Inova Máquinas, compacto, mas poderoso e com alta tecnologia; o “comedor de pedras” 1000 Maxtrak da Powerscreen, distribuído pela Simplex e a maior pá carregadeira do Brasil, a LW1200k, da XCMG Brasil, um gigante de 40 toneladas, 11,3 metros de comprimento, 4,3 metros de altura, e capacidade de carga de 12 toneladas.

 Túnel do Conhecimento - A mineradora Vale também participa do evento com um espaço interativo, no qual o público poderá conhecer suas atividades e ações socioambientais. A Experiência Vale consiste em um estande multissensorial no qual os visitantes poderão conhecer os trabalhos sustentáveis da mineradora, como o cultivo de plantas nativas e preservação de área verde.

 A Equipo Mining reúne mais de 12 mil participantes, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos. A realização da feira é das revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro, com patrocínio da Vale; a perspectiva de negócios é da ordem de R$ 400 milhões.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.equipomining.com.br.
Tecnologia do Blogger.