Header Ads

Main

Novidade: FOTON LANÇA CAMINHÃO DE 10 TONELADAS



Conforto ao motorista e ocupantes disponibilizando como itens de série, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acelerador manual e ajuste da posição do volante, que é revestido em couro.

Interior do modelo, destaque a caixa de machas ZF de Seis
velocidades.
 Robustez, baixos custos, durabilidade, desempenho, alto padrão de conforto e economia de combustível são alguns dos principais atributos que a Foton Caminhões oferece ao mercado brasileiro com o novo Foton 10-16 DT, veículo do segmento de leves que chega na versão de 10 toneladas, com capacidade para receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Possui entreeixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm. Com a medida de entreeixos de 3360 mm, o veículo atende a aplicação VUC (veículo urbano de carga) exigida na cidade de São Paulo e demais grandes metrópoles do Brasil para acessar zonas de restrições de circulação de veículos de carga.

 Desenvolvido em conjunto pelas equipes de engenharia do Brasil e da China para a criação de um caminhão especialmente destinado ao mercado brasileiro, a Foton Caminhões investiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto. O novo caminhão foi desenvolvido para ser um legítimo 10 toneladas e já está disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil.

 A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba, RS. “A robustez do novo Foton 10-16 DT e sua notável qualidade, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir diretamente com caminhões do segmento de 8 toneladas. Desta forma temos total certeza que atingiremos nosso objetivo em termos de volume de vendas e satisfação dos nossos clientes”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.

 Para o seu lançamento, foram feitos estudos comparativos de marketing de produto e de mercado em relação a seus principais concorrentes, que destacaram seu conteúdo e valorizaram seus diferenciais. “Iniciamos nossa participação no mercado brasileiro com os modelos de 3.5 toneladas, onde a nossa competitividade é enorme em termos de capacidade de carga, qualidade e número de itens de série oferecidos. Sabemos que na concorrência, esses itens, costumam ser opcionais. Somamos a isso o fator preço, que é o mais competitivo. Estes atributos tornaram-se uma receita e se repete no novo Foton 10-16 DT, que tem capacidade para cobrir todos os produtos existentes no mercado do segmento de 8 a 11 ton., atuando na faixa de preços do segmento de 8 toneladas. Além disso com uma série de itens que o tornam o mais completo do segmento”, completa Hamacek.

 “O novo modelo será o primeiro a ser produzido na fábrica da Foton em Guaíba, RS, pois já temos praticamente definidos e negociados os fornecedores locais que nos farão alcançar já no primeiro veículo produzido um índice de nacionalização superior a 65%”, afirma Hamacek.

 "Já iniciamos a comercialização desses veículos em nossas concessionárias no Brasil e considerando a aceitação inicial do produto, acreditamos que atingiremos expressivos volumes de vendas até o início da produção deste modelo no Brasil. Além do preço competitivo e vários itens de série, o veículo vem com dois anos de garantia. É algo que reforça a confiabilidade do nosso produto”, diz Hamacek. A garantia é sem limite de quilometragem e contempla todo o veículo.

Diferenciais técnicos

 Ciente das necessidades dos clientes e das características do segmento de leves, a Foton concebeu um caminhão ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, perfeito para entregas urbanas e intermunicipais. Usualmente são implementados com baús ou carrocerias de carga seca (abertas). Também podem receber outros implementos como tanques de água, coletor de resíduos, bebidas, gás, entre outros.

 A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv, torque de 600 Nm e elevada capacidade de carga com PBT de 9.500 kg, podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13.000 kg de PBT. Outro diferencial do modelo é sua conceituada caixa de transmissão ZF-6-S-500 de seis marchas, com over drive que faz com que o motor trabalhe em menor rotação, aumentando sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

 “Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas, e quando oferecem o de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com câmbio de seis marchas e overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões.

 O Foton 10-16DT é um veículo concebido para oferecer o máximo conforto aos seus ocupantes. Possui uma excelente harmonização no conteúdo da cabine e facilidade de basculamento, que ocorre por meio de alavancas de alta resistência, leves no seu acionamento, sendo este outro destaque na ergonomia do produto. Apresenta tanque de combustível com capacidade para 120 litros, suspensão reforçada e quadro do chassis diferenciado. “É um caminhão concebido rigorosamente para atender aos clientes que atuam neste segmento de leves, ou seja, que exigem alto desempenho, versatilidade de aplicação, confiabilidade mecânica e baixo consumo de combustível", afirma Sirolli.

Itens de série

Além de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do novo caminhão da marca. A lista inclui como itens de série: defletor aerodinâmico no teto, que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú; ar condicionado, vidros com acionamento elétrico; rádio com saída auxiliar, itens inexistentes ou opcionais nos produtos da concorrência; cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, afim de evitar abordagens externas indesejáveis e garantir maior segurança; generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes; coluna de direção ajustável em inclinação e altura, ergonomia perfeita aos diversos perfis de motoristas.

 Importante destacar o baixo peso próprio do veículo (tara) de 3.200 kg, um destaque entre os concorrentes, privilegiando a capacidade de carga; além disso, cilindro atuador da embreagem, que minimiza o esforço de acionamento e oferece conforto e comodidade ao motorista; e acelerador manual é outro item de série.

 Freios de serviço a ar dotado de ABS e de estacionamento com molas acumuladoras (spring brake), longarinas do chassis com modulo seccional de alta resistência garantindo a durabilidade do produto.

Via Foton
Tecnologia do Blogger.