Header Ads

Main

Um café com: Pastre, inovações para o transporte.



 A Pastre vem se tornando uma das principais empresas do setor de implementação, com pioneirismo a fabricante de implementos completa 40 anos com sucesso e em boa forma.

 Durante a equipo Mining 2014, a Pastre expôs os seus dois produtos, um deles foi a Live Botton, um implemento inédito no Brasil, no qual é um implemento que a carga e descarregada por meio de uma esteira. Flávio Pontes, coordenador de Marketing, deu uma entrevista para o Midia Truck Brasil, veja como foi.


Midia Truck Brasil:

Na Fenatran a Pastre apresentou 4 novidades, a Live Botton, o Multi Sider, e a caçamba trilateral. Quando olhamos a Pastre, notamos que na Fenatran ela que apresentou mais novidades, isso é um caminho de apostas ou é algo que a Pastre sempre teve na sua história?

Flávio Pontes:

 Isso faz parte da história da Pastre. A Pastre sempre se diferenciou por buscar inovações, hoje usamos até o Slogan “Inovações para o Transporte” o que não é da boca para fora, realmente a gente traz coisas diferente para o Brasil, mas realmente é uma aposta, temos algumas convecções, surgem novas necessidades no mercado e a Pastre vai buscar essas soluções, mas nem sempre a gente acerta, existem produtos que a gente lançou que não deu certo mas você só consegue se diferencia se você se arriscar, então a Pastre arrisca, é na Fenatran arriscamos muito com três implementos novos no mercado, mas não são novidades exclusivas no transporte de forma mundial, porque os três já existem fora do Brasil, mas no Brasil nós somos os primeiros a fabricar esses três implementos no Brasil. Os três foram apresentados como um conceito na Fenatran o que é normal e com o tempo você vai melhorando o produto juntamente com o cliente e sempre melhorando ele. Acreditamos e apostamos nesses três implementos, temos negociações grandes com eles, mas tudo é uma questão de tempo é o mercado esse ano não ajuda muito, mas a Pastre sempre vai estar acreditando e trazendo e apostando em novidades para o mercado.

Midia Truck Brasil:

 A Pastre fez a compra da implementadora Boreal, que fabricava furgões frigoríficos, hoje em dia, como está sendo administrada essa compra?

Flávio Pontes:

 Hoje que sobrou da Boreal foi a parte “fabril” ou seja a estrutura física, porque agente aboliu o nome Boreal e hoje é só Pastre é a gente parou com a linha frigorifica também. A linha frigorifica era algo que a gente não tinha no Hall de produtos da Pastre é a própria Boreal não tinha um nome forte no mercado, ela teve muitos problemas quando ela se chamava Bonano na década de 90, é isso marcou de uma maneira a empresa que até hoje tem gente que tem certo ressentimento dessa fase, é como é um produto que, bom, na época a gente era novo no mercado e não tínhamos no Hall e a margem dele é baixa e as grandes implementadoras do mercado tem domínio com esse produto, então a gente decidiu parar de fabricar esse implemento e hoje nós pegamos a fábrica que era da Boral  para continuar com o mesmo Mix da Pastre, foi como se a Pastre tivesse ganhando uma nova unidade, para produzir as novidades que apresentamos na Fenatran e os nossos demais produtos como a linha de basculantes onde estamos crescendo e aumentando a nossa linha de produção.

Midia Truck Brasil:

 Então a fábrica da Boreal e a segunda unidade da Pastre?

Flávio Pontes:

 Exatamente.

Midia Truck Brasil:

 Nessa unidade, e feito um implemento do zero ou só acabamento?

Flávio Pontes:

 Não, hoje ela não tem os setores que temos a unidade I ou na fábrica da Pastre, mas já está em fase de implementação, como por exemplo, nessa unidade II ou antiga Boreal não tem os setores de pintura, então lá faz um implemento do zero, faz a parte de chaparia, soldagem mas ela acaba tendo que voltar para a unidade I para dar o acabamento, mas isso está para mudar até o final deste ano. A ideia e que as duas unidades possam iniciar e finalizar o implemento. Depois vai ser decidido qual unidade vai fabricar os diversos implementos que a Pastre tem hoje.

 Midia Truck Brasil:

  A Pastre tem trazido muito implementos que são novidades no mercado brasileiro. Deste quando a Pastre faz isso?

Flávio Pontes:

Bom, primeira inovação que deve, foi o Bi Trem basculante, isso foi em 2000 para 2001, na verdade ele foi feito em 2000 e em 2001 foi apresentado na Fenatran daquele ano, esse realmente foi um produto inovador, porque na época só existia bi trem granadeiro ou carga seca, é a gente trouxe o basculante inspirado em produto de fora. Então em resumo o que mais marcou foi o bi trem.

Midia Truck Brasil:

  Tenho acompanhado vocês no Facebook e vejo fotos de implementos que são entregues aos clientes, vejo que vocês têm um volume de venda muito grande referente as pranchas, é uma das novidades da Pastre, que não esteve na frantran por falta de espaço foi o implemento para carregamento de Pá Eólicas, esses implementos estão tendo boa aceitação no mercado?

Flávio Pontes:

 Esses implementos são os que mais temos procura e demanda hoje. A linha de carrega tudo, deste os simples de dois eixos até o nosso primeiro seis eixo que estamos fazendo para a Transpes, com plataforma modular. Essa e a linha que mais temos pedidos em nossa fábrica já a linha de implemento para Pá Eólicas temos pedidos fechados até o final de 2014, mas já temos negócios para ser fechados e serem entregues em 2015 porque ele é um produto único e que está fazendo sucesso no Brasil é era uma necessidade do nosso mercado, e o grande diferencial e que ele é fabricado aqui no Brasil, já que os outros implementos desse porte são importados é quando chegam aqui no Brasil eles tem que passar por adaptação é nós já fizemos um implemento que está pronto para trabalhar em nosso mercado e nas estradas brasileiras.

Midia Truck Brasil:

 A live Botton, que para mim foi a melhor inovação apresentada pela Pastre na fenatran, como ela está? Ela tem negociações? Os clientes estão satisfeitos?

Flávio Pontes:

Negociações nós fizemos já na Fenatran, mas como é um implemento diferente, todo mundo quer experimentar, então a gente criou um programa de teste drive do produto, onde temos duas Live Botton em testes, uma no Nordeste e uma no Sudestes e depois uma vai vir para Minas Gerais, onde o cliente vai poder testar e ver o funcionamento do produto para ver se funciona e se adapta a suas necessidades, até agora a gente tem tido bastante sucesso, o pessoal tem gostado mas como sabemos, o mercado atual não tem ajudado, temos clientes que querer o produto, mas estão esperando um pouco para o mercado melhorar, conseguir credito via Finame, BNDES para estar concretizando as vendas, mas nós continuamos acreditamos no nosso produto, tanto e que estamos mostrando ele aqui na Equipo Mining e caso não vendemos ele aqui, ele ficaria como a pronta entrega para qualquer cliente que queira adquirir ele.  

Midia Truck Brasil:

  Para o futuro da Pastre, vai seguir essa linha de trazer novidades para o mercado brasileiro ou podem entrar em novos seguimentos dentro do mercado de implementos?

Flávio Pontes:

 A princípio vamos ficar com a nossa linha de implementação rodoviária, mas a gente pensa que a inovação tem que ter um proposito, um motivo que traga benefícios reais para o transportador, a gente trás e temos essa questão de levar o nome Inovações para o transporte, mas a gente não vai inventar algum implemento só para dizer que nós estamos inovando, a Pastre sempre está atenta ao mercado, ao o que está acontecendo, sempre uma inovação surge devido ao um problema, a pastre estuda esse problema e apresenta uma solução que as vezes é uma inovação. A gente vai seguir essa linha. Para a fentran de 2015 podemos trazer mais novidades se surgir, se não vamos apresentar a nossa linha que melhorias. 
Tecnologia do Blogger.