Header Ads

Main

Carro grelha é o destaque da Metso em Vitória





 Equipamentos para pelotização fazem parte do know how da fabricante, que trouxe especialistas internacionais para o evento

Para reforçar seu posicionamento no mercado de pelotização – onde é conhecida mundialmente pelos equipamentos e componentes para este setor – a Metso trouxe quatro especialistas internacionais no seminário que realizou em Vitória, no Espírito Santo. O estado sedia o maior parque de pelotização de minério de ferro do mundo, razão pela qual foi escolhido para o seminário. Com duração de seis horas, o encontro reuniu profissionais de empresas como Vale, Arcellor Mittal e Samarco, entre outras. Além das apresentações técnicas, a Metso montou um carro grelha especialmente para o encontro. Pouco conhecido fora do meio técnico, esse equipamento é usado para transportar as pelotas de minério de ferro ao longo do forno de pelotização, permitindo que elas sejam “queimadas” no processo. O produto final abastece o mercado siderúrgico e tem maior valor agregado do que o minério bruto.

 O seminário foi aberto por Luiz Carlos Estancione, vice-presidente de Operações da Metso no Brasil, que apresentou a companhia aos profissionais presentes. Na sequência, Keith Kinsella, gerente de Operações de Engenharia, detalhou os aspectos mecânicos do carro grelha, incluindo a etapa de soldagem e a correta montagem de componentes como rodas. O processo de manutenção dos equipamentos foi abordado por Dean Connor, gerente de Vendas baseado nos Estados Unidos, assim como o palestrante anterior. Connor chamou a atenção, principalmente, para o acompanhamento do alinhamento das máquinas. O fator é importante uma vez que os carros grelha formam um comboio que se movimenta ao longo do forno.

 A terceira palestra do dia teve como tema instrumentação e controle e foi apresentada pelo engenheiro Brian Morgan. O especialista destacou os recursos que a Metso detém para acompanhar a movimentação dos carros grelha, inclusive plataformas de software de controle. Já John Chase, gerente geral de Manuseio de Granéis, mostrou a estrutura mundial da empresa para fabricação e distribuição de peças do carro grelha. Entre os diferenciais da empresa, Chase destacou a base instalada em várias plantas de pelotização ao redor do mundo e a sinergia entre essa divisão de negócio e outras áreas de atuação da Metso no setor mineral.

 “Consideramos o evento bastante produtivo porque reuniu especialistas internacionais, um público altamente qualificado e cobriu praticamente todos os aspectos da utilização do carro grelha, da operação à automação, passando pelas boas práticas”, detalha PORTA VOZ. De acordo com ele (a), o índice de satisfação dos convidados foi superior a 90%. O dado tem como fonte a pesquisa pós-evento realizada com os participantes do seminário. A íntegra das palestras está disponível no site da Metso (http://bit.ly/Pelotizacao).

Via Metso.
Tecnologia do Blogger.