Header Ads

Main

Guia de Caminhões: tamanhos e suas capacidades




  Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o Midia Truck Brasil.

 O bom caminhoneiro – ou fã de caminhão – sabe que nem todos os veículos são iguais: cada qual possui especificidades que devem ser respeitadas visando o melhor desempenho do veículo e, principalmente, a segurança do motorista. Pensando nisso, a Ituran criou esse guia básico, com os principais tipos de caminhão e algumas especificações, confira.


 Veículo Urbano de Carga (VUC): é um caminhão de pequeno porte (capacidade 3 tonelada), perfeito para transitar em áreas urbanas. Para ser considerado um VUC, o veículo precisa respeitar as seguintes medidas: largura máxima de 2,2 metros e comprimento máximo de 6,3 metros.

 Toco ou caminhão semi-pesado: com capacidade de até 6 toneladas, o caminhão toco é marcado pelo eixo simples na carroceria (um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples). Seu peso bruto pode chegar a 16 toneladas e comprimento máximo é de 14 metros.
 Truck ou caminhão pesado: esse veículo possui eixo duplo na carroceria, o que proporciona maior capacidade de carga e melhor desempenho ao veículo. Assim como o toco, esse caminhão possui comprimento máximo de 14 metros, porém seu peso bruto pode chagar a 23 toneladas.


 As carretas são compostas por duas partes: o cavalo, que reúne cabine do motorista, o motor e as rodas de tração. E o semi-reboques, que são os diferentes tipos de módulos de carga.
Cavalo mecânico: cabine + motor + rodas de tração. Apenas um eixo simples.
Cavalo mecânico trucado ou LS: cavalo mecânico + eixo duplo traseiro.
Carreta dois eixos: cavalo mecânico + um semi-reboque, com dois eixos cada. Peso máximo de 33 toneladas, comprimento máximo de 18,15m.
Carreta três eixos: cavalo mecânico + semi-reboque, com três eixos. Peso máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15m.
Cavalo trucado: cavalo mecânico trucado + semi-reboque com três eixos. Peso máximo de 45 toneladas e comprimento máximo de 18,15m.
Bitrem ou treminhão: sete eixos, com peso máximo 57 toneladas.
 Rodotrem: dois semi-reboques compostos por nove eixos, que permite um peso máximo de 74 toneladas.

 Estando na cidade ou na estrada, o motorista precisa atentar para a segurança de seu veículo! Esse cuidado vai desde a manutenção até o investimento em equipamentos de segurança como os rastreadores para caminhões


Tecnologia do Blogger.